Pular para o conteúdo principal

TG 11-003 (Tiro de Guerra) comemora dia do Exército Brasileiro

O Exército completa hoje 363 anos de existência, e a data foi escolhida em alusão à Primeira Batalha dos Guararapes, em Pernambuco, palco da vitoriosa batalha contra o invasor holandês em 19 de abril de 1648.

Com ideais de fé, bravura, honra e pátria, a data será lembrada em Uberaba pelo comando do TG 11-003 com solenidade às 19h30, na sede do Tiro de Guerra.

"O Exército Brasileiro é o segmento terrestre das Forças Armadas, que são instituições nacionais constituídas pela sociedade brasileira para defender a pátria como nação independente e soberana, garantir a integridade territorial e a paz interna, bem como lhe assegurar a convivência pacífica e o respeito no cenário internacional", informa o chefe da instrução do Tiro de Guerra 11-003, 1º sargento Paulo Sérgio Oliveira de Melo, mais conhecido como sargento Melo.

Sargento Melo ressalta que o Exército chegou a Uberaba em meados de 1908, sob a responsabilidade do tenente Pedro Cavalcante de Albuquerque, que iniciou a formação militar dos alunos do Colégio Diocesano.

"A localização estratégico-geográfica de Uberaba e o sentimento de patriotismo de seu povo fizeram com que a presença do Exército se intensificasse com o início, em caráter experimental, das atividades do Tiro de Guerra no ano de 1930 nas instalações da Escola Municipal Alaor Prata. Durante a II Grande Guerra Mundial, Uberaba atendeu ao chamado da pátria, enviando mais de 800 homens para lutar nos campos de batalha da Europa, onde, dignamente, demonstraram o valor, a coragem e abnegação do cidadão uberabense, muitos deles com o sacrifício da própria vida", lembra sargento Melo.

O militar observa que, apesar de estar em Uberaba há 102 anos, a criação oficial do Tiro de Guerra 11-003 é de cerca de 81 anos, sendo cinco anos em funcionamento experimental. "A organização militar de elite do Exército Brasileiro, orgulha-se por ter formado aproximadamente 18.500 cabos e atiradores da Reserva de nossa Força Terrestre", diz.
Anualmente, 200 atiradores são matriculados para prestar serviço militar obrigatório e, neste ano as instruções iniciaram no dia 1º de março e se estende até dezembro. As atividades são coordenadas pelo 1º sargento Melo, e os instrutores 1º sargento Moacir Matias Júnior, 1º sargento Carlos Barbosa Santana, e o 1º sargento Emerson Tibola.

Parcerias - "Além das instruções militares como tiro, treinamento físico militar, orientação, operações para garantia da lei e da ordem, utilização do terreno, entre outras atividades, o Tiro-de-Guerra desenvolve atividades extracurriculares, apoiando a comunidade uberabense em campanhas desenvolvidas pela Prefeitura de Uberaba, através de suas secretarias. Dentre estas atividades estão campanhas do agasalho, de combate à dengue, de conscientização no trânsito, contra violência de jovens e adolescentes. Também apoiamos a Hospital Dr. Hélio Angotti, na arrecadação de doações com desconto na conta de água, um trabalho que tem contribuído muito para o excepcional atendimento às pessoas com câncer. Dentre outras parcerias está o apoio ao 4º BPM no projeto "A praça para todos", observa.

Sargento Melo reforça que o Tiro de Guerra é orgulho da comunidade uberabense, mas lembra que o Exército se faz presente na cidade também com o 1º Destacamento do 11º Batalhão de Engenharia de Construção, "que com suas obras e atividades, vem trazendo desenvolvimento e segurança para o município e região"; e com a 8ª Delegacia de Serviço Militar, "que coordena e fiscaliza o Serviço Militar em Uberaba e em mais 17 cidades da região, realizando também a fiscalização de produtos controlados no município.

"Há 102 anos o Exército Brasileiro em consonância com a sociedade uberabense, concorre para manter vivo o compromisso de buscar o desenvolvimento da Pátria, preservando os seus mais legítimos valores, buscando manter elevadas as virtudes como um atributo indissolúvel da instituição", finaliza o 1º sargento Melo, convidando as pessoas para assistirem a solenidade hoje, a partir de 19h30, no TG 11-003, que fica na av. São Paulo, 411, Amoroso Costa. 



Este é um dia super especial, para exército principalmente para quem já serviu no Tiro de Guerra , realmente é um ensino diferente você mostra que pode ser capaz e ajudar a comunidade na forma mais civil possível.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONHEÇA BEN HEINE

Ben Heine. Foto: Reprodução internet Ben Heine  é um talentoso artista belga, que cria surpreendentes desenhos tridimensionais. Depois de finalizar o trabalho, Ben Heine tira fotos de si mesmo interagindo com sua obra e o resultado é surpreendente. Ele descreve a si mesmo como um artista visual multidisciplinar que é inspirado pelas pessoas e pela natureza.  Heine cresceu em Abidjan, Costa do Marfim, onde viveu por sete anos com seus pais e três irmãs antes de volta para Bruxelas em 1990. Ele é conhecido internacionalmente por seus trabalhos muito criativos projetos  “Pencil Vs Camera“  e "Circlism Digital" .   O primeiro, envolve a mistura de desenho e fotografia, a imaginação e a realidade, através da ilusão e do surrealismo. No segundo projeto, Heine geralmente faz retratos de celebridades / ícones culturais com ferramentas digitais usando círculos planos sobre um fundo preto. Cada círculo tem uma única cor e um único tom. Através do uso de softwares gráficos

ZEBUNAREDE ENTREVISTA - YSAAC & K.OLIVER

  Por: André Montandon Parceiros de longa data, Ysaac e K.Oliver seguem como eles mesmos dizem: "contrariando as estatísticas". Com muita luta, força, foco e fé, a dupla desenvolve o seu trabalho. E podemos dizer que já são referências em Uberaba e região. Além da carreira solo, eles participam de outros projetos ao lado de feras da cena local, com a Família BMX. Sempre em constante movimento, eles lançaram no mês de maio, o álbum que carrega em seu título o lema da dupla  "Contrariando as Estatísticas", produzido e gravado em São Paulo, conta com vídeo clipe em todas as faixas. Aproveitando o lançamento, batemos um papo com eles. Confira a seguir: - Para começar a nossa entrevista, gostaríamos de saber um pouco mais sobre o processo de produção/gravação do novo álbum? Ysaac/K.Oliver -  Salve família. Máximo Respeito. O processo de produção e gravação do nosso álbum ele veio com muita luta e muita história porque algumas músicas deste álbum duas ou três músicas eu