Pular para o conteúdo principal

Tecnologia 3D contribui com a medicina

A tecnologia está trabalhando para diminuir a mortalidade de mulheres pelo câncer de mama. O uso da tecnologia 3D para detectar a doença poderá ser a chave para salvar muitas vidas. No Hospital Geral de Massachussets, em Boston, nos Estados Unidos, são usadas imagens precisas em três dimensões que, segundo os médicos, ajudam a detectar a doença mais cedo que os métodos tradicionais de exame.
A imagem tradicional de mamografia utilizada atualmente é nublada e com pouquíssimos detalhes, o que pode esconder algumas informações muito importantes clinicamente. Já a mamografia em 3D, ou Tomosynthesis, é feita através de raio-x, e por enquanto é usada somente no hospital americano, apesar de muitas pesquisas sobre a tecnologia estarem em curso nos Estados Unidos.

Na Tomosynthesis, os seios são comprimidos enquanto o tubo de raio-x se move em uma determinada região das mamas. Depois, as imagens são ampliadas e com a ajuda de um óculos especial é possível visualizar com profundidade os mamogramas. Enxergam-se detalhes mínimos e com precisão. O sistema é usado desde o início de março no hospital.

As imagens coletadas pelo raio-x são exibidas em uma série de exposições de vários ângulos. As exposições à radiação são uma fração da dose usada por uma exposição mamográfica convencional, fazendo com que a dose total de radiação seja similar ao da técnica tradicional.

Usandos computadores, os dados são processados juntamente com um conjunto múltiplo de informações, cálculos e imagens. Com esses dados, a imagem é reconstruída em 3D. Com isso, os radiologistas podem observar os mínimos detalhes do tecido mamário, as mamas individualmente e analisar qualquer área das mamas com profundidade.

Segundo Elizabeth, pesquisadora do projeto, na maioria das vezes só é necessário um exame com a mamografia em 3D porque é eliminada a necessidade de raios-x adicionais. Além disso, estudos dizem que a necessidade de retorno com a Tomosynthesis diminui de 38% a 70%.

A Tomosynthesis, no entanto, é um complemento para a mamografia tradicional, já que ela é feita simultaneamente no mesmo dispositivo de imagem. Com a mesma compressão para a realização dos dois exames, a paciente não nota nenhuma diferença na mamografia.

O Food and Drug Admistration (FDA), agência que regula produtos relacionados à saúde nos Estados Unidos, alerta que a dose de radiação é um pouco perigosa, mas Elizabeth diz que os níveis estão dentro do exigido pela agência e que os benefícios compensam.

Apesar do alerta do FDA, a agência autorizou o uso do sistema em fevereiro deste ano. O equipamento é fabricado pela Hologic, uma empresa de Massachussets especialista em dispositivos tecnológicos para a saúde das mulheres. O sistema levou seis anos para ser desenvolvido. Ele já está instalado também em hospitais no México e no Canadá.

A tecnologia quando utilizada de forma consciente, contribiu para o bem estar do homem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRIÂNGULO BLUES LEVA O CLIMA DE NEW ORLEANS AO PARQUE DAS BARRIGUDAS NOS DIAS 07 E 08 DE JUNHO

  Se prepara, Uberaba! O groove, o swing e a alma do sul dos Estados Unidos vão invadir a cidade com a edição New Orleans do Triângulo Blues Festival , que rola nos dias 07 e 08 de junho, no já tradicional e charmoso Parque das Barrigudas , com entrada gratuita e clima de festival de rua! Foto:  https://www.trianguloblues.com.br/ ATRAÇÕES DE PESO E SONZERA NA VEIA Inspirado na cidade berço do jazz e do blues, o festival promete dois dias de muita música de qualidade com atrações nacionais e internacionais, gastronomia, cervejas artesanais, aquele público que sabe curtir um som com alma e claro, sem esquecer da solidariedade e inclusão social. Confira a programação completa: Sábado (07/06): 15h30 - Mayra Aveliz (SP) 17h - Ale Ravanello (RS) 18h30 - Elvis Rock Legacy (BH) 20h - Fred Sunwalk (SP) 21h30 - Nil Guimarães (SP) 23h - JJ Thames (EUA) Domingo (08/06): 14h45 - Blues Haze (MG) 16h15 - Luciano Leães (RS) 17h45 - Totem (BH) 19h15 - Nanda Moura (RJ) 20h45 - Wilson Sideral...

IGREJA SÃO DOMINGOS SE TRANSFORMA EM UM ESPETÁCULO INÉDITO DE LUZ E EMOÇÃO NO NATAL 2025 DE UBERABA

  Uberaba vai brilhar como nunca neste Natal. Nesta quinta-feira, 30 de outubro, às 19h30, a cidade acende oficialmente o espírito natalino com a inauguração da iluminação da Igreja São Domingos, dentro da programação “Natal 2025 – Contando a Nossa História” , promovida pela Prefeitura Municipal, que na semana passada inaugurou a decoração natalina na Praça Rui Barbosa. E não é qualquer decoração: o público vai assistir a um show inédito de luzes inspirado na famosa Catedral de Pedra de Canela (RS). Em um espetáculo de 15 minutos, mais de 100 lâmpadas sincronizadas ganham vida na fachada neogótica da igreja, embaladas por cinco músicas cuidadosamente programadas pelo jovem uberabense Guilherme Neves Marra de Zilmar, de 18 anos, e seu pai Zilmar Ribeiro de Lima, responsáveis pela automação do espetáculo. Durante a exibição, o ballet infantil da Academia Beth Dorça fará uma apresentação especial, somando ainda mais emoção à experiência. Antes do show, a Orquestra Municipal de Uberaba...