Pular para o conteúdo principal

ZEBUNAREDE ENTREVISTA - CRIOLO


Por: André Montandon

Criolo. Foto: Reprodução internet

Kleber Cavalcante Gomes, mais conhecido como Criolo, é sem duvida, um dos artistas mais interessantes e influentes da música popular brasileira dos últimos anos. Em atividade desde 89, o paulistano começou a ganhar notoriedade em 2006, com o lançamento do seu primeiro disco de estúdio "Ainda Há Tempo". Mas, foi com o álbum "Nó na Orelha" (2011), que o artista conquistou o Brasil e Mundo. Dividindo palco com grandes nomes e conquistando diversos prêmios. É também, fundador da Rinha dos MC’s juntamento com o seu parceiro DJ DanDan, um dos projetos mais autênticos e tradicionais do hip hop Brasileiro.

Aproveitamos a sua passagem por Uberlândia, no Festival Timbre, para realizar essa entrevista. Confira:


Zebunarede: Comparando o titulo do seu álbum "convoque seu buda" ao atual momento politico/social brasileiro, devemos convocar nossos "deuses" para enfrentar essa crise?

Criolo: É o desejo de procurar equilíbrio para não deixar perder as forças positivas, intuitivas e de raciocínio. Para passarmos por estes tempos difíceis. 


Zebunarede: A cultura tem um papel transformador dessa realidade?

Criolo: Bom, a cultura e essa construção de pensamento e ação, tudo junto ou uma coisa de cada vez que se faz presente nesse nosso dia a dia.  A intenção de cada um é que faz a diferença.  Se uns acham que sim, então sim. Se a construção é de NÃOS, aí é lembrar que tudo deixa um legado e, que a reverberação de nossa existência vai além de nosso egoísmo.


Zebunarede: O relançamento do "Ainda da tempo" comemora os 10 anos desse álbum. E o que mudou em você de lá para cá?

Criolo: Com a idade percebemos o quanto ainda temos a aprender e a lutar, não apenas com as coisas erradas do mundo, mas também com coisas erradas em nós.



Zebunarede: Antes, havia um pré-conceito com o RAP por ser um som da periferia e muitas vezes associavam com a criminalidade. O que você acha que  provocou essa mudança?

Criolo: Ouve mudança?? Uns serem aceitos não significa que todos foram. O rap é uma energia total muito forte e positiva, o olhar se constrói num tanto desse todo e desse nosso que nunca para em nossas mãos,  muitas barreiras de pré conceitos ao de cair.


Criolo no Festival Timbre 2016. Foto: Felipe Flores | BurnAsh


Zebunarede: Como foi participar do Festival Timbre de Uberlândia que busca a integração da arte independente, a valorização da produção musical e a resistência cultural?

Criolo: Plural e singelo. Gratidão por participar.







Zebunarede: Para finalizar, manda uma recado para galera de Uberaba. Esperamos ver você aqui em nossa cidade. 

Criolo: Um abraço a todos e, que todos os sonhos se realizem!


Agradecemos a Equipe Oloko Records e Perfexx pela atenção e principalmente ao Criolo pela participação. Sucesso mano!!

Quer saber mais sobre o seu trabalho? Acesse: http://www.criolo.net/aindahatempo/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRIÂNGULO BLUES LEVA O CLIMA DE NEW ORLEANS AO PARQUE DAS BARRIGUDAS NOS DIAS 07 E 08 DE JUNHO

  Se prepara, Uberaba! O groove, o swing e a alma do sul dos Estados Unidos vão invadir a cidade com a edição New Orleans do Triângulo Blues Festival , que rola nos dias 07 e 08 de junho, no já tradicional e charmoso Parque das Barrigudas , com entrada gratuita e clima de festival de rua! Foto:  https://www.trianguloblues.com.br/ ATRAÇÕES DE PESO E SONZERA NA VEIA Inspirado na cidade berço do jazz e do blues, o festival promete dois dias de muita música de qualidade com atrações nacionais e internacionais, gastronomia, cervejas artesanais, aquele público que sabe curtir um som com alma e claro, sem esquecer da solidariedade e inclusão social. Confira a programação completa: Sábado (07/06): 15h30 - Mayra Aveliz (SP) 17h - Ale Ravanello (RS) 18h30 - Elvis Rock Legacy (BH) 20h - Fred Sunwalk (SP) 21h30 - Nil Guimarães (SP) 23h - JJ Thames (EUA) Domingo (08/06): 14h45 - Blues Haze (MG) 16h15 - Luciano Leães (RS) 17h45 - Totem (BH) 19h15 - Nanda Moura (RJ) 20h45 - Wilson Sideral...

ZEBUNAREDE ENTREVISTA - YSAAC & K.OLIVER

  Por: André Montandon Parceiros de longa data, Ysaac e K.Oliver seguem como eles mesmos dizem: "contrariando as estatísticas". Com muita luta, força, foco e fé, a dupla desenvolve o seu trabalho. E podemos dizer que já são referências em Uberaba e região. Além da carreira solo, eles participam de outros projetos ao lado de feras da cena local, com a Família BMX. Sempre em constante movimento, eles lançaram no mês de maio, o álbum que carrega em seu título o lema da dupla  "Contrariando as Estatísticas", produzido e gravado em São Paulo, conta com vídeo clipe em todas as faixas. Aproveitando o lançamento, batemos um papo com eles. Confira a seguir: - Para começar a nossa entrevista, gostaríamos de saber um pouco mais sobre o processo de produção/gravação do novo álbum? Ysaac/K.Oliver -  Salve família. Máximo Respeito. O processo de produção e gravação do nosso álbum ele veio com muita luta e muita história porque algumas músicas deste álbum duas ou três músicas eu...