Pular para o conteúdo principal

Aeroporto de Uberaba incluído no Plano Nacional de Aviação

Uberaba está entre os 270 municípios que serão atendidos na primeira fase do Plano Nacional de Aviação Regional. Em Minas, outras 32 cidades serão atendidas com recursos do governo federal, totalizando um investimento de R$815,5 milhões na rede aeroportuária do Estado. Os dados são da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República.
 
O governo federal ainda não definiu como os recursos serão distribuídos entre os 33 municípios mineiros. O plano abrange tanto investimentos em infraestrutura dos aeroportos como também subsídios para empresas interessadas em operar rotas regionais e isenções de tarifas.
 
A Secretaria de Aviação Civil informa que estudos estão em andamento para elaboração dos parâmetros para a concessão de subsídios. Concluída esta etapa, será possível definir os valores destinados a cada cidade contemplada no plano. A previsão é divulgar os números no segundo semestre deste ano.
 
Em Uberaba, o programa federal poderá ser uma ferramenta para atrair companhias aéreas e ampliar os voos oferecidos no aeroporto local. O Plano Nacional de Aviação prevê subsídios para custeio de 50% dos assentos em rotas regionais. Também haverá isenção de tarifas de embarque, pouso e permanência e navegação aérea.
 
Além disso, a verba do plano poderá custear a ampliação da pista do aeroporto. A obra é necessária para atender às exigências de segurança da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). No entanto, ainda não há consenso sobre o projeto.
 
Em 2012, foi apresentada a proposta de desapropriar área de aproximadamente 45 mil metros quadrados no entorno do aeroporto para aumentar a pista de pouso e oferecer um espaço livre de obstáculos às aeronaves. Para tanto, como seria necessária a desapropriação de 500 imóveis no local. A medida gerou contestações este ano e agora a Prefeitura tentar desenvolver um projeto alternativo em parceria com a Infraero, mas nada avançou até agora.
 
Enquanto isso, a vizinha Uberlândia, também contemplada no Plano de Aviação Regional, anunciou ontem projeto de ampliação da estrutura técnica e operacional do aeroporto. A obra prevê expansão do pátio de aeronaves, das salas de embarque e desembarque, da pista de pouso e decolagem; instalação de terminal de logística e de área de estacionamento também está inclusa na proposta. Não será necessária desapropriação na área. O cronograma de execução se estende até 2029.
 
FONTE:www.jmonline.com.br
 
 
 
SERÁ QUE ESTA CIDADE AINDA, VAI TER UM AEROPORTO DECENTE.......FALA SÉRIO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ZEBUNAREDE ENTREVISTA - YSAAC & K.OLIVER

  Por: André Montandon Parceiros de longa data, Ysaac e K.Oliver seguem como eles mesmos dizem: "contrariando as estatísticas". Com muita luta, força, foco e fé, a dupla desenvolve o seu trabalho. E podemos dizer que já são referências em Uberaba e região. Além da carreira solo, eles participam de outros projetos ao lado de feras da cena local, com a Família BMX. Sempre em constante movimento, eles lançaram no mês de maio, o álbum que carrega em seu título o lema da dupla  "Contrariando as Estatísticas", produzido e gravado em São Paulo, conta com vídeo clipe em todas as faixas. Aproveitando o lançamento, batemos um papo com eles. Confira a seguir: - Para começar a nossa entrevista, gostaríamos de saber um pouco mais sobre o processo de produção/gravação do novo álbum? Ysaac/K.Oliver -  Salve família. Máximo Respeito. O processo de produção e gravação do nosso álbum ele veio com muita luta e muita história porque algumas músicas deste álbum duas ou três músicas eu

O ESQUADRÃO UBERABENSE EM TÓQUIO: JOÃO MENEZES

Abrimos a série sobre os nossos representantes nos Jogos de Tóquio 2020, com o atual Campeão Pan-Americano, o tenista João Menezes . Foto:  @joaomenezes12 Com 24 anos de idade, João Menezes é um dos principais nomes do tênis brasileiro na atualidade. Ocupando no momento a 217º posição no ranking da ATP (Associação de Tenistas Profissionais), sendo o terceiro melhor brasileiro.  Apaixonado pelo esporte e  decidido desde muito jovem a ser um atleta profissional,  contou com a influência e o apoio da família, principalmente do  pai e do avô materno que eram praticantes do esporte.   Ouro no  Pan-Americano de  Lima. Foto: Reprodução da internet Já nas categorias de base, Menezes demostrava que não estava para brincadeira. Com bons resultados e títulos,  alcançou  na categoria juvenil  a 21º posição mundial.  Mas nem sempre foi assim. João passou por momentos difíceis nessa trajetória, pensando até em abandonar o esporte devido a resultados que não vinham e principalmente, pelas três cirurg