Pular para o conteúdo principal

Justiça dá liminar às empresas, mas greve do transporte continua

Justiça do Trabalho concedeu ontem liminar favorável às empresas de transporte coletivo, mas não determinou a interrupção da greve deflagrada ontem por motoristas de ônibus. A liderança da categoria calcula adesão de 70% dos trabalhadores no primeiro dia de movimento.
 
Liminar do desembargador Marcus Moura Ferreira, do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, em Belo Horizonte, determinou que Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários garanta a presença de pessoal para circulação de 80% da frota nos horários de pico do início da manhã e do fim da tarde. Nos demais horários, a exigência é 50% dos ônibus em operação. 
 
O desembargador também estabelece que as empresas orientem os motoristas para que o quantitativo seja cumprido. Foi fixada multa diária de R$ 80 mil em caso de descumprimento, tanto das concessionárias quanto do Sindicato. A liminar ainda determina a fiscalização do serviço por parte da Prefeitura.
 
A decisão será comunicada ao Ministério Público do Trabalho e também à Justiça do Trabalho em Uberaba, que deverá acompanhar o processo a partir de agora para facilitar as tentativas de conciliação entre as partes.
 
O líder sindical dos trabalhadores, Lutério Antônio Alves, informa que ainda não foi notificado da sentença, mas assegura que a determinação judicial será cumprida. No entanto, ele reforça que a greve continua nesta terça-feira (3).
 
Com a paralisação das atividades ontem, as concessionárias ofereceram nova contraproposta aos trabalhadores. Desta vez, foram oferecidos 7% de reajuste salarial, mais 10% no valor do tíquete-alimentação e 40% no adicional pago para os motoristas que desempenham dupla função. 
 
A proposta foi levada para apreciação dos grevistas, mas parcialmente foi rejeitada. Na assembleia, a categoria acatou os valores oferecidos para o tíquete e o adicional da dupla função, mas cobram reajuste salarial de 8%. Inicialmente, os motoristas reivindicavam aumento de 10% no salário. “O trabalhador cedeu e contribuiu para que as negociações avançassem. Agora aguardamos a mesma postura das empresas”, finaliza. 
 
A reportagem do Jornal da Manhã tentou contato com a Líder e a Viação Piracicabana, mas não conseguiu localizar os representantes das empresas por telefone.
 
Fonte: www.jmonline.com.br
 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONHEÇA BEN HEINE

Ben Heine. Foto: Reprodução internet Ben Heine  é um talentoso artista belga, que cria surpreendentes desenhos tridimensionais. Depois de finalizar o trabalho, Ben Heine tira fotos de si mesmo interagindo com sua obra e o resultado é surpreendente. Ele descreve a si mesmo como um artista visual multidisciplinar que é inspirado pelas pessoas e pela natureza.  Heine cresceu em Abidjan, Costa do Marfim, onde viveu por sete anos com seus pais e três irmãs antes de volta para Bruxelas em 1990. Ele é conhecido internacionalmente por seus trabalhos muito criativos projetos  “Pencil Vs Camera“  e "Circlism Digital" .   O primeiro, envolve a mistura de desenho e fotografia, a imaginação e a realidade, através da ilusão e do surrealismo. No segundo projeto, Heine geralmente faz retratos de celebridades / ícones culturais com ferramentas digitais usando círculos planos sobre um fundo preto. Cada círculo tem uma única cor e um único tom. Através do uso de softwares gráficos

UBERABENSES NO TOPO: AS CONQUISTAS QUE ELEVAM O NOME DA CIDADE NOS ESPORTES

  No dia 13 de abril, as centrais uberabenses  Isabela Quiuqui  e  Gabriella Pena conquistaram em Portugal,  com a equipe  Associação Avense AA78 -  o Campeonato Nacional da 2ª Divisão Sênior Feminino . O grande trunfo ocorreu de forma antecipada, após vitória na 8ª rodada por 3 sets a 0 sobre o Clube Esc. Levada. Essa é a segunda ascensão da equipe com participação das nossas craques. Na temporada passada, o  time da Vila das Aves venceu a  3ª Divisão de forma invicta. Equipe AA78; as atletas Gabriella e Isabela. Foto:  @aa78_voleibol  /  @isquiuqui Na quarta-feira (24), em Jardinópolis-SP,  a equipe adulto do  Uberaba Spartan Sport aplicou uma sonora goleada pra cima das paulistas de Pontal pelo Campeonato Paulista & Sul Minas de Futsal . Com gols de  Rayane (2x) , Nathalia (2x) , Daniela , Ianca e Norma , as spartanas venceram o duelo por 7 a 0, alcançando a segunda vitória na competição. Já no sábado, foram campeãs do Torneio de Futsal Feminino de Ituiutaba, ao derrotar na gr