Mutirão da Dengue retira mais de 100 mil quilos de recipientes que acumulam água em toda a cidade, desde o início da ação, em outubro. A previsão é que seja realizado outro mutirão ainda este ano, de acordo com o Departamento Zoonoses.
André Ribeiro, diretor do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, em entrevista exclusiva à Rádio JM, fez um balanço do que já foi feito contra a dengue, e mais uma vez pediu a colaboração de toda a população. “Atualmente o trabalho é desenvolvido de segunda a sexta-feira, com um agente para cada 800 imóveis. Porém, há ações de intensificação em toda a cidade”, explica.
Com a queda nas temperaturas a possibilidade de se adquirir dengue aumenta. André destaca que a grande preocupação é com a chegada do sorotipo 4 da doença, “pois quanto mais variações do vírus, a gravidade da doença aumenta”.
Até na sexta-feira (15), o Departamento de Zoonoses em parceria com outras secretarias da Prefeitura, já haviam recolhido 778 caminhões cheios de materiais que acumulam água, no total de 102.811 quilos. A maioria dos objetos recolhidos é descartada no aterro sanitário. “Com exceção dos pneus, que voltam para as empresas e estas lhes dão o destino ecologicamente correto”, conclui André.
A previsão é que o Mutirão iniciado em meados de outubro e início de novembro termine ainda no mês de maio. No entanto, a Secretaria de Saúde, através do Departamento de Zoonoses, já planeja realizar um segundo mutirão ainda este ano, com o objetivo de reduzir ao máximo os números de casos de dengue no município.
Vamos lá gente, vamos acabar com este mosquito macuaba......
Comentários
Postar um comentário