Pular para o conteúdo principal

Motoristas não respeitam as vagas de idosos e deficientes físicos

Idosos e pessoas com necessidades especiais encontram dificuldades para estacionar nos lugares destinados a eles por lei. O aposentado Mário Eduardo afirma que a população em Uberaba não está respeitando esse direito.  “Às vezes a gente tem que andar duas, três quadras porque não tem estacionamento. E como o idoso vai se locomover? E o pior é que o brasileiro é mal-educado, porque ele não deixa a vaga pro idoso e pro deficiente.” Em Uberaba são 900 idosos e 169 deficientes cadastrados para este tipo de estacionamento.

Outro problema enfrentado é em relação à distribuição desses locais. O aposentado Valdeci Nunes reclama que essas vagas que se concentram no centro da cidade “deveriam existir nos bairros onde tem muita gente que precisa.” E a fiscalização também é alvo de críticas dessas pessoas. O cadeirante Israel Garcez, por exemplo, diz que ela é ineficiente. “É raro você encontrar uma vaga de estacionamento para deficiente que esteja vazia. Não há fiscalização. Outro dia mesmo eu estava com uma amiga cadeirante e ela não conseguiu tirar o carro da vaga, porque um motociclista parou com a moto bem em cima.”

Ao todo, existem 169 vagas disponíveis para este público em Uberaba. A lei determina que 5% do estacionamento disponível da cidade sejam destinados aos idosos e 2% aos deficientes. O chefe da Seção de Educação no Trânsito e Estatística da Settrans, Hélio Reis dos Santos, reconhece a falta de respeito na utilização das vagas. Por isso mesmo, ele diz que a Semana Municipal de Inclusão Social no Trânsito deste ano, prevista para junho, vai focar na conscientização. Ele também anuncia que esses locais devem ser ampliados. “No centro, o Água Viva vai vir recuperando a área e não podemos pintar no momento. O melhor será esperar o projeto terminar para pintar novas vagas. Vamos ter muito mais, quando acabar.”

Sobre a distribuição das vagas, ele diz que isso depende da demanda e que as pessoas nos bairros que sentirem essa necessidade podem entrar em contato com a Settrans para que a questão seja avaliada. O telefone da secretaria é 3331-2308. Já a fiscalização é feita pela Guarda Municipal, mas o chefe do setor, Marco Túlio Gianvecchio, não foi encontrado para explicar como anda o processo na cidade.


Ninguém respeita nada, hoje em dia..........mesmo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FIQUE LIGADO NA AGENDA CULTURAL

  Confira os principais eventos desse final de semana em Uberaba. Tentaremos manter a lista o mais atualizada possível, adicionando novos eventos à medida que eles forem sendo confirmados. Não se esqueça que ainda estamos em uma pandemia. Siga as orientações estabelecidas e curta com segurança Siga o zebunarede também pelas redes sociais: Facebook:  zebunarede.com Instagram:  @zebunarede Youtube:  zebunarede Twitter:  @zebunarede

CONQUISTAS UBERABENSES NO ESPORTE

A Arena Funel foi palco no dia 07 de maio da primeira rodada da Copa Triângulo de Handebol , que reúne, além de Uberaba, equipes de Araxá, Itapagipe, Ituiutaba, Patos de Minas, Sacramento, Santa Vitória, São Gotardo, Serra do Salitre e Uberlândia. Jogando em casa e com o apoio da torcida, as equipes de Uberaba conquistaram ótimos resultados:  - Infantil Masculino - duas vitórias contra Serra do Salitre - Líder da categoria. Com Guilherme Godoy e Guilherme Baldoqui eleitos MVP das partidas. - Infantil Feminino - derrota para o Praia Clube/Monte Hebron A - 3ª colocação na categoria; - Juvenil Masculino - vitórias contra Ihp - Int. Hand. Clube de Patos de Minas e Ituiutaba Clube - Líder da categoria. Com Manzi e Henrique eleitos MVP das partidas. - Junior Masculino - vitórias contra Omegah Araxá e a Pref. M. de São Gotardo em duas partidas -  Liderança isolada da categoria. Com Gabriel e Felipe eleitos MVP das partidas. -  Junior Feminino  - vitória contra Pref. M. de São Gotardo - Líd