A pandemia provocada pelo novo coronavírus (covid-19), vem mobilizando diversos setores da sociedade no desenvolvimento de ações no combate a expansão desse novo inimigo.
Em Uberaba, a Electric Ink que está entre as três maiores fabricantes de tintas para tatuagem no mundo, iniciou a projeção e os preparativos para a produção de respiradores denominado “ventiladores mecânicos de transporte e beira de leito”. A informação foi divulgada na última semana pelo diretor da empresa, Kamir Duarte, ao prefeito Paulo Piau durante uma videoconferência. Segundo o diretor, o projeto está avançado, com desenvolvimento de protótipos, e a documentação será entregue para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em aproximadamente 10 dias. Informou ainda, que o produto contará com a possibilidade de up grade, o que já é um diferencial e oferece uma maior competitividade no mercado. Os respiradores produzidos terão um custo de 10% e 20% a menos dos que são encontrados no mundo inteiro.
Uma das peças do ventilador de suporte em desenvolvimento. |
A máscara Protector Shield é outro equipamento desenvolvido pela empresa uberabense. |
A Universidade de Uberaba (Uniube) também tem contribuído no combate à Covid-19 com a fabricação por meio de impressora profissional 3D, de viseiras e respiradores, que serão doadas para unidades hospitalares do Triângulo Mineiro. A iniciativa é desenvolvida por diversos grupos e empresas da região, por meio de uma rede de colaboração. Os equipamentos são essenciais para a segurança dos profissionais da saúde e no tratamento dos pacientes. A expectativa da instituição é contribuir, num primeiro momento, com 320 unidades de equipamentos. Como a situação de crise causada pelo novo Coronavírus não tem prazo definido, a produção pode aumentar.
Foto: Divulgação/Uniube |
Comentários
Postar um comentário