Pular para o conteúdo principal

EMPRESA SUÍÇA INVENTA "CANUDO" QUE FILTRA ÁGUA CONTAMINADA


Desenvolvido pela Vestergaard Frandsen, o LifeStraw (em português, “Canudo da Vida”), é um tubo de plástico contendo filtros que tornam potável a água contaminada com micro organismos que provocam cólera, febre tifóide e diarréia. Além disso, o “Canudo da Vida” , elimina 99% dos vírus que circulam no sistema de filtragem, elaborado a partir de fibra halógena.

Foto: Reprodução internet

Após uma série de testes, a Universidade da Carolina do Norte comprovou que o LifeStraw consegue filtrar totalmente as amostras de água contaminada com as bactérias Escherichia coli B e Enterococcus faecalis, além do vírus MS2 colifago, iodo e prata, a níveis em que não representam mais um risco à saúde de quem ingere a água. 

Por outro lado, o aparelho não consegue eliminar metais pesados da água, como ferro e flúor, e também não está apto a remover parasitas, como a giárdia e o criptosporídio. 

Cada canudo, que tem menos de 25 cm de comprimento, e pode filtrar até 700 litros de água (estimativa média do consumo anual de água por pessoa). O LifeStraw deve ser descartado, quando seus filtros ficarem entupidos demais para permitir a passagem de água, o que acontece geralmente após um ano de uso.

A empresa de relações públicas Saatchi & Saatchi indicou o “Canudo da Vida” como a principal ideia que mudará o mundo nos próximos anos, em uma competição recente entre inovações tecnológicas com impacto na ajuda humanitária, na educação e na medicina.  Informações retiradas na Scientific American.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ZEBUNAREDE ENTREVISTA - MARCELO JENECI

Por: André Montandon 
Desembarga em Uberaba nesse sábado (19), um dos grandes nomes da nova música popular brasileira para uma apresentação especial no Laboratório 96. Pela primeira vez na cidade, Marcelo Jeneci, chega com a turnê de lançamento do seu terceiro álbum, Guaia, onde o artista volta as suas origens ao homenagear Guaianases, zona leste de São Paulo, bairro em que nasceu. Além de trazer experimentos musicais que se juntam à famosa sanfona do cantor e compositor, em uma mescla de acústicos, sintéticos e regionais que resgatam a trajetória de Jeneci ao longo de sua formação musical.

Aproveitamos essa ilustre visita, para bater um papo exclusivo com esse grande artista. Confira 😉
- Conte-nos um pouco sobre o seu novo álbum, Guaia, que remete as suas origens, e que contou com grandes participações?

Marcelo Jeneci - Guaia, porque sou de guaianases, da zona leste de São Paulo. Porque eu cresci na escola pública, "Viva os professores!". Tendo uma família em que minha mãe m…

ZEBUNAREDE ENTREVISTA - MÁRCIO ANDRÉAS

Por: André Montandon
Com 20 anos de carreira, o músico e compositor uberabense Marcio Andréas, lançou em 2016 o seu primeiro trabalho solo "Cada um na sua galáxia". Foi vocalista dos Baltazares, banda de rock bastante conhecida no circuito independente de Minas Gerais. Em seu novo projeto lançado no final de 2019, intitulado de "O Jardim", o músico apresenta um som bastante original, com mais maturidade. As canções passeiam pelo rock, folk e mpb, mas tudo em perfeita sintonia mostrando uma profunda evolução alcançada em todos esses anos de estrada.
Com uma agenda bastante movimentada o músico se apresenta em vários formatos: shows mais intimistas, pocket shows, ou acompanhado de uma banda extremamente competente que vem arrancando elogios por onde passa, sendo considerado uma grande promessa da nova música mineira. Em seu currículo, o músico ostenta apresentações ao lado de grandes nomes do cenário nacional como: Pato Fu, Biquini Cavadão, Tico santa Cruz, Raimundos…