Pular para o conteúdo principal

Em via de 60km/h, radar multa motoristas que passam a 50km/h

Velocidade permitida em radar na avenida da Saudade surpreende motoristas. Apesar da velocidade ao longo da via ser de 60km/h, conforme várias placas afixadas em postes, no local do radar a sinalização indica que o motorista não deve ultrapassar a 50km/h. 

Em vários pontos da cidade é possível encontrar situação semelhante. O radar instalado, por exemplo, na avenida Maria de Santana Borges, determina que o motorista naquele ponto obedeça a uma velocidade de 50km/h, entretanto, no decorrer da via a velocidade pode chegar a 70km/h. Neste caso, trata-se de uma barreira eletrônica, adequada para este tipo de ação de conter a velocidade somente naquele ponto da via. A barreira, normalmente, é instalada perto de escolas e conta com sinalização diferenciada, tendo inclusive iluminação de alerta. Entretanto, o radar na avenida da Saudade não é uma barreira eletrônica, mas mesmo assim existe a diferença. A sinalização é instalada praticamente na quadra em que estão localizados os radares nas duas pistas.

De acordo com o subsecretário de Trânsito e Transportes, coronel Antônio de Sousa Filho, os redutores eletrônicos de velocidade têm o objetivo de normatizar uma velocidade menor em determinado trecho da via. “Pode também registrar a velocidade para toda via, mas normalmente nós temos utilizado em alguns pontos, que, por uma determinada situação, exigem redução ou transposição mais moderada. Esta é uma das finalidades do radar”, explica o coronel.
Quanto ao radar em questão – na avenida da Saudade – parte da via é regulamentada em 60km/h e parte em 50km/h, portanto, segundo o coronel, se o motorista entende que a sinalização é insuficiente, vale a pena conferir. “Existe, sim, uma placa de regulamentação da velocidade antes deste radar, mas o que podemos fazer é instalar mais placas, com uma distância maior do equipamento, para a percepção do motorista, pois o objetivo não é autuar e sim exigir que naquele trecho as pessoas circulem com uma velocidade mais moderada”, afirma o coronel. Ele lembra que não existe mais a obrigação de sinalizar a existência do radar, segundo a resolução 396. 

Por falar em radar, todos os equipamentos instalados nos últimos meses pela Secretaria de Trânsito e Transporte já estão funcionando. Foram instalados controladores eletrônicos de velocidade na rua Medalha Milagrosa, com velocidade máxima permitida de 40km/h, e duas lombadas eletrônicas: uma na avenida Nossa Senhora do Desterro, de 50km/h, e outra na avenida Maria de Santana Borges, também de 50km/h, no sentido centro-bairro.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ZEBUNAREDE ENTREVISTA - MANÉ GALINHA

  Por: André Montandon Em uma mistura perfeita de ritmos baseada na herança afro ao redor do mundo, que une pop, axé, funk, samba, rock, disco, soul, R&B e groove, o  Mané Galinha (nome em referência ao famoso personagem do filme Cidade de Deus), criou um estilo próprio e um repertório vasto, com a identidade e diversidade exata, proporcionando ao público um clima envolvente de festa, alegria e celebração. Além das canções, hits e clássicos da cultura Black Music. A versatilidade também é uma marca do grupo. Que desenvolveu diversos formatos para atender a todos os gostos e os mais diversos eventos. Em comemoração aos 4 anos de estrada, estão lançando nesta sexta-feira (19), o seu primeiro EP - intitulado de "Pra Elas". Aproveitando esse momento especial da banda, batemos um papo com eles para saber um pouco mais da trajetória, do EP e das novidades. Confira 😉 - Para iniciar, vamos falar sobre a trajetória do grupo. Sua formação, principais referências músicas, como tud

DA SÉRIE: A ARTE EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS (PARTE VIII) 🎨😅

  🖼Obra original: "Mona Lisa" de Leonardo da Vinci. #arteemtemposdecoronavírus #arte #monalisa #prevenção #vaipracasa #ficaemcasa #covid19 #xocoronavirus #isolamentosocial #quarentena #juntossomosmaisfortes #zebunarede