Pular para o conteúdo principal

ZEBUNAREDE ENTREVISTA - CRIOLO


Por: André Montandon

Criolo. Foto: Reprodução internet

Kleber Cavalcante Gomes, mais conhecido como Criolo, é sem duvida, um dos artistas mais interessantes e influentes da música popular brasileira dos últimos anos. Em atividade desde 89, o paulistano começou a ganhar notoriedade em 2006, com o lançamento do seu primeiro disco de estúdio "Ainda Há Tempo". Mas, foi com o álbum "Nó na Orelha" (2011), que o artista conquistou o Brasil e Mundo. Dividindo palco com grandes nomes e conquistando diversos prêmios. É também, fundador da Rinha dos MC’s juntamento com o seu parceiro DJ DanDan, um dos projetos mais autênticos e tradicionais do hip hop Brasileiro.

Aproveitamos a sua passagem por Uberlândia, no Festival Timbre, para realizar essa entrevista. Confira:


Zebunarede: Comparando o titulo do seu álbum "convoque seu buda" ao atual momento politico/social brasileiro, devemos convocar nossos "deuses" para enfrentar essa crise?

Criolo: É o desejo de procurar equilíbrio para não deixar perder as forças positivas, intuitivas e de raciocínio. Para passarmos por estes tempos difíceis. 


Zebunarede: A cultura tem um papel transformador dessa realidade?

Criolo: Bom, a cultura e essa construção de pensamento e ação, tudo junto ou uma coisa de cada vez que se faz presente nesse nosso dia a dia.  A intenção de cada um é que faz a diferença.  Se uns acham que sim, então sim. Se a construção é de NÃOS, aí é lembrar que tudo deixa um legado e, que a reverberação de nossa existência vai além de nosso egoísmo.


Zebunarede: O relançamento do "Ainda da tempo" comemora os 10 anos desse álbum. E o que mudou em você de lá para cá?

Criolo: Com a idade percebemos o quanto ainda temos a aprender e a lutar, não apenas com as coisas erradas do mundo, mas também com coisas erradas em nós.



Zebunarede: Antes, havia um pré-conceito com o RAP por ser um som da periferia e muitas vezes associavam com a criminalidade. O que você acha que  provocou essa mudança?

Criolo: Ouve mudança?? Uns serem aceitos não significa que todos foram. O rap é uma energia total muito forte e positiva, o olhar se constrói num tanto desse todo e desse nosso que nunca para em nossas mãos,  muitas barreiras de pré conceitos ao de cair.


Criolo no Festival Timbre 2016. Foto: Felipe Flores | BurnAsh


Zebunarede: Como foi participar do Festival Timbre de Uberlândia que busca a integração da arte independente, a valorização da produção musical e a resistência cultural?

Criolo: Plural e singelo. Gratidão por participar.







Zebunarede: Para finalizar, manda uma recado para galera de Uberaba. Esperamos ver você aqui em nossa cidade. 

Criolo: Um abraço a todos e, que todos os sonhos se realizem!


Agradecemos a Equipe Oloko Records e Perfexx pela atenção e principalmente ao Criolo pela participação. Sucesso mano!!

Quer saber mais sobre o seu trabalho? Acesse: http://www.criolo.net/aindahatempo/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONHEÇA BEN HEINE

Ben Heine. Foto: Reprodução internet Ben Heine  é um talentoso artista belga, que cria surpreendentes desenhos tridimensionais. Depois de finalizar o trabalho, Ben Heine tira fotos de si mesmo interagindo com sua obra e o resultado é surpreendente. Ele descreve a si mesmo como um artista visual multidisciplinar que é inspirado pelas pessoas e pela natureza.  Heine cresceu em Abidjan, Costa do Marfim, onde viveu por sete anos com seus pais e três irmãs antes de volta para Bruxelas em 1990. Ele é conhecido internacionalmente por seus trabalhos muito criativos projetos  “Pencil Vs Camera“  e "Circlism Digital" .   O primeiro, envolve a mistura de desenho e fotografia, a imaginação e a realidade, através da ilusão e do surrealismo. No segundo projeto, Heine geralmente faz retratos de celebridades / ícones culturais com ferramentas digitais usando círculos planos sobre um fundo preto. Cada círculo tem uma única cor e um único tom. Através do uso de softwares gráficos

CONHEÇA ALEX SENNA

Alex Senna é ilustrador e grafiteiro brasileiro que busca transportar suas emoções para arte de uma forma rebuscada e tocante. Sua paixão de infância pelos quadrinhos influencia suas obras a ponto de torná-las originais por meio de riscos simples e preto e branco. Seus trabalhos estão espalhados por diversas cidades pelo mundo como São Paulo, Londres, Paris e Barcelona . Formado em Comunicação Social, ele teve o primeiro contato com o graffiti em 2002. Desde 2006 ele produz o sua arte de diversas formas: telas, murais, objetos, gravuras. Suas principais influências são nomes consagrados como Maurício de Sousa, Ziraldo, Speto, Vitché, Will Eisner e Walt Disney . O elemento que mais aparece nas obras é o passarinho.  Confira um pouco do seu trabalho: Conheça mais sobre o trabalho desse grande artistas:  https://www.facebook.com/senna.alex/timeline