Pular para o conteúdo principal

O ESQUADRÃO UBERABENSE EM TÓQUIO: RAISSA MACHADO


Neste quinto e último episódio da série sobre os nossos representantes nos Jogos de Tóquio 2020,  apresentamos um pouco sobre a trajetória do fenômeno Raissa Machado.

Foto: Gui Christ/CPB
Incentivada pela mãe, aos 11 anos, começou a fazer ginástica e balé no Centro Municipal de Educação Avançada em Uberaba. Após um teste na ADEFU - Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba, iniciou no paradesporto e logo se destacou. Conquistando no início da carreira, pódio em diversas modalidades: lançamento de dardo, lançamento de disco e  corrida. Mas foi com o Dardo, que se tornou referência mundial. Dona de várias medalhas nas disputas por clube e pela Seleção em competições nacionais e internacionais na classe F56.

Em 2014 no Chile, foi medalha de bronze no Sul-Americano. No ano seguinte, conquistou o bronze no Parapan de Toronto, e a prata no Mundial de Atletismo em Doha, no Catar. Aos 20 anos, chegou a tão sonhada Paralimpíada, na edição Rio 2016, mas o resultado não foi o que esperava. Quase entrou em depressão e por pouco não desistiu de tudo. Essa derrota a fez olhar para o esporte de outra forma, motivou-se ainda mais.

A volta por cima veio com a grande temporada de 2019, onde sagrou-se campeã no Parapan de Lima, e se tornou recordista das Américas. Na sequência, apesar de ter sofrido uma lesão, foi ao Mundial em Dubai, nos Emirados Árabes, conquistando o bronze e fechando o ano como líder do ranking mundial.

Radiante com a medalha no Parapan de Lima 2019. Foto: Saulo Cruz/Exemplus/CPB

Atualmente, integra a equipe do Instituto Elisângela Maria Adriano - IEMA (referência nacional no paratletismo), de São Caetano do Sul, treinando exclusivamente no CT Paralímpico de São Paulo desde 2017. 

Raissa também se tornou celebridade fora do campo. Digital influencer, com diversas capas de revistas, campanha publicitária ao lado da craque Marta e de Mayra Aguiar do Judô e sempre engajada em campanhas de inclusão. Sendo uma das modelos escolhidas para a apresentação dos uniformes do Comitê Paralímpico Brasileiro para os Jogos no Japão.

Evento de lançamento dos uniformes da CPB para o Jogos de Tóquio 2020. Foto: Daniel Zappe/Exemplus/CPB

Aos 25 anos, em sua segunda participação Paralímpica, representará a nossa cidade e o país novamente. "É um sonho estar aqui e estar representado o nosso país 💚💛", disse a atleta ao nosso blog.

O atletismo acontece de 26 de agosto a 04 de setembro. Raissa entrará em ação na disputa do lançamento de dardo da classe F56, nesta segunda-feira (30) a partir de 22h12 (horário de Brasília). "Estou treinando com muito foco no meu objetivo. Minha expectativa é dar o meu melhor e dar orgulho a todos os brasileiros🇧🇷", concluiu a confiante atleta.

BOA SORTE RAISSA! ESTAMOS NA TORCIDA!

Siga o zebunarede também pelas redes sociais:

Facebook: zebunarede.com

Instagram: @zebunarede

Youtube: zebunarede

Twitter: @zebunarede

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ZEBUNAREDE ENTREVISTA - TUYO

Por: André Montandon Um dos principais nomes da música independente da atualidade, retornou à Uberaba no dia 15 de abril, a convite do Laboratório 96, para um show super especial em comemoração ao 6 anos deste importante espaço cultural, no Teatro Sesi Minas. Mesmo em meio a "turbulência" provocada pela pandemia da Covid-19, Jean Machado e as irmãs Lilian (Lio) e Layane Soares (Lay) , apresentaram ao público em 2021, o seu terceiro álbum  - "Chegamos Sozinhos em Casa", que foi recebido com muito carinho pelos fãs e pela crítica especializada. O reconhecimento deste novo trabalho foi confirmado com indicações ao Prêmio Multishow na categoria “Canção do Ano” com a música “Sonho da Lay” e ao Grammy Latino na categoria "Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa". Única banda brasileira a integrar o show de abertura do Festival South by Southwest 2022 (SXSW), realizado em março, a Tuyo agora apresenta um novo registro de sua ida a Austin, no Texa

CONQUISTAS UBERABENSES NA PETECA, KARATÊ E HANDEBOL

  Neste sábado (04), o grande  Reginaldo Damião  sagrou-se campeão na categoria Kumite - classe Master (41 a 50 anos) 75 kg+, da etapa final do Campeonato Mineiro de Karatê , realizado em Araguari/MG. Um título de superação do atleta, após passar por uma grave lesão no braço. Com a conquista da medalha de ouro, Damião classificou-se para o Campeonato Brasileiro que será realizado em dezembro, em Caucaia/CE.  Foto:  facebook.com/reginaldodamiao Já no domingo (05) em Rio Verde/GO, a fera  Douglas Silva conquistou ao lado Delgado e Rafael, a categoria adulto (1ª classe) da  Copa do Brasil de Peteca , superando por 2 sets a 0 (25/22, 25/16) a jovem dupla Fernandinho e Luan. Em seguida, foi a vez de seu pai José Adolfo  que baixo de categoria (atleta 60+), garantir ao lado de Ricardo Moído e Adalto, o título da categoria 50+.  Pódio  da categoria adulto (1ª classe) à esquerda. Douglas e seu pai José Adolfo à direita.  Foto:  facebook.com/douglassilva Ainda no domingo, Uberaba foi palco da L