Pular para o conteúdo principal

Uberaba realiza estudos para se adequar à Lei da Mobilidade Urbana

Municípios com população acima de 20 mil habitantes têm de elaborar, até janeiro de 2015, um plano de mobilidade urbana atrelado ao plano diretor, sob pena de perderem recursos federais destinados à área. A determinação está estabelecida na Lei Federal 12.587, de 2012, que instituiu a Política Nacional de Mobilidade Urbana.
A lei tem como objetivos melhorar a acessibilidade e a mobilidade das pessoas e cargas nos municípios. A matéria dá prioridade a meios de transporte não motorizados e ao serviço público coletivo, além de prever a integração entre os modos e serviços de transporte urbano. Prevê, ainda, a aplicação de tributos para utilização da infraestrutura urbana, visando a desestimular o uso de “determinados modos e serviços de mobilidade”. Mas garante que os recursos obtidos por esse meio serão aplicados exclusivamente em infraestrutura urbana “destinada ao transporte público coletivo e ao transporte não motorizado”, e no financiamento do subsídio público da tarifa de transporte público.

Em Minas, existem 178 municípios nessa condição, segundo estimativas de 2010 do IBGE, dentre elas Uberaba, que tem 302,623 mil habitantes. Antes, a obrigação era imposta somente às cidades com mais de 500 mil habitantes.

Segundo informações do Departamento de Comunicações da Prefeitura de Uberaba, reuniões neste sentido estão sendo feitas para discutir o plano diretor e o plano de mobilidade urbana, para formatar e revisar o plano para o município. 

Entretanto, mesmo antes da aprovação do plano, pelo menos um item já está em fase de implantação, que é o sistema de Transporte Rápido por Ônibus (BRT), cujas obras dos terminais de transporte coletivo leste e oeste estão em andamento. 

“Uberaba tem realizado reuniões e trabalhado no planejamento urbano. Temos o planejamento urbanístico que foi feito pelo urbanista Jaime Lerner, mas é bem genérico e dá uma dica para este setor. Fizemos uma avaliação no projeto e será aproveitado até como orientação. Nele tem planejamento, por exemplo, para a rotatória da ABCZ, de calçadas, mas precisamos de um projeto com mais mobilidade e paisagístico, porque Uberaba é mal organizada, não tem calçadas, a acessibilidade é um desastre, não tem uniformidade”, dia o prefeito Paulo Piau.

Uma das ideias a ser implantadas no município, de acordo com o prefeito, será colocar nas avenidas principais dos futuros conjuntos habitacionais da faixa de zero a três salários mínimos, a iluminação subterrânea para que a arborização seja livre. “Atualmente é uma competição entre árvore e as redes elétrica e telefônica, o que acaba atrapalhando. Estamos caminhando nesta direção”, observa Piau.

Fonte: www.jornaldeuberaba.com.br


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DESTAQUES DO ESPORTE UBERABENSE

  Com apoio da torcida que compareceu ao Estádio Municipal Engenheiro João Guido, o  Nacional Futebol Clube estreio no Campeonato Mineiro da Segunda Divisão no sábado (26), contra o Paracatu. Uma partida movimentada e com muitas chances desperdiçadas por ambos os lados, as equipes ficaram em um empate sem gols no Uberabão. Com o resultado, o Naça ocupa no momento a vice liderança do Grupo D com 1 ponto e se prepara para visitar o Araxá no Estádio Fausto Alvim, no próximo sábado (02), às 15h30.  O Nacional completou neste mês de agosto 79 anos de história. Foto: zebunarede Ainda no sábado, a jovem promessa Marcus Vinicius Caetano , conhecido em São Paulo como Marcus“Uberaba”, conquistou ao lado dos seus companheiros no Estádio Azteca, na cidade do México, o Torneo Internacional de Fuerzas  Básicas . O título foi alcançado após derrotar por 1 a 0 na final a equipe mexicana Monterrey. Este é o segundo troféu de Marcus Vinicius e da equipe sub-17 do Palmeiras nesta temporada, em junho o

#ORGULHODEUBERABA: NOSSOS ATLETAS BRILHAM NO CENÁRIO ESPORTIVO

  No último sábado (19), o Uberaba Tênis Clube - UTC recebeu o Campeonato Brasileiro Regional Centro-Oeste e o Campeonato Pan-Americano de Judô Sub-15 e Sub-18 .  Uma   realização da Liga Nacional de Judô - LNJ, em parceria com a FUNEL e apoio da Liga Mineira de Judô - LMJ, da Liga Uberabense de Judô - LUJ  e do  UTC, que   reuniu cerca de 600 judocas  e foi classificatório para a etapa final do Campeonato Brasileiro de Judô, que será realizado dia 25 de novembro, em Recife/PE. Foto:  @funel.uberaba A delegação de Uberaba, formada por paratletas de atletismo da Adefu e de natação da Funel, conquistou 48 medalhas, sendo 21 ouros, 19 pratas e oito bronzes, na 4ª etapa do Meeting Loterias Caixa , realizado sábado, em Belo Horizonte/MG. A equipe de atletismo comandada pelo técnico Higor Fiorine, com o apoio de Célio Rodrigues e Mylena Inácio, faturou trinta e três pódios, sendo doze ouros, treze pratas e oito bronzes. Destaque para Christian Aleister Vilas Boas , que, além de conquistar o