Pular para o conteúdo principal

UBERABENSE FERNANDA TEXEIRA RIBEIRO É A PRIMEIRA MULHER A VENCER PRESTIGIADO PRÊMIO LITERÁRIO INTERNACIONAL


#orgulhodeuberaba. Com o romance "Cantagalo", a escritora uberabense Fernanda Teixeira Ribeiro venceu a 9ª edição do Prêmio Revelação Literária UCCLA-CM Lisboa - Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa, promovido pela União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa - UCCLA, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa - Portugal. Sendo a primeira mulher a vencer este prestigiado prêmio internacional.

Foto: Divulgação/ CRED.-Thiago-Pompeia

"Foi uma alegria imensa ter recebido esse prêmio internacional, concedido por um júri de destaque, com pessoas de todas os países da língua portuguesa, incluindo um membro da Academia Brasileira de Letras. Esse tipo de reconhecimento é muito importante para incentivar o escritor e espero que mais brasileiras e brasileiros sejam reconhecidos no cenário literário", destacou a orgulhosa escritora ao nosso canal.

Com a conquista, a autora terá seu livro publicado em Portugal pela editora Guerra e Paz - com previsão de lançamento para junho deste ano - durante a Feira do Livro de Lisboa; participará como convidada do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, em Cabo Verde; além de receber 3 mil euros em dinheiro. 

Esta edição do prêmio contou com 168 candidaturas oriundas de 15 países. Sendo o Brasil, o país com o maior número. Criado em 2016, o evento escolhe todos os anos, uma produção inédita de romance ou poesia escrito em língua portuguesa. Ao longo de todo o processo de escolha, a autoria dos romances é desconhecida. O nome do(a) autor(a) da obra vencedora é revelada apenas depois de tomada a decisão do júri formado por acadêmicos, críticos de literatura e escritores do Brasil, Portugal, Cabo Verde, Angola, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Timor-Leste, Guiné-Bissau e Macau. 

Cantagalo narra a trajetória de uma família mineira inter-racial, marcada por um casamento arranjado entre a filha de um barão café e o filho de uma ex-escravizada no final do século XIX e começo do século XX. Em ordem não-cronológica, a obra vai e vem na história do casal, das suas descendentes e dos seus agregados para se aprofundar nos desdobramentos sociais e psíquicos da forma social escravista e do patriarcado, feridas abertas do período em questão e que permanecem nos dias atuais. A obra ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.

Siga o zebunarede também pelas redes sociais:

Facebook: zebunarede.com

Instagram: @zebunarede

Youtube: zebunarede

Twitter: @zebunarede

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONHEÇA BEN HEINE

Ben Heine. Foto: Reprodução internet Ben Heine  é um talentoso artista belga, que cria surpreendentes desenhos tridimensionais. Depois de finalizar o trabalho, Ben Heine tira fotos de si mesmo interagindo com sua obra e o resultado é surpreendente. Ele descreve a si mesmo como um artista visual multidisciplinar que é inspirado pelas pessoas e pela natureza.  Heine cresceu em Abidjan, Costa do Marfim, onde viveu por sete anos com seus pais e três irmãs antes de volta para Bruxelas em 1990. Ele é conhecido internacionalmente por seus trabalhos muito criativos projetos  “Pencil Vs Camera“  e "Circlism Digital" .   O primeiro, envolve a mistura de desenho e fotografia, a imaginação e a realidade, através da ilusão e do surrealismo. No segundo projeto, Heine geralmente faz retratos de celebridades / ícones culturais com ferramentas digitais usando círculos planos sobre um fundo preto. Cada círculo tem uma única cor e um único tom. Através do uso de softwares gráficos

BATE-PAPO COM JOÃO CARLOS NOGUEIRA

Por: André Montandon João Carlos Paranhos Nogueira  é um dos grandes nomes do esporte uberabense. Seu currículo é inspirador, abrange prêmios de destaque do ano, participações e títulos em importantes competições do país. Fera na natação, no triatlo e na maratona aquática, João começou a praticar esporte bem cedo, aos seis anos de idade.  Nas piscinas, são vários pódios, destaque para os títulos no Circuito Brasil e Circuito Paraolímpico. Em 2011, iniciou no Paratriathlon, também conseguindo bons resultados, como a Copa Brasil de 2018. Em 2014, começou na maratona aquática, com diversos títulos na categoria PCD  e sempre estando entre os melhores também contra nadadores sem deficiência, na categoria master. Medalhas em eventos importantes como no Desafio Aquaman, no Circuito de Maratona Aquática do Estado de São Paulo, na Travessia dos Fortes e o Circuito Rei e Rainha do Mar. No ano passado, mais um feito marcante em sua carreira, foi campeão na 52ª edição da Maratona Aquátic