Pular para o conteúdo principal

Motoristas não respeitam as vagas de idosos e deficientes físicos

Idosos e pessoas com necessidades especiais encontram dificuldades para estacionar nos lugares destinados a eles por lei. O aposentado Mário Eduardo afirma que a população em Uberaba não está respeitando esse direito.  “Às vezes a gente tem que andar duas, três quadras porque não tem estacionamento. E como o idoso vai se locomover? E o pior é que o brasileiro é mal-educado, porque ele não deixa a vaga pro idoso e pro deficiente.” Em Uberaba são 900 idosos e 169 deficientes cadastrados para este tipo de estacionamento.

Outro problema enfrentado é em relação à distribuição desses locais. O aposentado Valdeci Nunes reclama que essas vagas que se concentram no centro da cidade “deveriam existir nos bairros onde tem muita gente que precisa.” E a fiscalização também é alvo de críticas dessas pessoas. O cadeirante Israel Garcez, por exemplo, diz que ela é ineficiente. “É raro você encontrar uma vaga de estacionamento para deficiente que esteja vazia. Não há fiscalização. Outro dia mesmo eu estava com uma amiga cadeirante e ela não conseguiu tirar o carro da vaga, porque um motociclista parou com a moto bem em cima.”

Ao todo, existem 169 vagas disponíveis para este público em Uberaba. A lei determina que 5% do estacionamento disponível da cidade sejam destinados aos idosos e 2% aos deficientes. O chefe da Seção de Educação no Trânsito e Estatística da Settrans, Hélio Reis dos Santos, reconhece a falta de respeito na utilização das vagas. Por isso mesmo, ele diz que a Semana Municipal de Inclusão Social no Trânsito deste ano, prevista para junho, vai focar na conscientização. Ele também anuncia que esses locais devem ser ampliados. “No centro, o Água Viva vai vir recuperando a área e não podemos pintar no momento. O melhor será esperar o projeto terminar para pintar novas vagas. Vamos ter muito mais, quando acabar.”

Sobre a distribuição das vagas, ele diz que isso depende da demanda e que as pessoas nos bairros que sentirem essa necessidade podem entrar em contato com a Settrans para que a questão seja avaliada. O telefone da secretaria é 3331-2308. Já a fiscalização é feita pela Guarda Municipal, mas o chefe do setor, Marco Túlio Gianvecchio, não foi encontrado para explicar como anda o processo na cidade.


Ninguém respeita nada, hoje em dia..........mesmo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONHEÇA BEN HEINE

Ben Heine. Foto: Reprodução internet Ben Heine  é um talentoso artista belga, que cria surpreendentes desenhos tridimensionais. Depois de finalizar o trabalho, Ben Heine tira fotos de si mesmo interagindo com sua obra e o resultado é surpreendente. Ele descreve a si mesmo como um artista visual multidisciplinar que é inspirado pelas pessoas e pela natureza.  Heine cresceu em Abidjan, Costa do Marfim, onde viveu por sete anos com seus pais e três irmãs antes de volta para Bruxelas em 1990. Ele é conhecido internacionalmente por seus trabalhos muito criativos projetos  “Pencil Vs Camera“  e "Circlism Digital" .   O primeiro, envolve a mistura de desenho e fotografia, a imaginação e a realidade, através da ilusão e do surrealismo. No segundo projeto, Heine geralmente faz retratos de celebridades / ícones culturais com ferramentas digitais usando círculos planos sobre um fundo preto. Cada círculo tem uma única cor e um único tom. Através do uso de softwares gráficos

BATE-PAPO COM JOÃO CARLOS NOGUEIRA

Por: André Montandon João Carlos Paranhos Nogueira  é um dos grandes nomes do esporte uberabense. Seu currículo é inspirador, abrange prêmios de destaque do ano, participações e títulos em importantes competições do país. Fera na natação, no triatlo e na maratona aquática, João começou a praticar esporte bem cedo, aos seis anos de idade.  Nas piscinas, são vários pódios, destaque para os títulos no Circuito Brasil e Circuito Paraolímpico. Em 2011, iniciou no Paratriathlon, também conseguindo bons resultados, como a Copa Brasil de 2018. Em 2014, começou na maratona aquática, com diversos títulos na categoria PCD  e sempre estando entre os melhores também contra nadadores sem deficiência, na categoria master. Medalhas em eventos importantes como no Desafio Aquaman, no Circuito de Maratona Aquática do Estado de São Paulo, na Travessia dos Fortes e o Circuito Rei e Rainha do Mar. No ano passado, mais um feito marcante em sua carreira, foi campeão na 52ª edição da Maratona Aquátic