Pular para o conteúdo principal

ZEBUNAREDE ENTREVISTA - ANDDRE MAFRA

    

Por: André Montandon

Apresentando uma estética que une reflexões pessoais com loops de voz, violão, guitarra, batidas eletrônicas e efeitos, Anddre Mafra transita entre o indie-folk e o experimental de forma intimista em seu formato solo de "one man band".

Trazendo à tona suas vivências e consequências existenciais, o músico, cantor e compositor cria uma atmosfera particular: a imersão em uma sensibilidade latente. 

Em 2019 lançou o pri­meiro trabalho autoral, o EP ‘’Vou Dizer Que Sou Fe­liz (VDSF)’’, produzido por Marcos Paulo Guimarães.

Em agosto deste ano, apresentou o EP “Octopios”. Primeiro em que além das melodias e letras, todo processo de produção foi realizado pelo própria artista. O trabalho conta com a distribuição da Tratore e está disponível nas principais plataformas digitais.

Conferir a seguir, a nossa entrevista com esse grande artista:

- Como foi o processo de produção e escolha do nome do novo EP?

Anddre Mafra - O EP inteiro foi gravado e produzido por mim durante esse periodo de quarentena em minha casa, após minha mudança para Uberaba. Acaba que foi um projeto em que meu foco me auxiliou emocionalmente durante esse tempo. E ''octopios'' é uma brincadeira com o fato de poder/tentar realizar todo o processo sozinho, por isso o 'polvo'/'octopos', como representação de múltiplas funções e a soma com a palavra 'opio' com o sentido de 'relaxamento' e 'tranquilização' perante a tudo que estamos vivendo.

- O isolamento/distanciamento social que está ocorrendo devido a pandemia da Covid-19, influenciou para que você realizasse todo o processo de produção do Octopios ou isso já estava no "script"?

Anddre Mafra - A ideia da realização de todo processo por mim já estava nos meus planos, de uma forma ou outra, pela configuração independente do meu trabalho. Mas devido ao isolamento esse processo acaba que se reafirmou mais ainda pelas limitações impostas. 

As artes elaboradas para o EP foram criadas pelo designer Caique Ferreira

- Qual a sua percepção sobre o processo criativo do seu trabalho atual e do EP de estreia ‘’Vou Dizer Que Sou Feliz"?

Anddre Mafra - Acredito que tenho passado por um processo de educação. Uma coisa que é 'certa' é que este ultimo lançamento esta longe de estar 'perfeito' tecnicamente na minha opinião, pois esse não era o intuito, principalmente por se tratar do 1º trabalho que gravo e produzo por conta e em casa. Mas vejo ele alinhado com meu processo educativo como produtor e parte de uma linha cronológica de evolução entre outros lançamentos que tenho em mente. Vejo ele muito alinhado com o "Vou dizer que sou feliz (VDSF)" em alguns pontos como temáticas e formas de composição, porém com alguns elementos que pretendo incorporar nas minhas próximas fases. Posso até dizer que os dois, juntos, se alinham em começo e fim de uma trajetória pra mim....

- Como está a interação do público com este novo trabalho?

Anddre Mafra - A interação está bem legal, mesmo no primeiro mês de lançamento já consegui que o trabalho fosse visualizado por bastante gente. É claro que nada se compara a uma situação normal aonde posso apresenta-lo ao vivo e tenho maior capacidade de alcance, todo o cenário artístico e musical atual do pais sofre com isso no momento infelizmente. Por isso, eu também já tentei trabalhar com uma expectativa diferente do que se era 'comum'.

- Vai rolar um show ou live de apresentação do Octopios?

Anddre Mafra - Com certeza! Estou trabalhando agora na produção de uma transmissão ao vivo de apresentação deste trabalho, que será transmitida até o final de outubro. Estou realizando as gravações e edições agora e o quanto antes pretendo começar sua divulgação nas minhas redes sociais. 

- Você é de Ribeirão Preto (SP), mas atualmente mora aqui em Uberaba. Fale um pouco sobre sua vivência na terra do zebu?

