Pular para o conteúdo principal

TG 11-003 (Tiro de Guerra) comemora dia do Exército Brasileiro

O Exército completa hoje 363 anos de existência, e a data foi escolhida em alusão à Primeira Batalha dos Guararapes, em Pernambuco, palco da vitoriosa batalha contra o invasor holandês em 19 de abril de 1648.

Com ideais de fé, bravura, honra e pátria, a data será lembrada em Uberaba pelo comando do TG 11-003 com solenidade às 19h30, na sede do Tiro de Guerra.

"O Exército Brasileiro é o segmento terrestre das Forças Armadas, que são instituições nacionais constituídas pela sociedade brasileira para defender a pátria como nação independente e soberana, garantir a integridade territorial e a paz interna, bem como lhe assegurar a convivência pacífica e o respeito no cenário internacional", informa o chefe da instrução do Tiro de Guerra 11-003, 1º sargento Paulo Sérgio Oliveira de Melo, mais conhecido como sargento Melo.

Sargento Melo ressalta que o Exército chegou a Uberaba em meados de 1908, sob a responsabilidade do tenente Pedro Cavalcante de Albuquerque, que iniciou a formação militar dos alunos do Colégio Diocesano.

"A localização estratégico-geográfica de Uberaba e o sentimento de patriotismo de seu povo fizeram com que a presença do Exército se intensificasse com o início, em caráter experimental, das atividades do Tiro de Guerra no ano de 1930 nas instalações da Escola Municipal Alaor Prata. Durante a II Grande Guerra Mundial, Uberaba atendeu ao chamado da pátria, enviando mais de 800 homens para lutar nos campos de batalha da Europa, onde, dignamente, demonstraram o valor, a coragem e abnegação do cidadão uberabense, muitos deles com o sacrifício da própria vida", lembra sargento Melo.

O militar observa que, apesar de estar em Uberaba há 102 anos, a criação oficial do Tiro de Guerra 11-003 é de cerca de 81 anos, sendo cinco anos em funcionamento experimental. "A organização militar de elite do Exército Brasileiro, orgulha-se por ter formado aproximadamente 18.500 cabos e atiradores da Reserva de nossa Força Terrestre", diz.
Anualmente, 200 atiradores são matriculados para prestar serviço militar obrigatório e, neste ano as instruções iniciaram no dia 1º de março e se estende até dezembro. As atividades são coordenadas pelo 1º sargento Melo, e os instrutores 1º sargento Moacir Matias Júnior, 1º sargento Carlos Barbosa Santana, e o 1º sargento Emerson Tibola.

Parcerias - "Além das instruções militares como tiro, treinamento físico militar, orientação, operações para garantia da lei e da ordem, utilização do terreno, entre outras atividades, o Tiro-de-Guerra desenvolve atividades extracurriculares, apoiando a comunidade uberabense em campanhas desenvolvidas pela Prefeitura de Uberaba, através de suas secretarias. Dentre estas atividades estão campanhas do agasalho, de combate à dengue, de conscientização no trânsito, contra violência de jovens e adolescentes. Também apoiamos a Hospital Dr. Hélio Angotti, na arrecadação de doações com desconto na conta de água, um trabalho que tem contribuído muito para o excepcional atendimento às pessoas com câncer. Dentre outras parcerias está o apoio ao 4º BPM no projeto "A praça para todos", observa.

Sargento Melo reforça que o Tiro de Guerra é orgulho da comunidade uberabense, mas lembra que o Exército se faz presente na cidade também com o 1º Destacamento do 11º Batalhão de Engenharia de Construção, "que com suas obras e atividades, vem trazendo desenvolvimento e segurança para o município e região"; e com a 8ª Delegacia de Serviço Militar, "que coordena e fiscaliza o Serviço Militar em Uberaba e em mais 17 cidades da região, realizando também a fiscalização de produtos controlados no município.

"Há 102 anos o Exército Brasileiro em consonância com a sociedade uberabense, concorre para manter vivo o compromisso de buscar o desenvolvimento da Pátria, preservando os seus mais legítimos valores, buscando manter elevadas as virtudes como um atributo indissolúvel da instituição", finaliza o 1º sargento Melo, convidando as pessoas para assistirem a solenidade hoje, a partir de 19h30, no TG 11-003, que fica na av. São Paulo, 411, Amoroso Costa. 



Este é um dia super especial, para exército principalmente para quem já serviu no Tiro de Guerra , realmente é um ensino diferente você mostra que pode ser capaz e ajudar a comunidade na forma mais civil possível.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BATE-PAPO COM JOÃO CARLOS NOGUEIRA

Por: André Montandon João Carlos Paranhos Nogueira  é um dos grandes nomes do esporte uberabense. Seu currículo é inspirador, abrange prêmios de destaque do ano, participações e títulos em importantes competições do país. Fera na natação, no triatlo e na maratona aquática, João começou a praticar esporte bem cedo, aos seis anos de idade.  Nas piscinas, são vários pódios, destaque para os títulos no Circuito Brasil e Circuito Paraolímpico. Em 2011, iniciou no Paratriathlon, também conseguindo bons resultados, como a Copa Brasil de 2018. Em 2014, começou na maratona aquática, com diversos títulos na categoria PCD  e sempre estando entre os melhores também contra nadadores sem deficiência, na categoria master. Medalhas em eventos importantes como no Desafio Aquaman, no Circuito de Maratona Aquática do Estado de São Paulo, na Travessia dos Fortes e o Circuito Rei e Rainha do Mar. No ano passado, mais um feito marcante em sua carreira, foi campeão na 52ª edição da Maratona Aquátic

ZEBUNAREDE ENTREVISTA - YSAAC & K.OLIVER

  Por: André Montandon Parceiros de longa data, Ysaac e K.Oliver seguem como eles mesmos dizem: "contrariando as estatísticas". Com muita luta, força, foco e fé, a dupla desenvolve o seu trabalho. E podemos dizer que já são referências em Uberaba e região. Além da carreira solo, eles participam de outros projetos ao lado de feras da cena local, com a Família BMX. Sempre em constante movimento, eles lançaram no mês de maio, o álbum que carrega em seu título o lema da dupla  "Contrariando as Estatísticas", produzido e gravado em São Paulo, conta com vídeo clipe em todas as faixas. Aproveitando o lançamento, batemos um papo com eles. Confira a seguir: - Para começar a nossa entrevista, gostaríamos de saber um pouco mais sobre o processo de produção/gravação do novo álbum? Ysaac/K.Oliver -  Salve família. Máximo Respeito. O processo de produção e gravação do nosso álbum ele veio com muita luta e muita história porque algumas músicas deste álbum duas ou três músicas eu