Pular para o conteúdo principal

Consciência

O Zebu na Rede destaca hoje a poda realizada semana passada nas árvores na Praça Frei Eugênio, no bairro São Benedito, em frente ao Centro de Eventos José Maria Barra.

Devido a uma queda de um galho que danificou um veículo, foi realizada uma poda que ao nosso ver, e também por parte de freqüentadores do local, foi feita de maneira drástica. As árvores têm aproximadamente cem anos e mais de trinta metros de altura. Poderia ter sido feita somente uma poda para retirada dos galhos, sem causar um impacto visual, como ocorrido.
A poda tem a função de adaptar a árvore e seu desenvolvimento ao espaço que ela ocupa. As áreas verdes nas cidades desempenham um papel fundamental, proporcionando melhorar e equilibrar o clima urbano; minimizar a poluição atmosférica causada por gases e partículas; minimizar a poluição sonora e visual; harmonizar a paisagem urbana; umidificar o ar; oferecer proteção aos habitantes contra os raios solares, entre outros fatores. Não estamos questionando a necessidade da poda mais sim a forma com que foi efetuada. A cidade de Uberaba como outras cidades não possuem muitas áreas verdes devido ao crescimento urbano, por isso, precisamos nos conscientizar que sem a natureza e os recursos que ela nos oferece, não é possível a sobrevivência da espécie humana. É necessário que o órgão público municipal realize periodicamente o monitoramento de árvores em áreas urbanas, e utilize formas menos agressivas de manutenção das espécies. A relação entre a realização de uma poda com os problemas ambientais é grande, pois somos nós que sofreremos as conseqüências desses atos, que parecem não ter a mínima importância, mas no futuro farão grande diferença.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BATE-PAPO COM JOÃO CARLOS NOGUEIRA

Por: André Montandon João Carlos Paranhos Nogueira  é um dos grandes nomes do esporte uberabense. Seu currículo é inspirador, abrange prêmios de destaque do ano, participações e títulos em importantes competições do país. Fera na natação, no triatlo e na maratona aquática, João começou a praticar esporte bem cedo, aos seis anos de idade.  Nas piscinas, são vários pódios, destaque para os títulos no Circuito Brasil e Circuito Paraolímpico. Em 2011, iniciou no Paratriathlon, também conseguindo bons resultados, como a Copa Brasil de 2018. Em 2014, começou na maratona aquática, com diversos títulos na categoria PCD  e sempre estando entre os melhores também contra nadadores sem deficiência, na categoria master. Medalhas em eventos importantes como no Desafio Aquaman, no Circuito de Maratona Aquática do Estado de São Paulo, na Travessia dos Fortes e o Circuito Rei e Rainha do Mar. No ano passado, mais um feito marcante em sua carreira, foi campeão na 52ª edição da Maratona Aquátic

ZEBUNAREDE ENTREVISTA - YSAAC & K.OLIVER

  Por: André Montandon Parceiros de longa data, Ysaac e K.Oliver seguem como eles mesmos dizem: "contrariando as estatísticas". Com muita luta, força, foco e fé, a dupla desenvolve o seu trabalho. E podemos dizer que já são referências em Uberaba e região. Além da carreira solo, eles participam de outros projetos ao lado de feras da cena local, com a Família BMX. Sempre em constante movimento, eles lançaram no mês de maio, o álbum que carrega em seu título o lema da dupla  "Contrariando as Estatísticas", produzido e gravado em São Paulo, conta com vídeo clipe em todas as faixas. Aproveitando o lançamento, batemos um papo com eles. Confira a seguir: - Para começar a nossa entrevista, gostaríamos de saber um pouco mais sobre o processo de produção/gravação do novo álbum? Ysaac/K.Oliver -  Salve família. Máximo Respeito. O processo de produção e gravação do nosso álbum ele veio com muita luta e muita história porque algumas músicas deste álbum duas ou três músicas eu