Pular para o conteúdo principal

UMA BREVE HISTÓRIA DE UBERABA - PARTE 2

Na década de 1870, criadores de Uberaba introduzem o gado zebu no Brasil, trazidos da Índia. Raça que projetou a cidade para o Mundo.

Gado da raça Zebu. Foto: Reprodução internet

Em 1889, chegam a Uberaba, os trilhos da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro. A autorização para prolongar a Mogiana até Uberaba foi dada pelo decreto imperial nº 8.888 de 17 de fevereiro de 1883.

Em 1899, é criado o “Clube Lavoura e Comércio” com o objetivo de defender a lavoura e a pecuária, combatendo os altos impostos e as interferências do novo governo republicano na atividade rural. É lançado o jornal “Lavoura e Comércio” que, em seu primeiro número, ocupando toda sua primeira página, expõe os ideais dos ruralistas do Triângulo Mineiro. O jornal encerrou suas atividades depois de 104 anos de história, por problemas finaceiro. Era o mais antigo jornal de Minas Gerais e o terceiro mais antigo do país ainda em circulação.

Jornal Lavoura e Comércio. Reprodução internet

Em 1905 é inaugurada a energia elétrica na cidade.

Em 1906, começam as exposições de gado bovino. Exposições que foram muito prestigiadas pelo Dr. Getúlio Vargas, nas décadas de 1930 a 1950.

Parque Fernando Costa. Reprodução internet
 
O Doutor Getúlio também almoçava muito na casa do Dr. Mário Palmério, seu colega de PTB, embaixador e grande escritor de Uberaba e fundador da UNIUBE.

Presidente Getúlio Vargas e Mário Palmério 1950. Reprodução internet
Na década de 1940, começam a serem encontrados fósseis de animais pré-históricos na região da antiga Estação de Trem de Peirópolis, do antigo traçado da Companhia Mogiana que passava por Franca-SP.

Por essa época, o antigo distrito de “São Pedro do Uberabinha” passa a se chamar Uberlândia. Uberabenses, bem humorados, começaram a espalhar que Uberaba iria, então, se chamar Uberlandão.

Durante a elaboração da Constituição de 1946, nos debates da Assembleia Nacional Constituinte, o deputado federal mineiro Juscelino Kubitschek propõe a construção da nova capital do Brasil no Triângulo Mineiro.

Fonte: http://madrinhadaserra.com/a-uberaba-do-nosso-tempo e http://homemculto.com/2008/10/28/historia-de-uberaba




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRIÂNGULO BLUES LEVA O CLIMA DE NEW ORLEANS AO PARQUE DAS BARRIGUDAS NOS DIAS 07 E 08 DE JUNHO

  Se prepara, Uberaba! O groove, o swing e a alma do sul dos Estados Unidos vão invadir a cidade com a edição New Orleans do Triângulo Blues Festival , que rola nos dias 07 e 08 de junho, no já tradicional e charmoso Parque das Barrigudas , com entrada gratuita e clima de festival de rua! Foto:  https://www.trianguloblues.com.br/ ATRAÇÕES DE PESO E SONZERA NA VEIA Inspirado na cidade berço do jazz e do blues, o festival promete dois dias de muita música de qualidade com atrações nacionais e internacionais, gastronomia, cervejas artesanais, aquele público que sabe curtir um som com alma e claro, sem esquecer da solidariedade e inclusão social. Confira a programação completa: Sábado (07/06): 15h30 - Mayra Aveliz (SP) 17h - Ale Ravanello (RS) 18h30 - Elvis Rock Legacy (BH) 20h - Fred Sunwalk (SP) 21h30 - Nil Guimarães (SP) 23h - JJ Thames (EUA) Domingo (08/06): 14h45 - Blues Haze (MG) 16h15 - Luciano Leães (RS) 17h45 - Totem (BH) 19h15 - Nanda Moura (RJ) 20h45 - Wilson Sideral...

IGREJA SÃO DOMINGOS SE TRANSFORMA EM UM ESPETÁCULO INÉDITO DE LUZ E EMOÇÃO NO NATAL 2025 DE UBERABA

  Uberaba vai brilhar como nunca neste Natal. Nesta quinta-feira, 30 de outubro, às 19h30, a cidade acende oficialmente o espírito natalino com a inauguração da iluminação da Igreja São Domingos, dentro da programação “Natal 2025 – Contando a Nossa História” , promovida pela Prefeitura Municipal, que na semana passada inaugurou a decoração natalina na Praça Rui Barbosa. E não é qualquer decoração: o público vai assistir a um show inédito de luzes inspirado na famosa Catedral de Pedra de Canela (RS). Em um espetáculo de 15 minutos, mais de 100 lâmpadas sincronizadas ganham vida na fachada neogótica da igreja, embaladas por cinco músicas cuidadosamente programadas pelo jovem uberabense Guilherme Neves Marra de Zilmar, de 18 anos, e seu pai Zilmar Ribeiro de Lima, responsáveis pela automação do espetáculo. Durante a exibição, o ballet infantil da Academia Beth Dorça fará uma apresentação especial, somando ainda mais emoção à experiência. Antes do show, a Orquestra Municipal de Uberaba...