O Zebu na Rede destaca hoje a poda realizada semana passada nas árvores na Praça Frei Eugênio, no bairro São Benedito, em frente ao Centro de Eventos José Maria Barra.
Devido a uma queda de um galho que danificou um veículo, foi realizada uma poda que ao nosso ver, e também por parte de freqüentadores do local, foi feita de maneira drástica. As árvores têm aproximadamente cem anos e mais de trinta metros de altura. Poderia ter sido feita somente uma poda para retirada dos galhos, sem causar um impacto visual, como ocorrido.
A poda tem a função de adaptar a árvore e seu desenvolvimento ao espaço que ela ocupa. As áreas verdes nas cidades desempenham um papel fundamental, proporcionando melhorar e equilibrar o clima urbano; minimizar a poluição atmosférica causada por gases e partículas; minimizar a poluição sonora e visual; harmonizar a paisagem urbana; umidificar o ar; oferecer proteção aos habitantes contra os raios solares, entre outros fatores. Não estamos questionando a necessidade da poda mais sim a forma com que foi efetuada. A cidade de Uberaba como outras cidades não possuem muitas áreas verdes devido ao crescimento urbano, por isso, precisamos nos conscientizar que sem a natureza e os recursos que ela nos oferece, não é possível a sobrevivência da espécie humana. É necessário que o órgão público municipal realize periodicamente o monitoramento de árvores em áreas urbanas, e utilize formas menos agressivas de manutenção das espécies. A relação entre a realização de uma poda com os problemas ambientais é grande, pois somos nós que sofreremos as conseqüências desses atos, que parecem não ter a mínima importância, mas no futuro farão grande diferença.
Comentários
Postar um comentário