Pular para o conteúdo principal

Acidente ambiental

Neste fim de semana, a Estação de Tratamento de Esgotos – ETE do Rio Uberaba, recebeu dejetos impróprios para o tratamento, causando prejuízos ao processo de depuração do esgoto. O fato foi caracterizado como um acidente ambiental e novamente o Codau constatou que a origem dos produtos, semelhante à serragem com odor de madeira e um líquido vermelho, partiram de um lançamento indevido de uma indústria localizada no DI-II. A autarquia registrou um boletim de ocorrência e chamou a Polícia Ambiental para registrar os fatos e dar ciência à Promotoria de Meio Ambiente.

Em ato contínuo, o Codau também alertou a Secretaria de Meio Ambiente, visando constatar os fatos e tomar as providências junto à empresa responsável pela ocorrência. Em paralelo, a Superintendência Regional de Regularização Ambiental, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente foi informada que o Codau realizará manutenção na Estação, prevendo a paralisação total da ETE do Rio Uberaba.

Os prejuízos para o tratamento ainda não foram totalmente mensurados. Até o momento, os estragos percebidos estão na etapa preliminar, onde ocorrem as primeiras fases do tratamento, justamente nas peneiras de retenção de sólidos; no sistema de aeração; nos motores e tubulações da caixa de sedimentação.
Há uma previsão de restabelecer por completo o sistema preliminar em alguns dias. Uma destas consequências pode ser a redução da colônia de bactérias anaeróbicas, o que prejudicará diretamente a porcentagem de redução da Demanda Bioquímica de Oxigênio, o índice que mede o nível de depuração do esgoto tratado.

O presidente do Codau, José Luiz Alves, afirmou que já entrou em contato com a direção da indústria, externando a preocupação com o ocorrido e solicitando providências para que os transtornos não voltem a se repetir.

Esperamos que as providencias cabiveis sejam tomadas, para que esse tipo de acidente não ocorra mais. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONHEÇA BEN HEINE

Ben Heine. Foto: Reprodução internet Ben Heine  é um talentoso artista belga, que cria surpreendentes desenhos tridimensionais. Depois de finalizar o trabalho, Ben Heine tira fotos de si mesmo interagindo com sua obra e o resultado é surpreendente. Ele descreve a si mesmo como um artista visual multidisciplinar que é inspirado pelas pessoas e pela natureza.  Heine cresceu em Abidjan, Costa do Marfim, onde viveu por sete anos com seus pais e três irmãs antes de volta para Bruxelas em 1990. Ele é conhecido internacionalmente por seus trabalhos muito criativos projetos  “Pencil Vs Camera“  e "Circlism Digital" .   O primeiro, envolve a mistura de desenho e fotografia, a imaginação e a realidade, através da ilusão e do surrealismo. No segundo projeto, Heine geralmente faz retratos de celebridades / ícones culturais com ferramentas digitais usando círculos planos sobre um fundo preto. Cada círculo tem uma única cor e um único tom. Através do uso de softwares gráficos

UBERABENSES NO TOPO: AS CONQUISTAS QUE ELEVAM O NOME DA CIDADE NOS ESPORTES

  No dia 13 de abril, as centrais uberabenses  Isabela Quiuqui  e  Gabriella Pena conquistaram em Portugal,  com a equipe  Associação Avense AA78 -  o Campeonato Nacional da 2ª Divisão Sênior Feminino . O grande trunfo ocorreu de forma antecipada, após vitória na 8ª rodada por 3 sets a 0 sobre o Clube Esc. Levada. Essa é a segunda ascensão da equipe com participação das nossas craques. Na temporada passada, o  time da Vila das Aves venceu a  3ª Divisão de forma invicta. Equipe AA78; as atletas Gabriella e Isabela. Foto:  @aa78_voleibol  /  @isquiuqui Na quarta-feira (24), em Jardinópolis-SP,  a equipe adulto do  Uberaba Spartan Sport aplicou uma sonora goleada pra cima das paulistas de Pontal pelo Campeonato Paulista & Sul Minas de Futsal . Com gols de  Rayane (2x) , Nathalia (2x) , Daniela , Ianca e Norma , as spartanas venceram o duelo por 7 a 0, alcançando a segunda vitória na competição. Já no sábado, foram campeãs do Torneio de Futsal Feminino de Ituiutaba, ao derrotar na gr