Pular para o conteúdo principal

O ESQUADRÃO UBERABENSE EM TÓQUIO: POLIANA SOUSA

 

Neste quarto episódio da série sobre os nossos representantes nos Jogos de Tóquio 2020,  apresentamos um pouco sobre a trajetória de Poliana Sousa.

Foto: Saulo Cruz/Exemplus/CPB

Iniciou a prática esportiva aos 11 anos, passando por várias modalidades do paradesporto: natação, basquete, tênis de mesa e vôlei na Associação do Deficientes Físicos de Uberaba (ADEFU). Começou a competir na natação, mas foi no atletismo onde que se transformou em uma atleta de alto rendimento.

Ostentando inúmeros pódios em Campeonatos Regionais, no Circuito Brasil de Atletismo e Opens Internacionais na classe F54, ela é a atual vice-campeã Parapanamericana no lançamento de dardo. Em Lima-2019, havia conquistado a medalha de bronze na prova, mas, em dezembro de 2020, herdou a prata após a desqualificação por doping da competidora dos EUA. No mesmo ano, foi homenageada com o Tributo Mulher, no lançamento do Memorial do Esporte que homenageou 20 esportistas e personalidades que marcaram a história de Uberaba. 

Poliana é a única mulher a fazer parte deste Memorial. Foto: @polisousaatl

Em 2021, após um ano parada por causa da pandemia, Poliana retornou as competições nas seletivas para Tóquio realizada em São Paulo, alcançando as suas melhores marcas pessoais: 6,27 metros no arremesso de peso e 15,54 no lançamento de dardo, sendo que neste último, estabeleceu o novo recorde brasileiro! O grande resultado, garantiu a nossa guerreira, a vaga a mais uma edição das Paralimpíadas. 

Está seria a sua terceira participação seguida. Mas após a convocação para os Jogos de Pequim-2008, o que seria a primeira Paralimpíada, virou frustração. Já estando em solo Chinês, ela não chegou a competir, pois teve sua classificação funcional alterada, ficando sem índice para a disputa. Chegou a desistir do esporte de alto rendimento, mas deu a volta por cima, e nove anos depois, realizou o sonho na edição Rio 2016,  nas provas do arremesso de peso e no lançamento de dardo. 

Em Tóquio, aos 35 anos de idaderepresentará a nossa cidade e o país novamente nas duas modalidades. "A sensação de representar é enorme. Poder levar o nome do Esporte Paralímpico para o mundo é imensurável, penso que daqui pra frente iremos evoluir muito na cidade de Uberaba com o esporte paralímpico", disse a atleta ao nosso blog.

Feliz da vida com a medalha no Parapan de Lima 2019. Foto: Saulo Cruz/Exemplus/CPB

O atletismo acontece de 26 de agosto a 04 de setembro. Poliana entrará em ação pela classe F54 neste domingo (29) a partir de 22h29 (horário de Brasília), na disputa do arremesso de peso. Já no dia 03 de setembro (sexta-feira) a partir de 21h30, será no lançamento de dardo"Seguimos com foco total aqui. Todo trabalho junto com minha equipe multidisciplinar está sendo feito e foi feito no Brasil", concluiu a confiante atleta.

BOA SORTE POLIANA! ESTAMOS NA TORCIDA!

Siga o zebunarede também pelas redes sociais:

Facebook: zebunarede.com

Instagram: @zebunarede

Youtube: zebunarede

Twitter: @zebunarede

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECEPÇÃO CALOROSA AOS NOSSOS ATLETAS PARALÍMPICOS!!!

  Foi realizado na  manhã desta quarta-feira (08), uma merecida homenagem aos atletas da  Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba - ADEFU, que representaram a nossa cidade e o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Foto: Equipe zebunarede Ercileide Silva , José Carlos Chagas e Poliana Sousa desfilaram em caminhão do Corpo de Bombeiros pelas principais avenidas de Uberaba, recebendo durante todo o percurso o carinho da população. A carreata teve início na sede da Fundação Municipal de Esporte e Lazer - FUNEL, localizada no Cemea Abadia, até o Centro Administrativo da Prefeitura, no bairro Mercês, onde foram recepcionados pela prefeita Elisa Araújo, servidores, imprensa e demais autoridades. Estivemos presente nesta linda homenagem aos nossos queridos atletas. E é claro que gravamos uma "palavrinha" com cada um deles. Confira os detalhes a seguir:  Em seguida foi realizada no Anfiteatro Mário Pimenta Camargo do Centro Administrativo uma coletiva de imprensa com o

COPA TRIÂNGULO REUNIU GRANDES ATLETAS EM UBERABA

  Realizada no  último domingo (29), em Peirópolis, a  Copa Triângulo Mineiro MTB ,  reuniu mais de 400  atletas,  marcando o retorno das grandes competições em Uberaba, suspensas devido a pandemia do Covid-19. Promovida pela RR Eventos, com apoio da Funel, o  evento que é uma das maiores provas de Mountain Bike do Triângulo Mineiro, contou com disputas em percurso completo de 47 km, nas categorias Masculina e Feminina Elite, Júnior, Sub 23 ao Sub 55 e Dupla Maculina. Já no percurso reduzido com 34 km, nas categorias Juvenil, Over 55, Dupla Mista, Turismo Masculino e Feminina e Peso Pesado. Confira a seguir o pódio da categoria elite: - Masculino : 1º - Nicolas Rafhael Machado (Trinx Brasil Racing Team); 2º - Frederico N. Mariano (Sodbike/Lelin Bikes/Vinculo Imoveis); 3º - Pedro Hillo De Almeida Bertallo (Sodbike/Sabia Digital/Aroeira/Phteam/Racer); 4º - Raphael Mesquita Mendes (Jc Bikes); 5º - Jeovane Junior de Oliveira (Ivan Start Ciclobikeshop);     Foto: Reprodução da internet - F