A uberabense Ercileide Laurinda da equipe da Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba - ADEFU, conquistou o título do Campeonato Brasileiro Feminino de Bocha, realizado pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes - ANDE entre os dias 08 e 14 de novembro, em Blumenau/SC.
O Complexo Esportivo Bernardo Werner, mais conhecido como Estádio Monumental do Sesi, recebeu 75 atletas de 32 clubes de diversas regiões do país para a disputa no individual das classes BC1, BC2, BC3 e BC4. Somando aos assistentes e técnicos foram 184 inscritos na competição.
Foto: Arquivo pessoal da atleta |
Na campanha histórica rumo ao título da classe BC4, a atleta treinada pelo técnico Nivaldo Vital, conquistou seis vitórias em sete jogos. Avançando em segundo lugar do grupo na primeira fase, com três vitórias e apenas uma derrota. Na fase final, um reencontro na decisão com Josiane Batista (equipe Sesi/SP), única adversaria que havia vencido a uberabense no torneio. Mas desta vez a nossa craque não deu chance, garantindo a medalha de ouro com uma bela goleada, 7 a 1. Entrando para a história como a primeira campeã brasileira feminina em sua classe.
"A sensação é de dever cumprido e a concretização de um trabalho que já vem sendo desenvolvido ao longo do tempo. Fizemos história ser campeã deste que foi o primeiro campeonato separado por gênero, foi mágico. Receber o carinho das meninas que estão começando e ver a admiração nos olhos delas pelo trabalho que realizo não tem palavras. Só gratidão por um dia ter começado com todas as dificuldades e hoje ser exemplo para tantas mulheres que se espelharam em meus jogos e decidiram também ser atletas", disse a orgulhosa Ercileide ao blog.
Este foi o primeiro campeonato exclusivamente organizado para mulheres no mundo. O estado de Santa Catarina recebeu também o masculino, no mês de outubro em Joinville, onde os uberabenses José Carlos Chagas e Léo Carone, conquistaram a medalha de prata em suas categorias. Fazendo dessas as primeiras competições oficiais de bocha paralímpica de abrangência nacional com separação de gênero do mundo.
Comentários
Postar um comentário