Pular para o conteúdo principal

O ESQUADRÃO UBERABENSE EM TÓQUIO: ERCILEIDE LAURINDA

 

Neste segundo episódio da série sobre os nossos representantes nos Jogos de Tóquio 2020,  apresentamos um pouco sobre a trajetória de Ercileide Laurinda.

Com 44 anos de idade, atleta da bocha paralímpica desde 2003, Ercileide possui uma carreira vitoriosa pela classe BC4, tanto defendendo a equipe da ADEFU -  Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba, com pela Seleção Brasileira. 

Em sua primeira participação em competições, em 2003 em Petrópolis/RJ, já subiu ao pódio com a medalha de prata nos pares. Já em sua estreia em torneios internacionais pela Seleção, conquistou na Copa América de Montreal em 2009, nada menos que duas medalhas: ouro nos pares e bronze no individual. Em 2014, foi vice-campeã brasileira no individual. Medalha de prata nos pares na Copa América de 2015 em Montreal. No mesmo ano, faturou o bronze nos pares pelo Open Mundial de 2015 na Polônia. Pela Copa Brasil, foi bronze em 2016 e 2019, e ouro em 2017 nos pares. Em 2019, foi campeã na categoria individual do Campeonato Regional Centro-Oeste realizado aqui em Uberaba. Já no  Brasileiro, foram dois pódios: prata no simples e bronze nos pares. No mesmo ano, no Peru, conquistou em sua segunda participação em Jogos Parapan-Americanos, a medalha de prata nos pares. Na Copa América realizada em São Paulo, sagrou-se campeã nos pares, garantindo ao Brasil, a vaga nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020.

Parapan de Lima 2019 - Pódio de Eliseu, Marcelo e Ercileide. Foto: Daniel Zappe/EXEMPLUS/CPB

Agora, ela realizará mais uma sonho: Participar de uma edição das Paralímpiadas. "A sensação de representar Uberaba e o nosso país é a coroação de um trabalho que já vem sendo desenvolvido há muito tempo. As vezes sinto que a ficha ainda não caiu e agradeço a Deus e a todos que me apoiaram para que eu pudesse chegar até aqui e gritar bem alto. Caraca estou nas paralimpiadas!", comentou a atleta que competirá ao lado dos irmãos Eliseu e Marcelo dos Santos. 

Sendo uma das modalidades exclusiva do programa paralímpico, a bocha será disputada de 27 de agosto a 4 de setembro. As partidas nos pares BC4 começam em 01 de setembro, e as partidas valendo medalha no último dia. "A preparação para os jogos estão ocorrendo dentro do previsto. Já nos acostumamos com o fuso horário e estamos a todo vapor", completou a confiante atleta.

A cerimônia de abertura dos Jogos acontece às 8h (horário de Brasília) desta terça-feira (24), e  as competições seguem até o dia 5 de setembro. 

BOA SORTE ERCILEIDE! ESTAMOS NA TORCIDA!

Siga o zebunarede também pelas redes sociais:

Facebook: zebunarede.com

Instagram: @zebunarede

Youtube: zebunarede

Twitter: @zebunarede

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ZEBUNAREDE ENTREVISTA - TUYO

Por: André Montandon Um dos principais nomes da música independente da atualidade, retornou à Uberaba no dia 15 de abril, a convite do Laboratório 96, para um show super especial em comemoração ao 6 anos deste importante espaço cultural, no Teatro Sesi Minas. Mesmo em meio a "turbulência" provocada pela pandemia da Covid-19, Jean Machado e as irmãs Lilian (Lio) e Layane Soares (Lay) , apresentaram ao público em 2021, o seu terceiro álbum  - "Chegamos Sozinhos em Casa", que foi recebido com muito carinho pelos fãs e pela crítica especializada. O reconhecimento deste novo trabalho foi confirmado com indicações ao Prêmio Multishow na categoria “Canção do Ano” com a música “Sonho da Lay” e ao Grammy Latino na categoria "Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa". Única banda brasileira a integrar o show de abertura do Festival South by Southwest 2022 (SXSW), realizado em março, a Tuyo agora apresenta um novo registro de sua ida a Austin, no Texa

CONQUISTAS UBERABENSES NA PETECA, KARATÊ E HANDEBOL

  Neste sábado (04), o grande  Reginaldo Damião  sagrou-se campeão na categoria Kumite - classe Master (41 a 50 anos) 75 kg+, da etapa final do Campeonato Mineiro de Karatê , realizado em Araguari/MG. Um título de superação do atleta, após passar por uma grave lesão no braço. Com a conquista da medalha de ouro, Damião classificou-se para o Campeonato Brasileiro que será realizado em dezembro, em Caucaia/CE.  Foto:  facebook.com/reginaldodamiao Já no domingo (05) em Rio Verde/GO, a fera  Douglas Silva conquistou ao lado Delgado e Rafael, a categoria adulto (1ª classe) da  Copa do Brasil de Peteca , superando por 2 sets a 0 (25/22, 25/16) a jovem dupla Fernandinho e Luan. Em seguida, foi a vez de seu pai José Adolfo  que baixo de categoria (atleta 60+), garantir ao lado de Ricardo Moído e Adalto, o título da categoria 50+.  Pódio  da categoria adulto (1ª classe) à esquerda. Douglas e seu pai José Adolfo à direita.  Foto:  facebook.com/douglassilva Ainda no domingo, Uberaba foi palco da L