Canteiro de obras para a realização de nova etapa do programa Água Viva começou a ser montado ontem no final da avenida Leopoldino de Oliveira, na início da Univerdecidade. Os trabalhos do projeto de macrodrenagem no local devem se iniciar hoje e a intenção da Prefeitura é concluir esta primeira fase antes do Natal.
Nesta primeira etapa serão abertos quatro quilômetros de avenidas. Após a remoção do pavimento e escavação, será colocada a estrutura do canal, além da criação de bocas-de-lobo. Só então a pavimentação será recomposta. A nova galeria será construída apenas de um lado da pista, entretanto, o outro lado também será fechado para a movimentação de máquinas.
As obras acontecem na Leopoldino de Oliveira, da rua Cândida Mendonça Bilharinho até a avenida Santos Dumont; na avenida Santos Dumont, até a Praça de Esportes; na Santa Beatriz, até próximo à rua Prata, e na avenida Pedro Salomão, até a rotatória atrás do antigo Carrefour.
De acordo com o Codau, as máquinas permanecerão 21 dias em frente de cada imóvel, sendo que elas deverão avançar cerca de 40 metros a cada três dias. Durante esse período, moradores ficarão impossibilitados de entrar ou sair com veículos das garagens. Para esta primeira etapa, os investimentos são de R$30,3 milhões, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1).
Em relação ao trânsito nestes locais, o subsecretário de Trânsito, coronel Antônio de Souza Filho, afirma que a Guarda Municipal atuará no sentido de orientar e conduzir o trânsito, interferir na sinalização nos momentos de pico e proporcionar, dentro das limitações, fluidez, além de amparar pedestres durante a travessia. A Polícia Militar estará inserida no trabalho em parceria com a GM para dar mais segurança ao trânsito, comenta.
Como a obra vai continuar em 2012, os GMs que terão aula inaugural no dia 8 de setembro receberão dentro do conteúdo programático a preparação para trabalhar durante as obras. “O servidor público tem que ter a compreensão da grandeza da obra e que vai trabalhar com condutores irritados e impacientes e precisa ser preparado para atuar positivamente neste cenário.”
O curso deve durar cerca de três meses, mas a fase de estágio será feita no entorno do Água Viva. Segundo o subsecretário, atualmente existe limitação de efetivo, mas a GM, com um reforço do município, diante da importância incontestável e da demanda crescente, com os novos agentes, passa a ter contingente total de 143 profissionais.
É ai que o bicho vai pegar.....................
Comentários
Postar um comentário