Pular para o conteúdo principal

UBERABA É UM GEOPARQUE MUNDIAL

 

O dia 27 de março de 2024 ficará marcado na história da nossa querida Uberaba. Após tanta espera, somos um GEOPARQUE MUNDIAL! Reconhecido pela Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura da UNESCO. 

O anuncio oficial ocorreu na tarde desta quarta-feira com transmissão ao vivo pela Unesco. A confirmação da chancela de Uberaba foi acompanhado por autoridades, servidores e pela população em uma cerimonia realizada no Anfiteatro "Mário Pimenta Camargo" do Centro Administrativo da Prefeitura, que contou ainda com a apresentação da Orquestra Municipal. 

Fotos: zebunarede 

A partir de agora, o Geoparque Uberaba se encontra em um grupo seleto e com grande visibilidade internacional. Tornando-se o sexto geoparque do país, sendo o primeiro de Minas Gerais e do Sudeste. Esse importante reconhecimento vai sem sombra de dúvidas potencializar o turismo, cultura, educação, e o desenvolvimento da nossa cidade. 

Mas o que é um Geoparque?

Uma área geograficamente delimitada que possui patrimônio geológico de relevância internacional, sendo gerenciada com intuito de proteger os patrimônios naturais, históricos e culturais, além de promover a educação, o turismo e o desenvolvimento sustentável.

Quantos geoparques existem e quais são do Brasil?

Existem 195 geoparques em 48 países, sendo seis deles no Brasil. 

  • Geoparque Araripe, entre Ceará, Pernambuco e Piauí;
  • Geoparque Seridó, no Rio Grande do Norte;
  • Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul;
  • Geoparque Caçapava do Sul, no Rio Grande do Sul;
  • Geoparque Quarta Colônia, no Rio Grande do Sul;
  • Geoparque Uberaba, Minas Gerais.

Onde fica o Geoparque Uberaba?

O Geoparque Uberaba - Terra de Gigantes engloba todo o Município, um território de 4.540,51 Km². O projeto conta com três pilares: 

  • Patrimônio paleontológico, especialmente os fósseis de dinossauros - riqueza presente em nosso município;
  • O gado zebu - referência mundial;
  • A espiritualidade de Chico Xavier - eleito "Mineiro do século XX" em 2000 e o “O Maior Brasileiro de Todos” em 2012, por votação popular no concurso realizado respectivamente, pela Rede Globo Minas e SBT.

O título de Geoparque é definitivo?

A designação de Geoparque Mundial da Unesco é concedida por quatro anos. Após esse período, o funcionamento e a qualidade de cada Geoparque são totalmente reexaminados em um processo de revalidação.

Mas as comemorações não param por aí. Teremos os shows da Banda Samba Surf e do cantor San (ex-vocalista do grupo Sambô) no Centro de Evento da ABCZ - "Rômulo Kardec de Camargos". Evento com acesso gratuito; mas chegue cedo, pois o espaço é limitada para 1500 pessoas. Os portões serão abertos as 18 horas.

Quer saber mais sobre o nosso Geoparque Uberaba?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONHEÇA BEN HEINE

Ben Heine. Foto: Reprodução internet Ben Heine  é um talentoso artista belga, que cria surpreendentes desenhos tridimensionais. Depois de finalizar o trabalho, Ben Heine tira fotos de si mesmo interagindo com sua obra e o resultado é surpreendente. Ele descreve a si mesmo como um artista visual multidisciplinar que é inspirado pelas pessoas e pela natureza.  Heine cresceu em Abidjan, Costa do Marfim, onde viveu por sete anos com seus pais e três irmãs antes de volta para Bruxelas em 1990. Ele é conhecido internacionalmente por seus trabalhos muito criativos projetos  “Pencil Vs Camera“  e "Circlism Digital" .   O primeiro, envolve a mistura de desenho e fotografia, a imaginação e a realidade, através da ilusão e do surrealismo. No segundo projeto, Heine geralmente faz retratos de celebridades / ícones culturais com ferramentas digitais usando círculos planos sobre um fundo preto. Cada círculo tem uma única cor e um único tom. Através do uso de softwares gráficos

CONHEÇA ALEX SENNA

Alex Senna é ilustrador e grafiteiro brasileiro que busca transportar suas emoções para arte de uma forma rebuscada e tocante. Sua paixão de infância pelos quadrinhos influencia suas obras a ponto de torná-las originais por meio de riscos simples e preto e branco. Seus trabalhos estão espalhados por diversas cidades pelo mundo como São Paulo, Londres, Paris e Barcelona . Formado em Comunicação Social, ele teve o primeiro contato com o graffiti em 2002. Desde 2006 ele produz o sua arte de diversas formas: telas, murais, objetos, gravuras. Suas principais influências são nomes consagrados como Maurício de Sousa, Ziraldo, Speto, Vitché, Will Eisner e Walt Disney . O elemento que mais aparece nas obras é o passarinho.  Confira um pouco do seu trabalho: Conheça mais sobre o trabalho desse grande artistas:  https://www.facebook.com/senna.alex/timeline