Neste quarto episódio da série sobre os nossos representantes nos Jogos de Tóquio 2020, apresentamos um pouco sobre a trajetória de Poliana Sousa.
Foto: Saulo Cruz/Exemplus/CPB |
Iniciou a prática esportiva aos 11 anos, passando por várias modalidades do paradesporto: natação, basquete, tênis de mesa e vôlei na Associação do Deficientes Físicos de Uberaba (ADEFU). Começou a competir na natação, mas foi no atletismo onde que se transformou em uma atleta de alto rendimento.
Ostentando inúmeros pódios em Campeonatos Regionais, no Circuito Brasil de Atletismo e Opens Internacionais na classe F54, ela é a atual vice-campeã Parapanamericana no lançamento de dardo. Em Lima-2019, havia conquistado a medalha de bronze na prova, mas, em dezembro de 2020, herdou a prata após a desqualificação por doping da competidora dos EUA. No mesmo ano, foi homenageada com o Tributo Mulher, no lançamento do Memorial do Esporte que homenageou 20 esportistas e personalidades que marcaram a história de Uberaba.
Poliana é a única mulher a fazer parte deste Memorial. Foto: @polisousaatl |
Em 2021, após um ano parada por causa da pandemia, Poliana retornou as competições nas seletivas para Tóquio realizada em São Paulo, alcançando as suas melhores marcas pessoais: 6,27 metros no arremesso de peso e 15,54 no lançamento de dardo, sendo que neste último, estabeleceu o novo recorde brasileiro! O grande resultado, garantiu a nossa guerreira, a vaga a mais uma edição das Paralimpíadas.
Está seria a sua terceira participação seguida. Mas após a convocação para os Jogos de Pequim-2008, o que seria a primeira Paralimpíada, virou frustração. Já estando em solo Chinês, ela não chegou a competir, pois teve sua classificação funcional alterada, ficando sem índice para a disputa. Chegou a desistir do esporte de alto rendimento, mas deu a volta por cima, e nove anos depois, realizou o sonho na edição Rio 2016, nas provas do arremesso de peso e no lançamento de dardo.
Em Tóquio, aos 35 anos de idade, representará a nossa cidade e o país novamente nas duas modalidades. "A sensação de representar é enorme. Poder levar o nome do Esporte Paralímpico para o mundo é imensurável, penso que daqui pra frente iremos evoluir muito na cidade de Uberaba com o esporte paralímpico", disse a atleta ao nosso blog.
Feliz da vida com a medalha no Parapan de Lima 2019. Foto: Saulo Cruz/Exemplus/CPB |
O atletismo acontece de 26 de agosto a 04 de setembro. Poliana entrará em ação pela classe F54 neste domingo (29) a partir de 22h29 (horário de Brasília), na disputa do arremesso de peso. Já no dia 03 de setembro (sexta-feira) a partir de 21h30, será no lançamento de dardo. "Seguimos com foco total aqui. Todo trabalho junto com minha equipe multidisciplinar está sendo feito e foi feito no Brasil", concluiu a confiante atleta.
BOA SORTE POLIANA! ESTAMOS NA TORCIDA!
Siga o zebunarede também pelas redes sociais:
Comentários
Postar um comentário