Por meio da Diretoria de Turismo, Feiras e Eventos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação - SEDEC, o Geossítio Santa Rita foi inscrito, selecionado e concorre na 34ª Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2021, entre 12 ações de excelência no campo do Patrimônio Cultural brasileiro que são divididas em seis segmentos e duas categorias. Uberaba está no segmento Poder Público e na categoria de iniciativa na integração entre as dimensões material e imaterial do patrimônio cultural.
Promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado ao Ministério do Turismo, o prêmio tem por objetivo destacar às ações de preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro que, em razão da sua originalidade, criatividade, relevância e caráter exemplar, mereçam registro, divulgação e reconhecimento público.
Foto: emtodas.blog.br |
Este importante Geossítio interliga as Igrejas Santa Rita e São Domingos, a Biblioteca Municipal e o Mercado Municipal — um elo do turismo religioso — localizado no centro histórico da cidade e inserido no Projeto Geopark Uberaba – Terra de Gigantes, com um dos locais de extrema relevância científica, educacional, histórica, cultural, paisagística e turística que retratam as riquezas geológicas e a herança histórica e cultural de Uberaba.
O Geopark é um programa criado pela Organização das Nações Unidas - Unesco, para a Educação, a Ciência e a Cultura, visando a conservação e valorização de uma área com um rico patrimônio geológico, histórico, cultural e ecológico. Uberaba tem como propósito candidatar-se à Rede Mundial de Geoparks da Unesco, sustentado no tripé Uberaba Terra dos Dinossauros do Brasil, Capital Mundial do Zebu e local onde o maior médium do país, Chico Xavier, se revelou ao espiritismo mundial.
O Projeto Geopark Uberaba – Terra de Gigantes tem como gestores a Prefeitura Municipal de Uberaba, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Sebrae Minas e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).
Comentários
Postar um comentário