Pular para o conteúdo principal

JOVEM UBERABENSE DETECTA ASTEROIDES CERTIFICADOS PELA NASA

 

A aluna do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Maria Clara Almeida Amaral, de 16 anos, que faz parte do grupo de pesquisa InSpace, que trabalha na área de STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), descobriu três asteroides que foram nomeados com suas iniciais (MCA0002, MCA0001, MCA0001).

Maria Clara com o certificado da participação e realização no programa. Foto: facebook.com

No começo do ano, a aluna se inscreveu na II Edição do Caça Asteroides MCTI,  programa da parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e o International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA), que tem com objetivo popularizar a ciência entre cidadãos voluntários. Este programa de abrangência nacional e internacional, conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia (IBICT) e a Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC).

O projeto é realizado por meio de um aplicativo que a NASA e o IASC disponibilizam, que se chama “Astrometrica”, que oferece imagens de um telescópio, chamado Pan-Starrs, da Universidade do Hawai. A primeira detecção ocorreu em julho. Em seguida vieram mais duas detecções que foram para as preliminares, sendo confirmadas como asteroides pela NASA/IASC. "Foi uma sensação de gratificação muito grande, nas minhas primeiras tentativas eu não conseguia detectar nenhum objeto, no começo até perdi um pouco de esperança mas ainda sim persisti e falei pra mim mesma que ia conseguir. No final deu tudo certo", contou ao blog.

Órbita de um dos asteroides detectados. Foto: facebook.com

O InSpace possui membros e embaixadores de todo o país. Maria Clara entrou para o grupo em 2019, quando ele foi fundado, através de uma seleção. Atualmente ela é a única representante de Uberaba no projeto. 

O grupo foi a 4° colocação em Minas Gerais da Olimpíada Brasileira de Satélite (OBSAT), que é uma Olimpíada Científica, realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com organização da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em conjunto com a Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI) e a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo (USP). 

"Essas descobertas me trouxeram um significado a mais na palavra "persistir", trouxe totalmente a ideia de que se eu quero algo eu consigo, qualquer pessoa consegue o que quiser com esforço, dedicação e suor. Com essa descoberta eu pretendo juntar jovens de Uberaba que querem se dedicar a ciência, pretendo mostrar para eles como participar dessas coisas para levar oportunidades para todos." Comentou a engajada estudante que pretende seguir carreira em alguma área que envolva a ciência.

Siga o zebunarede também pelas redes sociais:

Facebook: zebunarede.com

Instagram: @zebunarede

Youtube: zebunarede

Twitter: @zebunarede


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONHEÇA BEN HEINE

Ben Heine. Foto: Reprodução internet Ben Heine  é um talentoso artista belga, que cria surpreendentes desenhos tridimensionais. Depois de finalizar o trabalho, Ben Heine tira fotos de si mesmo interagindo com sua obra e o resultado é surpreendente. Ele descreve a si mesmo como um artista visual multidisciplinar que é inspirado pelas pessoas e pela natureza.  Heine cresceu em Abidjan, Costa do Marfim, onde viveu por sete anos com seus pais e três irmãs antes de volta para Bruxelas em 1990. Ele é conhecido internacionalmente por seus trabalhos muito criativos projetos  “Pencil Vs Camera“  e "Circlism Digital" .   O primeiro, envolve a mistura de desenho e fotografia, a imaginação e a realidade, através da ilusão e do surrealismo. No segundo projeto, Heine geralmente faz retratos de celebridades / ícones culturais com ferramentas digitais usando círculos planos sobre um fundo preto. Cada círculo tem uma única cor e um único tom. Através do uso de softwares gráficos

BATE-PAPO COM JOÃO CARLOS NOGUEIRA

Por: André Montandon João Carlos Paranhos Nogueira  é um dos grandes nomes do esporte uberabense. Seu currículo é inspirador, abrange prêmios de destaque do ano, participações e títulos em importantes competições do país. Fera na natação, no triatlo e na maratona aquática, João começou a praticar esporte bem cedo, aos seis anos de idade.  Nas piscinas, são vários pódios, destaque para os títulos no Circuito Brasil e Circuito Paraolímpico. Em 2011, iniciou no Paratriathlon, também conseguindo bons resultados, como a Copa Brasil de 2018. Em 2014, começou na maratona aquática, com diversos títulos na categoria PCD  e sempre estando entre os melhores também contra nadadores sem deficiência, na categoria master. Medalhas em eventos importantes como no Desafio Aquaman, no Circuito de Maratona Aquática do Estado de São Paulo, na Travessia dos Fortes e o Circuito Rei e Rainha do Mar. No ano passado, mais um feito marcante em sua carreira, foi campeão na 52ª edição da Maratona Aquátic