Pular para o conteúdo principal

VEM AÍ O 29º ENCONTRO SESI DE ARTES CÊNICAS


A 29ª edição Encontro SESI de Artes Cênicas (ESAC), que acontecerá de 20 de maio a 25 de junho em Uberaba e outras quatro cidades da região (Pirajuba, Nova Ponte e Conceição das Alagoas e Araxá) é marcado pela pluralidade de espetáculos na rua, palco, escolas e praças que abordam diferentes temas por meio de música, dança, artes cênicas, da magia do circo, do stand-up e contação de histórias. Além de atrações para o público, o festival promoverá oficinas culturais.  A ideia é envolver artistas, trabalhadores da cultura e o público em Encontros Plurais. Todos os espetáculos são gratuitos e voltados para o público infantil e adultoEm Uberaba estão previstas atrações no Centro Cultural Sesiminas e na Praça Pôr do Sol.  

Na dança, o destaque  é  o espetáculo “Tecidos da Pele”,  que celebra os 40 anos da Companhia de dança “Primeiro Ato”, de Belo Horizonte. O trabalho revisita a trajetória do grupo por meio da atuação de quatro importantes figurinistas _ Marco Paulo Rolla, Pablo Ramon, Ronaldo Fraga e Silma Dornas _ criadores de figurinos para obras marcantes da companhia. Suely Machado dirige a nova criação, alinhavando e dando sentido, nos corpos e movimentos presentes, a todas as histórias tecidas em peles de outrora.

O universo circense vai às ruas com “Circo de Doisdo” , da Companhia Pé de Cana, de São Paulo, que conta a história de Capivara e Fiofó, dois palhaços que tocam seu pequenino circo a bordo de uma Kombi. Entre acrobacias, malabarismos e palhaçadas, a confusão está formada e o riso é garantido. O espetáculo traz um resgate do lúdico e convida a todos a uma viagem por um universo onde a lógica do nosso cotidiano é subvertida por meio da imaginação. Muitos risos serão provocados também por  Victor Ahmar, destaque da comédia nacional, com o show “É Preciso Ahmar”.

Outro destaque é o espetáculo Balaio Popular do Grupo Grupontapé, da Companhia de Teatro de Uberlândia (MG) que entrelaça a pesquisa feita pelo grupo do universo da cultura popular e o trabalho do diretor Fernando Limoeiro, grande conhecedor do teatro de rua e da cultura popular. O espetáculo mostra as tradições populares e a religiosidade com enfoque no universo mineiro. A peça conta com quatro atores em cena, acontece dentro do círculo de balaios, que é o espaço cênico e resgata a arte de contar histórias, valorizando a cultura popular por meio das lendas, parlendas, brincadeiras, provérbios, jogos e cantigas populares que perduram de geração em geração. Esse espetáculo será encenado para escolas públicas da cidade.

A literatura entra em cena também com o espetáculo "Caim" baseado no último romance de José Saramago, único Prêmio Nobel de Literatura da Língua Portuguesa. Adaptado para o teatro pela dramaturga Teresa Frota, o monólogo é interpretado pelo ator Henri Pagnoncelli, em comemoração aos seus 50 anos de carreira, e dirigido por Jacyan Castilho. A peça integrou a Programação Oficial das Comemorações do Centenário de José Saramago que aconteceu de 16 de novembro de 2021 a 16 de novembro de 2022 tem o apoio institucional da Fundação José Saramago, de Lisboa, e foi o único espetáculo, com texto do escritor, a representar o Brasil.

Um dos maiores nomes da literatura brasileira, João Guimarães Rosa (1908-1967)  é tema do espetáculo "Pormenor ausência", que narra os últimos dias de vida do escritor. A peça é resultado de uma pesquisa feita pela autora Lívia Baião. O monólogo traz o ator Giuseppe Oristânio e tem direção de Ernesto Piccolo. O texto retrata o autor em uma fase de intensa atividade, conciliando a carreira de escritor com a de diplomata, embora já estivesse com a saúde fragilizada. O espetáculo revela toda a humanidade do escritor, com os pensamentos focados nos problemas de saúde, e dilemas existenciais, que envolvem a perspectiva da finitude e o desejo de ingressar na Academia Brasileira de Letras.

Promovido pelo SESI/FIEMG, com patrocínio da CBMM, Usina Santo Ângelo e Usina Uberaba, o Encontro SESI de Artes Cênicas é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

Siga o zebunarede também pelas redes sociais:

Facebook: zebunarede.com

Instagram: @zebunarede

Youtube: zebunarede

Twitter: @zebunarede


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ZEBUNAREDE ENTREVISTA - YSAAC & K.OLIVER

  Por: André Montandon Parceiros de longa data, Ysaac e K.Oliver seguem como eles mesmos dizem: "contrariando as estatísticas". Com muita luta, força, foco e fé, a dupla desenvolve o seu trabalho. E podemos dizer que já são referências em Uberaba e região. Além da carreira solo, eles participam de outros projetos ao lado de feras da cena local, com a Família BMX. Sempre em constante movimento, eles lançaram no mês de maio, o álbum que carrega em seu título o lema da dupla  "Contrariando as Estatísticas", produzido e gravado em São Paulo, conta com vídeo clipe em todas as faixas. Aproveitando o lançamento, batemos um papo com eles. Confira a seguir: - Para começar a nossa entrevista, gostaríamos de saber um pouco mais sobre o processo de produção/gravação do novo álbum? Ysaac/K.Oliver -  Salve família. Máximo Respeito. O processo de produção e gravação do nosso álbum ele veio com muita luta e muita história porque algumas músicas deste álbum duas ou três músicas eu

BATE-PAPO COM JOÃO CARLOS NOGUEIRA

Por: André Montandon João Carlos Paranhos Nogueira  é um dos grandes nomes do esporte uberabense. Seu currículo é inspirador, abrange prêmios de destaque do ano, participações e títulos em importantes competições do país. Fera na natação, no triatlo e na maratona aquática, João começou a praticar esporte bem cedo, aos seis anos de idade.  Nas piscinas, são vários pódios, destaque para os títulos no Circuito Brasil e Circuito Paraolímpico. Em 2011, iniciou no Paratriathlon, também conseguindo bons resultados, como a Copa Brasil de 2018. Em 2014, começou na maratona aquática, com diversos títulos na categoria PCD  e sempre estando entre os melhores também contra nadadores sem deficiência, na categoria master. Medalhas em eventos importantes como no Desafio Aquaman, no Circuito de Maratona Aquática do Estado de São Paulo, na Travessia dos Fortes e o Circuito Rei e Rainha do Mar. No ano passado, mais um feito marcante em sua carreira, foi campeão na 52ª edição da Maratona Aquátic