Pular para o conteúdo principal

ERCILEIDE É A PRIMEIRA CAMPEÃ BRASILEIRA DE BOCHA


A uberabense Ercileide Laurinda da equipe da Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba - ADEFU, conquistou o título do Campeonato Brasileiro Feminino de Bocha, realizado pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes - ANDE entre os dias 08 e 14 de novembro, em Blumenau/SC.

O Complexo Esportivo Bernardo Werner, mais conhecido como Estádio Monumental do Sesi, recebeu 75 atletas de 32 clubes de diversas regiões do país para a disputa no individual das classes BC1, BC2, BC3 e BC4. Somando aos assistentes e técnicos foram 184 inscritos na competição. 

Foto: Arquivo pessoal da atleta

Na campanha histórica rumo ao título da classe BC4, a atleta treinada pelo técnico Nivaldo Vital, conquistou seis vitórias em sete jogos. Avançando em segundo lugar do grupo na primeira fase, com três vitórias e apenas uma derrota. Na fase final, um reencontro na decisão com Josiane Batista (equipe Sesi/SP), única adversaria que havia vencido a uberabense no torneio. Mas desta vez a nossa craque não deu chance, garantindo a medalha de ouro com uma bela goleada, 7 a 1. Entrando para a história como a primeira campeã brasileira feminina em sua classe. 

"A sensação é de dever cumprido e a concretização de um trabalho que já vem sendo desenvolvido ao longo do tempo. Fizemos história ser campeã deste que foi o primeiro campeonato separado por gênero, foi mágico. Receber o carinho das meninas que estão começando e ver a admiração nos olhos delas pelo trabalho que realizo não tem palavras. Só gratidão por um dia ter começado com todas as dificuldades e hoje ser exemplo para tantas mulheres que se espelharam em meus jogos e decidiram também ser atletas", disse a orgulhosa Ercileide ao blog.

Este foi o primeiro campeonato exclusivamente organizado para mulheres no mundo. O estado de Santa Catarina recebeu também o masculino, no mês de outubro em Joinville, onde os uberabenses José Carlos Chagas e Léo Carone, conquistaram a medalha de prata em suas categorias. Fazendo dessas as primeiras competições oficiais de bocha paralímpica de abrangência nacional com separação de gênero do mundo. 

Siga o zebunarede também pelas redes sociais:

Facebook: zebunarede.com

Instagram: @zebunarede

Youtube: zebunarede

Twitter: @zebunarede

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ZEBUNAREDE ENTREVISTA - MENINO MESTIÇO

Por: André Montandon e Verônica Furtado Natural de Uberaba, Guilherme de Oliveira Junior, mais conhecido como Menino Mestiço é tido como uma dos grandes letristas da região. Escrevendo desde 2007, suas letras fomentam reflexão, constroem diálogos e empodera aqueles que são invisibilizados pela sociedade. Atuante na cultura Hip-Hop desde 2011 através das batalhas de MCs, em 2015 conseguiu de forma independente distribuir sua primeira mixtape "Abençoado Seja o Que Acredita em Si Mesmo" , contendo as canções "Cantiga de Roda", "Queijo Minas" e "Negro Não Nego" música que ficou em terceiro lugar no Festival de Música autoral de Uberaba. No ano seguinte, se consolida como promessa na região com sua segunda mixtape "Abençoado Seja o Que Acredita e Vai à Luta" , com destaques para os sons "Sem Sinal de Vida", "Anos 2000" e "Gatilho da Revolução. O artista também é responsável por inúmeras atividades como apres

BATE-PAPO COM JOÃO CARLOS NOGUEIRA

Por: André Montandon João Carlos Paranhos Nogueira  é um dos grandes nomes do esporte uberabense. Seu currículo é inspirador, abrange prêmios de destaque do ano, participações e títulos em importantes competições do país. Fera na natação, no triatlo e na maratona aquática, João começou a praticar esporte bem cedo, aos seis anos de idade.  Nas piscinas, são vários pódios, destaque para os títulos no Circuito Brasil e Circuito Paraolímpico. Em 2011, iniciou no Paratriathlon, também conseguindo bons resultados, como a Copa Brasil de 2018. Em 2014, começou na maratona aquática, com diversos títulos na categoria PCD  e sempre estando entre os melhores também contra nadadores sem deficiência, na categoria master. Medalhas em eventos importantes como no Desafio Aquaman, no Circuito de Maratona Aquática do Estado de São Paulo, na Travessia dos Fortes e o Circuito Rei e Rainha do Mar. No ano passado, mais um feito marcante em sua carreira, foi campeão na 52ª edição da Maratona Aquátic