Em meio aos rumores sobre o possível fechamento da unidade do Carrefour em Uberaba, o grupo francês confirmou ter recebido proposta de fusão com a Companhia Brasileira de Distribuição (CBD), que agrega lojas do Pão de Açúcar, Extra e Compre Bem, do empresário Abílio Diniz. Se formalizada, o Grupo Pão de Açúcar e o Carrefour Brasil integrarão a maior rede varejista do país.
A proposta foi formulada ontem pela empresa brasileira Gama, pertencente ao fundo BTG Pactual, com o apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Caso seja concretizada, a Gama se tornará um grande acionista do Carrefour, número dois mundial do setor de distribuição, com participação de 18% em seu capital.
A negociação para a fusão acontece após o Grupo Pão de Açúcar adquirir as redes de varejo "Ponto Frio" e "Casas Bahia", cujas operações ainda não passaram pelo crivo do órgão de defesa da concorrência, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Ainda ocorre após os contatos do empresário Abílio Diniz com a alta cúpula do Grupo Carrefour, na França.
De acordo com informações divulgadas ontem, a proposta prevê a aquisição das lojas do Carrefour com investimento de 1,7 bilhão de euros do BNDESPar e de 300 milhões de euros pelo BTG Pactual, que também vai arcar com dívida de 500 milhões de euros da rede varejista francesa no Brasil. O Conselho Administrativo do Carrefour deverá se reunir para analisar a proposta e se posicionará em até sessenta dias.
Através da assessoria de imprensa, o prefeito Anderson Adauto (PMDB) assegurou que ainda não recebeu nenhum posicionamento oficial do grupo francês sobre o fechamento da unidade em Uberaba. Ele novamente manifestou acreditar no encerramento das atividades do hipermercado, assegurando que os rumores devem ser decorrentes sobre a possível fusão entre o Carrefour Brasil e o Grupo Pão de Açúcar.
Comentários
Postar um comentário