UBERABENSE FERNANDA TEXEIRA RIBEIRO É A PRIMEIRA MULHER A VENCER PRESTIGIADO PRÊMIO LITERÁRIO INTERNACIONAL
#orgulhodeuberaba. Com o romance "Cantagalo", a escritora uberabense Fernanda Teixeira Ribeiro venceu a 9ª edição do Prêmio Revelação Literária UCCLA-CM Lisboa - Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa, promovido pela União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa - UCCLA, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa - Portugal. Sendo a primeira mulher a vencer este prestigiado prêmio internacional.
Foto: Divulgação/ CRED.-Thiago-Pompeia |
Esta edição do prêmio contou com 168 candidaturas oriundas de 15 países. Sendo o Brasil, o país com o maior número. Criado em 2016, o evento escolhe todos os anos, uma produção inédita de romance ou poesia escrito em língua portuguesa. Ao longo de todo o processo de escolha, a autoria dos romances é desconhecida. O nome do(a) autor(a) da obra vencedora é revelada apenas depois de tomada a decisão do júri formado por acadêmicos, críticos de literatura e escritores do Brasil, Portugal, Cabo Verde, Angola, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Timor-Leste, Guiné-Bissau e Macau.
Cantagalo narra a trajetória de uma família mineira inter-racial, marcada por um casamento arranjado entre a filha de um barão café e o filho de uma ex-escravizada no final do século XIX e começo do século XX. Em ordem não-cronológica, a obra vai e vem na história do casal, das suas descendentes e dos seus agregados para se aprofundar nos desdobramentos sociais e psíquicos da forma social escravista e do patriarcado, feridas abertas do período em questão e que permanecem nos dias atuais. A obra ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.
Comentários
Postar um comentário