Pular para o conteúdo principal

PRIMEIRA ESCULTURA DO MUNDO EM TAMANHO REAL É APRESENTADA EM UBERABA


Em evento da XX Semana dos Dinossauros, realizado para convidados e imprensa no Praça Uberaba Shopping na manhã desta terça-feira (05), foram apresentados a primeira escultura do mundo em tamanho realdados de um fóssil de um Megaraptor, um gigante carnívoro que podia medir até 9 metros de comprimento por 3 metros de altura, com garras grandes e afiadas em forma de foice. 

Reconstituição do Megaraptor. Foto: Elioenai Amuy/UFTM

Em 2011, durante as escavações para a fundação do Hospital Regional de Uberaba, trabalhadores teriam encontrado uma vértebra caudal de um dinossauro. Na época, um dos funcionários da obra, procurou a equipe do Museu de Peirópolis que de imediato compareceu ao canteiro de obras, mas a construção já estava adiantada e não foi possível encontrar mais fósseis no local. A partir desta vértebra, foram realizados estudos científicos que levaram à conclusão de que o material encontrado pertencia ao grupo Megaraptor, que significa “ladrão gigante”. De acordo com o professor da UFTM e paleontólogo Thiago da Silva Marinho, são conhecidos fósseis de Megaraptor na América do Sul, na Ásia e na Oceania.  

Fragmento encontrado durante escavações da obra do Hospital Regional. Foto: Elioenai Amuy/UFTM

A missão de produzir a primeira reconstrução em vida do Megaraptor foi conferida ao mundialmente conhecido paleoartista uberabense Rodolfo Nogueira. Foram cerca de três meses de trabalho e a aplicação de diferentes técnicas de computação gráfica e estudo de referências para que o processo fosse finalizado. 

A escultura mede 6 metros de comprimento por 2,20 de altura, ficará em exposição no Praça Uberaba Shopping e. posteriormente será transferida para sua instalação definitiva no Mirante da Univerdecidade, consolidando um novo geossítio, o Geossítio Mirante, integrando ao Geopark Uberaba – Terra de Gigantes, projeto para incentivar o turismo na cidade.

Acesse o link para confira a programação completa da 20ª Semana dos Dinossauros, que conta com atividades on-line e presenciais até o dia 12 de outubro. 

Siga o zebunarede também pelas redes sociais:

Facebook: zebunarede.com

Instagram: @zebunarede

Youtube: zebunarede

Twitter: @zebunarede

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ZEBUNAREDE ENTREVISTA - MENINO MESTIÇO

Por: André Montandon e Verônica Furtado Natural de Uberaba, Guilherme de Oliveira Junior, mais conhecido como Menino Mestiço é tido como uma dos grandes letristas da região. Escrevendo desde 2007, suas letras fomentam reflexão, constroem diálogos e empodera aqueles que são invisibilizados pela sociedade. Atuante na cultura Hip-Hop desde 2011 através das batalhas de MCs, em 2015 conseguiu de forma independente distribuir sua primeira mixtape "Abençoado Seja o Que Acredita em Si Mesmo" , contendo as canções "Cantiga de Roda", "Queijo Minas" e "Negro Não Nego" música que ficou em terceiro lugar no Festival de Música autoral de Uberaba. No ano seguinte, se consolida como promessa na região com sua segunda mixtape "Abençoado Seja o Que Acredita e Vai à Luta" , com destaques para os sons "Sem Sinal de Vida", "Anos 2000" e "Gatilho da Revolução. O artista também é responsável por inúmeras atividades como apres

BATE-PAPO COM JOÃO CARLOS NOGUEIRA

Por: André Montandon João Carlos Paranhos Nogueira  é um dos grandes nomes do esporte uberabense. Seu currículo é inspirador, abrange prêmios de destaque do ano, participações e títulos em importantes competições do país. Fera na natação, no triatlo e na maratona aquática, João começou a praticar esporte bem cedo, aos seis anos de idade.  Nas piscinas, são vários pódios, destaque para os títulos no Circuito Brasil e Circuito Paraolímpico. Em 2011, iniciou no Paratriathlon, também conseguindo bons resultados, como a Copa Brasil de 2018. Em 2014, começou na maratona aquática, com diversos títulos na categoria PCD  e sempre estando entre os melhores também contra nadadores sem deficiência, na categoria master. Medalhas em eventos importantes como no Desafio Aquaman, no Circuito de Maratona Aquática do Estado de São Paulo, na Travessia dos Fortes e o Circuito Rei e Rainha do Mar. No ano passado, mais um feito marcante em sua carreira, foi campeão na 52ª edição da Maratona Aquátic