Pular para o conteúdo principal

COMPLEXO DE PEIRÓPOLIS RECEBE BLOCO COM MAIS DE 2 TONELADAS CONTENDO FÓSSEIS DE DINOSSAUROS


O Complexo Cultural e Científico de Peirópolis - CCCP, recebeu um bloco de calcário e arenito com cerca de 2,5 toneladas, contendo fósseis de dinossauros carnívoros e herbívoros. O bloco é proveniente da mineração de calcário de um grupo empresarial, com ponto de extração e moagem à esquerda da Rodovia BR–050, a aproximadamente 50 km da área urbana de Uberaba. 

Foto: Divulgação CCCP/UFTM

De acordo com a equipe do complexo o próximo passo é a retirada dos fósseis do bloco. Aproximadamente 98% desse peso é de calcário maciço e os fósseis estão concentrados em uma camada com cerca de 15 centímetros. Como o bloco não caberia dentro do Museu e pela necessidade de conservação dos fósseis, ele foi envelopado para evitar as intempéries e tão logo seja possível, o preparador de fóssil irá retirá-los para levar ao laboratório.

Foto: Divulgação CCCP/UFTM

Uberaba conta com uma lei de geoconservação atuante, essa lei prevê que toda e qualquer área dentro do território do Geoparque Uberaba, dos 4.500 quilômetros quadrados que houver potencialidade paleontológica, o empreendedor tem que contratar um especialista para se fazer um diagnóstico. E se esse diagnóstico apontar que há uma possibilidade de se achar fósseis, o empreendedor é obrigado a contratar uma empresa, ou fazer uma associação com uma universidade, para que se faça o programa de monitoramento e salvamento.  

O Complexo Cultural e Científico de Peirópolis é composto pelo Centro de Pesquisas Paleontológicas “Llewellyn Ivor Price”, Museu dos Dinossauros e a extinta Rede Nacional de Paleontologia que hoje constitui a sede do CCCP. Desde a sua criação em 2010, tornou-se um centro de referência nacional em paleontologia desenvolvendo atividades de pesquisa, ensino e extensão. 

*Com informações CCCP/UFTM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BATE-PAPO COM JOÃO CARLOS NOGUEIRA

Por: André Montandon João Carlos Paranhos Nogueira  é um dos grandes nomes do esporte uberabense. Seu currículo é inspirador, abrange prêmios de destaque do ano, participações e títulos em importantes competições do país. Fera na natação, no triatlo e na maratona aquática, João começou a praticar esporte bem cedo, aos seis anos de idade.  Nas piscinas, são vários pódios, destaque para os títulos no Circuito Brasil e Circuito Paraolímpico. Em 2011, iniciou no Paratriathlon, também conseguindo bons resultados, como a Copa Brasil de 2018. Em 2014, começou na maratona aquática, com diversos títulos na categoria PCD  e sempre estando entre os melhores também contra nadadores sem deficiência, na categoria master. Medalhas em eventos importantes como no Desafio Aquaman, no Circuito de Maratona Aquática do Estado de São Paulo, na Travessia dos Fortes e o Circuito Rei e Rainha do Mar. No ano passado, mais um feito marcante em sua carreira, foi campeão na 52ª edição da Maratona Aquátic

ZEBUNAREDE ENTREVISTA - YSAAC & K.OLIVER

  Por: André Montandon Parceiros de longa data, Ysaac e K.Oliver seguem como eles mesmos dizem: "contrariando as estatísticas". Com muita luta, força, foco e fé, a dupla desenvolve o seu trabalho. E podemos dizer que já são referências em Uberaba e região. Além da carreira solo, eles participam de outros projetos ao lado de feras da cena local, com a Família BMX. Sempre em constante movimento, eles lançaram no mês de maio, o álbum que carrega em seu título o lema da dupla  "Contrariando as Estatísticas", produzido e gravado em São Paulo, conta com vídeo clipe em todas as faixas. Aproveitando o lançamento, batemos um papo com eles. Confira a seguir: - Para começar a nossa entrevista, gostaríamos de saber um pouco mais sobre o processo de produção/gravação do novo álbum? Ysaac/K.Oliver -  Salve família. Máximo Respeito. O processo de produção e gravação do nosso álbum ele veio com muita luta e muita história porque algumas músicas deste álbum duas ou três músicas eu