Pular para o conteúdo principal

VEM AÍ O 29º ENCONTRO SESI DE ARTES CÊNICAS


A 29ª edição Encontro SESI de Artes Cênicas (ESAC), que acontecerá de 20 de maio a 25 de junho em Uberaba e outras quatro cidades da região (Pirajuba, Nova Ponte e Conceição das Alagoas e Araxá) é marcado pela pluralidade de espetáculos na rua, palco, escolas e praças que abordam diferentes temas por meio de música, dança, artes cênicas, da magia do circo, do stand-up e contação de histórias. Além de atrações para o público, o festival promoverá oficinas culturais.  A ideia é envolver artistas, trabalhadores da cultura e o público em Encontros Plurais. Todos os espetáculos são gratuitos e voltados para o público infantil e adultoEm Uberaba estão previstas atrações no Centro Cultural Sesiminas e na Praça Pôr do Sol.  

Na dança, o destaque  é  o espetáculo “Tecidos da Pele”,  que celebra os 40 anos da Companhia de dança “Primeiro Ato”, de Belo Horizonte. O trabalho revisita a trajetória do grupo por meio da atuação de quatro importantes figurinistas _ Marco Paulo Rolla, Pablo Ramon, Ronaldo Fraga e Silma Dornas _ criadores de figurinos para obras marcantes da companhia. Suely Machado dirige a nova criação, alinhavando e dando sentido, nos corpos e movimentos presentes, a todas as histórias tecidas em peles de outrora.

O universo circense vai às ruas com “Circo de Doisdo” , da Companhia Pé de Cana, de São Paulo, que conta a história de Capivara e Fiofó, dois palhaços que tocam seu pequenino circo a bordo de uma Kombi. Entre acrobacias, malabarismos e palhaçadas, a confusão está formada e o riso é garantido. O espetáculo traz um resgate do lúdico e convida a todos a uma viagem por um universo onde a lógica do nosso cotidiano é subvertida por meio da imaginação. Muitos risos serão provocados também por  Victor Ahmar, destaque da comédia nacional, com o show “É Preciso Ahmar”.

Outro destaque é o espetáculo Balaio Popular do Grupo Grupontapé, da Companhia de Teatro de Uberlândia (MG) que entrelaça a pesquisa feita pelo grupo do universo da cultura popular e o trabalho do diretor Fernando Limoeiro, grande conhecedor do teatro de rua e da cultura popular. O espetáculo mostra as tradições populares e a religiosidade com enfoque no universo mineiro. A peça conta com quatro atores em cena, acontece dentro do círculo de balaios, que é o espaço cênico e resgata a arte de contar histórias, valorizando a cultura popular por meio das lendas, parlendas, brincadeiras, provérbios, jogos e cantigas populares que perduram de geração em geração. Esse espetáculo será encenado para escolas públicas da cidade.

A literatura entra em cena também com o espetáculo "Caim" baseado no último romance de José Saramago, único Prêmio Nobel de Literatura da Língua Portuguesa. Adaptado para o teatro pela dramaturga Teresa Frota, o monólogo é interpretado pelo ator Henri Pagnoncelli, em comemoração aos seus 50 anos de carreira, e dirigido por Jacyan Castilho. A peça integrou a Programação Oficial das Comemorações do Centenário de José Saramago que aconteceu de 16 de novembro de 2021 a 16 de novembro de 2022 tem o apoio institucional da Fundação José Saramago, de Lisboa, e foi o único espetáculo, com texto do escritor, a representar o Brasil.

Um dos maiores nomes da literatura brasileira, João Guimarães Rosa (1908-1967)  é tema do espetáculo "Pormenor ausência", que narra os últimos dias de vida do escritor. A peça é resultado de uma pesquisa feita pela autora Lívia Baião. O monólogo traz o ator Giuseppe Oristânio e tem direção de Ernesto Piccolo. O texto retrata o autor em uma fase de intensa atividade, conciliando a carreira de escritor com a de diplomata, embora já estivesse com a saúde fragilizada. O espetáculo revela toda a humanidade do escritor, com os pensamentos focados nos problemas de saúde, e dilemas existenciais, que envolvem a perspectiva da finitude e o desejo de ingressar na Academia Brasileira de Letras.

Promovido pelo SESI/FIEMG, com patrocínio da CBMM, Usina Santo Ângelo e Usina Uberaba, o Encontro SESI de Artes Cênicas é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

Siga o zebunarede também pelas redes sociais:

Facebook: zebunarede.com

Instagram: @zebunarede

Youtube: zebunarede

Twitter: @zebunarede


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONHEÇA BEN HEINE

Ben Heine. Foto: Reprodução internet Ben Heine  é um talentoso artista belga, que cria surpreendentes desenhos tridimensionais. Depois de finalizar o trabalho, Ben Heine tira fotos de si mesmo interagindo com sua obra e o resultado é surpreendente. Ele descreve a si mesmo como um artista visual multidisciplinar que é inspirado pelas pessoas e pela natureza.  Heine cresceu em Abidjan, Costa do Marfim, onde viveu por sete anos com seus pais e três irmãs antes de volta para Bruxelas em 1990. Ele é conhecido internacionalmente por seus trabalhos muito criativos projetos  “Pencil Vs Camera“  e "Circlism Digital" .   O primeiro, envolve a mistura de desenho e fotografia, a imaginação e a realidade, através da ilusão e do surrealismo. No segundo projeto, Heine geralmente faz retratos de celebridades / ícones culturais com ferramentas digitais usando círculos planos sobre um fundo preto. Cada círculo tem uma única cor e um único tom. Através do uso de softwares gráficos

CONHEÇA ALEX SENNA

Alex Senna é ilustrador e grafiteiro brasileiro que busca transportar suas emoções para arte de uma forma rebuscada e tocante. Sua paixão de infância pelos quadrinhos influencia suas obras a ponto de torná-las originais por meio de riscos simples e preto e branco. Seus trabalhos estão espalhados por diversas cidades pelo mundo como São Paulo, Londres, Paris e Barcelona . Formado em Comunicação Social, ele teve o primeiro contato com o graffiti em 2002. Desde 2006 ele produz o sua arte de diversas formas: telas, murais, objetos, gravuras. Suas principais influências são nomes consagrados como Maurício de Sousa, Ziraldo, Speto, Vitché, Will Eisner e Walt Disney . O elemento que mais aparece nas obras é o passarinho.  Confira um pouco do seu trabalho: Conheça mais sobre o trabalho desse grande artistas:  https://www.facebook.com/senna.alex/timeline