Anddre Mafra - Então, na verdade em 2018, em uma das minhas primeiras vindas pra ca, participei de um palco aberto que teve no Espaço Laboratório 96... aonde conheci o Marcos Paulo Guimarães, quem produziu meu 1º EP que foi lançado em 2019. A partir de então começamos a conversar mais e trabalhei como iluminador para sua banda com a Bruna Buzollo e o Tarcicio Oliveira; a Azul Flamingo. E, por fim, no inicio de 2020 vim para Uberaba trabalhar como staff no Laboratório 96, que me deram uma oportunidade, mais uma vez, em uma fase tão importante da minha vida. Infelizmente devido a pandemia e a quarentena não pude aproveitar tanto da cidade quanto desejo ainda, pois passei a ficar em casa. Mas mantenho a esperança de que tudo passe e possamos voltar a pensar nos mesmos planos e cenarios de antes.

- Manda um recado pra galera que segue o nosso blog e que é fã do seu trabalho.

Anddre Mafra - Fico muito feliz que estejam acompanhando o meu trabalho e gostando, isso é essencial pro meu trabalho e de todos os artistas, principalmente no momento que estamos agora. Muito obrigado, de coração, por isso, por esse reconhecimento. Espero que todos estejam e continuem bem e se cuidando... e claro, próximos lançamentos estão por vir. 

Curtiu esse entrevista?

Quer saber mais sobre o artista?

Acesse:

https://www.facebook.com/anddremaframusic/

https://www.instagram.com/anddre.mafra/

https://www.youtube.com/c/anddremafra/

https://open.spotify.com/anddremafra

https://www.deezer.com/br/anddremafra

https://anddremafra.bandcamp.com/

Comentários

  1. Oi boa noite. Tudo bem? Sou brasileiro e carioca do Rio de Janeiro. Quero apresentar o meu Blogger de cultura, viagens e turismo. Gostaria de lhe convidar a seguir o meu Blogger.
    Sou o seguidor número 24.

    https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com/2020/11/inhotim-brumadinho-mg.html?m=0

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CONHEÇA BEN HEINE

Ben Heine. Foto: Reprodução internet Ben Heine  é um talentoso artista belga, que cria surpreendentes desenhos tridimensionais. Depois de finalizar o trabalho, Ben Heine tira fotos de si mesmo interagindo com sua obra e o resultado é surpreendente. Ele descreve a si mesmo como um artista visual multidisciplinar que é inspirado pelas pessoas e pela natureza.  Heine cresceu em Abidjan, Costa do Marfim, onde viveu por sete anos com seus pais e três irmãs antes de volta para Bruxelas em 1990. Ele é conhecido internacionalmente por seus trabalhos muito criativos projetos  “Pencil Vs Camera“  e "Circlism Digital" .   O primeiro, envolve a mistura de desenho e fotografia, a imaginação e a realidade, através da ilusão e do surrealismo. No segundo projeto, Heine geralmente faz retratos de celebridades / ícones culturais com ferramentas digitais usando círculos planos sobre um fundo preto. Cada círculo tem uma única cor e um único tom. Através do uso de softwares gráficos

CONHEÇA ALEX SENNA

Alex Senna é ilustrador e grafiteiro brasileiro que busca transportar suas emoções para arte de uma forma rebuscada e tocante. Sua paixão de infância pelos quadrinhos influencia suas obras a ponto de torná-las originais por meio de riscos simples e preto e branco. Seus trabalhos estão espalhados por diversas cidades pelo mundo como São Paulo, Londres, Paris e Barcelona . Formado em Comunicação Social, ele teve o primeiro contato com o graffiti em 2002. Desde 2006 ele produz o sua arte de diversas formas: telas, murais, objetos, gravuras. Suas principais influências são nomes consagrados como Maurício de Sousa, Ziraldo, Speto, Vitché, Will Eisner e Walt Disney . O elemento que mais aparece nas obras é o passarinho.  Confira um pouco do seu trabalho: Conheça mais sobre o trabalho desse grande artistas:  https://www.facebook.com/senna.alex/timeline