Pular para o conteúdo principal

Aeroporto de Uberaba incluído no Plano Nacional de Aviação

Uberaba está entre os 270 municípios que serão atendidos na primeira fase do Plano Nacional de Aviação Regional. Em Minas, outras 32 cidades serão atendidas com recursos do governo federal, totalizando um investimento de R$815,5 milhões na rede aeroportuária do Estado. Os dados são da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República.
 
O governo federal ainda não definiu como os recursos serão distribuídos entre os 33 municípios mineiros. O plano abrange tanto investimentos em infraestrutura dos aeroportos como também subsídios para empresas interessadas em operar rotas regionais e isenções de tarifas.
 
A Secretaria de Aviação Civil informa que estudos estão em andamento para elaboração dos parâmetros para a concessão de subsídios. Concluída esta etapa, será possível definir os valores destinados a cada cidade contemplada no plano. A previsão é divulgar os números no segundo semestre deste ano.
 
Em Uberaba, o programa federal poderá ser uma ferramenta para atrair companhias aéreas e ampliar os voos oferecidos no aeroporto local. O Plano Nacional de Aviação prevê subsídios para custeio de 50% dos assentos em rotas regionais. Também haverá isenção de tarifas de embarque, pouso e permanência e navegação aérea.
 
Além disso, a verba do plano poderá custear a ampliação da pista do aeroporto. A obra é necessária para atender às exigências de segurança da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). No entanto, ainda não há consenso sobre o projeto.
 
Em 2012, foi apresentada a proposta de desapropriar área de aproximadamente 45 mil metros quadrados no entorno do aeroporto para aumentar a pista de pouso e oferecer um espaço livre de obstáculos às aeronaves. Para tanto, como seria necessária a desapropriação de 500 imóveis no local. A medida gerou contestações este ano e agora a Prefeitura tentar desenvolver um projeto alternativo em parceria com a Infraero, mas nada avançou até agora.
 
Enquanto isso, a vizinha Uberlândia, também contemplada no Plano de Aviação Regional, anunciou ontem projeto de ampliação da estrutura técnica e operacional do aeroporto. A obra prevê expansão do pátio de aeronaves, das salas de embarque e desembarque, da pista de pouso e decolagem; instalação de terminal de logística e de área de estacionamento também está inclusa na proposta. Não será necessária desapropriação na área. O cronograma de execução se estende até 2029.
 
FONTE:www.jmonline.com.br
 
 
 
SERÁ QUE ESTA CIDADE AINDA, VAI TER UM AEROPORTO DECENTE.......FALA SÉRIO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DA SÉRIE: A ARTE EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS (PARTE VIII) 🎨😅

  🖼Obra original: "Mona Lisa" de Leonardo da Vinci. #arteemtemposdecoronavírus #arte #monalisa #prevenção #vaipracasa #ficaemcasa #covid19 #xocoronavirus #isolamentosocial #quarentena #juntossomosmaisfortes #zebunarede

ZEBUNAREDE ENTREVISTA - MANÉ GALINHA

  Por: André Montandon Em uma mistura perfeita de ritmos baseada na herança afro ao redor do mundo, que une pop, axé, funk, samba, rock, disco, soul, R&B e groove, o  Mané Galinha (nome em referência ao famoso personagem do filme Cidade de Deus), criou um estilo próprio e um repertório vasto, com a identidade e diversidade exata, proporcionando ao público um clima envolvente de festa, alegria e celebração. Além das canções, hits e clássicos da cultura Black Music. A versatilidade também é uma marca do grupo. Que desenvolveu diversos formatos para atender a todos os gostos e os mais diversos eventos. Em comemoração aos 4 anos de estrada, estão lançando nesta sexta-feira (19), o seu primeiro EP - intitulado de "Pra Elas". Aproveitando esse momento especial da banda, batemos um papo com eles para saber um pouco mais da trajetória, do EP e das novidades. Confira 😉 - Para iniciar, vamos falar sobre a trajetória do grupo. Sua formação, principais referências músicas, como tud