Pular para o conteúdo principal

Acidente ambiental

Neste fim de semana, a Estação de Tratamento de Esgotos – ETE do Rio Uberaba, recebeu dejetos impróprios para o tratamento, causando prejuízos ao processo de depuração do esgoto. O fato foi caracterizado como um acidente ambiental e novamente o Codau constatou que a origem dos produtos, semelhante à serragem com odor de madeira e um líquido vermelho, partiram de um lançamento indevido de uma indústria localizada no DI-II. A autarquia registrou um boletim de ocorrência e chamou a Polícia Ambiental para registrar os fatos e dar ciência à Promotoria de Meio Ambiente.

Em ato contínuo, o Codau também alertou a Secretaria de Meio Ambiente, visando constatar os fatos e tomar as providências junto à empresa responsável pela ocorrência. Em paralelo, a Superintendência Regional de Regularização Ambiental, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente foi informada que o Codau realizará manutenção na Estação, prevendo a paralisação total da ETE do Rio Uberaba.

Os prejuízos para o tratamento ainda não foram totalmente mensurados. Até o momento, os estragos percebidos estão na etapa preliminar, onde ocorrem as primeiras fases do tratamento, justamente nas peneiras de retenção de sólidos; no sistema de aeração; nos motores e tubulações da caixa de sedimentação.
Há uma previsão de restabelecer por completo o sistema preliminar em alguns dias. Uma destas consequências pode ser a redução da colônia de bactérias anaeróbicas, o que prejudicará diretamente a porcentagem de redução da Demanda Bioquímica de Oxigênio, o índice que mede o nível de depuração do esgoto tratado.

O presidente do Codau, José Luiz Alves, afirmou que já entrou em contato com a direção da indústria, externando a preocupação com o ocorrido e solicitando providências para que os transtornos não voltem a se repetir.

Esperamos que as providencias cabiveis sejam tomadas, para que esse tipo de acidente não ocorra mais. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BATE-PAPO COM JOÃO CARLOS NOGUEIRA

Por: André Montandon João Carlos Paranhos Nogueira  é um dos grandes nomes do esporte uberabense. Seu currículo é inspirador, abrange prêmios de destaque do ano, participações e títulos em importantes competições do país. Fera na natação, no triatlo e na maratona aquática, João começou a praticar esporte bem cedo, aos seis anos de idade.  Nas piscinas, são vários pódios, destaque para os títulos no Circuito Brasil e Circuito Paraolímpico. Em 2011, iniciou no Paratriathlon, também conseguindo bons resultados, como a Copa Brasil de 2018. Em 2014, começou na maratona aquática, com diversos títulos na categoria PCD  e sempre estando entre os melhores também contra nadadores sem deficiência, na categoria master. Medalhas em eventos importantes como no Desafio Aquaman, no Circuito de Maratona Aquática do Estado de São Paulo, na Travessia dos Fortes e o Circuito Rei e Rainha do Mar. No ano passado, mais um feito marcante em sua carreira, foi campeão na 52ª edição da Maratona Aquátic

ZEBUNAREDE ENTREVISTA - YSAAC & K.OLIVER

  Por: André Montandon Parceiros de longa data, Ysaac e K.Oliver seguem como eles mesmos dizem: "contrariando as estatísticas". Com muita luta, força, foco e fé, a dupla desenvolve o seu trabalho. E podemos dizer que já são referências em Uberaba e região. Além da carreira solo, eles participam de outros projetos ao lado de feras da cena local, com a Família BMX. Sempre em constante movimento, eles lançaram no mês de maio, o álbum que carrega em seu título o lema da dupla  "Contrariando as Estatísticas", produzido e gravado em São Paulo, conta com vídeo clipe em todas as faixas. Aproveitando o lançamento, batemos um papo com eles. Confira a seguir: - Para começar a nossa entrevista, gostaríamos de saber um pouco mais sobre o processo de produção/gravação do novo álbum? Ysaac/K.Oliver -  Salve família. Máximo Respeito. O processo de produção e gravação do nosso álbum ele veio com muita luta e muita história porque algumas músicas deste álbum duas ou três músicas eu