Pular para o conteúdo principal

UBERABA É UM GEOPARQUE MUNDIAL

 

O dia 27 de março de 2024 ficará marcado na história da nossa querida Uberaba. Após tanta espera, somos um GEOPARQUE MUNDIAL! Reconhecido pela Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura da UNESCO. 

O anuncio oficial ocorreu na tarde desta quarta-feira com transmissão ao vivo pela Unesco. A confirmação da chancela de Uberaba foi acompanhado por autoridades, servidores e pela população em uma cerimonia realizada no Anfiteatro "Mário Pimenta Camargo" do Centro Administrativo da Prefeitura, que contou ainda com a apresentação da Orquestra Municipal. 

Fotos: zebunarede 

A partir de agora, o Geoparque Uberaba se encontra em um grupo seleto e com grande visibilidade internacional. Tornando-se o sexto geoparque do país, sendo o primeiro de Minas Gerais e do Sudeste. Esse importante reconhecimento vai sem sombra de dúvidas potencializar o turismo, cultura, educação, e o desenvolvimento da nossa cidade. 

Mas o que é um Geoparque?

Uma área geograficamente delimitada que possui patrimônio geológico de relevância internacional, sendo gerenciada com intuito de proteger os patrimônios naturais, históricos e culturais, além de promover a educação, o turismo e o desenvolvimento sustentável.

Quantos geoparques existem e quais são do Brasil?

Existem 195 geoparques em 48 países, sendo seis deles no Brasil. 

  • Geoparque Araripe, entre Ceará, Pernambuco e Piauí;
  • Geoparque Seridó, no Rio Grande do Norte;
  • Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul;
  • Geoparque Caçapava do Sul, no Rio Grande do Sul;
  • Geoparque Quarta Colônia, no Rio Grande do Sul;
  • Geoparque Uberaba, Minas Gerais.

Onde fica o Geoparque Uberaba?

O Geoparque Uberaba - Terra de Gigantes engloba todo o Município, um território de 4.540,51 Km². O projeto conta com três pilares: 

  • Patrimônio paleontológico, especialmente os fósseis de dinossauros - riqueza presente em nosso município;
  • O gado zebu - referência mundial;
  • A espiritualidade de Chico Xavier - eleito "Mineiro do século XX" em 2000 e o “O Maior Brasileiro de Todos” em 2012, por votação popular no concurso realizado respectivamente, pela Rede Globo Minas e SBT.

O título de Geoparque é definitivo?

A designação de Geoparque Mundial da Unesco é concedida por quatro anos. Após esse período, o funcionamento e a qualidade de cada Geoparque são totalmente reexaminados em um processo de revalidação.

Mas as comemorações não param por aí. Teremos os shows da Banda Samba Surf e do cantor San (ex-vocalista do grupo Sambô) no Centro de Evento da ABCZ - "Rômulo Kardec de Camargos". Evento com acesso gratuito; mas chegue cedo, pois o espaço é limitada para 1500 pessoas. Os portões serão abertos as 18 horas.

Quer saber mais sobre o nosso Geoparque Uberaba?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ZEBUNAREDE ENTREVISTA - YSAAC & K.OLIVER

  Por: André Montandon Parceiros de longa data, Ysaac e K.Oliver seguem como eles mesmos dizem: "contrariando as estatísticas". Com muita luta, força, foco e fé, a dupla desenvolve o seu trabalho. E podemos dizer que já são referências em Uberaba e região. Além da carreira solo, eles participam de outros projetos ao lado de feras da cena local, com a Família BMX. Sempre em constante movimento, eles lançaram no mês de maio, o álbum que carrega em seu título o lema da dupla  "Contrariando as Estatísticas", produzido e gravado em São Paulo, conta com vídeo clipe em todas as faixas. Aproveitando o lançamento, batemos um papo com eles. Confira a seguir: - Para começar a nossa entrevista, gostaríamos de saber um pouco mais sobre o processo de produção/gravação do novo álbum? Ysaac/K.Oliver -  Salve família. Máximo Respeito. O processo de produção e gravação do nosso álbum ele veio com muita luta e muita história porque algumas músicas deste álbum duas ou três músicas eu

BATE-PAPO COM JOÃO CARLOS NOGUEIRA

Por: André Montandon João Carlos Paranhos Nogueira  é um dos grandes nomes do esporte uberabense. Seu currículo é inspirador, abrange prêmios de destaque do ano, participações e títulos em importantes competições do país. Fera na natação, no triatlo e na maratona aquática, João começou a praticar esporte bem cedo, aos seis anos de idade.  Nas piscinas, são vários pódios, destaque para os títulos no Circuito Brasil e Circuito Paraolímpico. Em 2011, iniciou no Paratriathlon, também conseguindo bons resultados, como a Copa Brasil de 2018. Em 2014, começou na maratona aquática, com diversos títulos na categoria PCD  e sempre estando entre os melhores também contra nadadores sem deficiência, na categoria master. Medalhas em eventos importantes como no Desafio Aquaman, no Circuito de Maratona Aquática do Estado de São Paulo, na Travessia dos Fortes e o Circuito Rei e Rainha do Mar. No ano passado, mais um feito marcante em sua carreira, foi campeão na 52ª edição da Maratona Aquátic