Vem da Bélgica essa iniciativa bacana de uma espécie de geladeira solidária, instalada pela ONG Corvia, em Bruxelas. O projeto "FREE GO" funciona assim: as pessoas que têm sobras em casa vão até o local e depositam a comida na geladeira, que fica destrancada, à disposição de moradores de rua e das pessoas que não dispõem de recursos para uma refeição ou lanche. A geladeira é movida a energia solar.
Projeto pioneiro em Bruxelas/Bélgica. Foto: Reproduçaõ Internet |
A ideia está se espelhando ao redor do Mundo. Na Espanha, a iniciativa foi tomada por Álvaro Saiz, da associação de voluntários da cidade de Galdakao, que se preocupavam com o grande número de alimentos descartados próximos a data de seu vencimento que poderiam ser aproveitados por outras pessoas ao invés de parar nas lixeiras. Eles instalaram uma geladeira, que tem sido abastecida com alimentos não utilizados por supermercados e restaurantes. Os idealizados espanhóis, são encarregados de inspecionar o que é colocado na geladeira solidária, que possui critérios como etiquetar o alimento informando quando foi preparado, além de não permitir o depósito de ovos, carnes e peixe cru.
Álvaro Saiz - Galdakao/Espanha Foto: Reprodução Internet |
No Brasil, uma geladeira foi instalada na Rua 7, no Centro de Goiânia, pelo empresário Fernando Barcelos, que viu a ideia na internet.
Fernando Barcelos - Goiania/Brasil. Foto: Reprodução Internet |
São ideias com essa que contribuem para um mundo melhor. Tomará que mais geladeiras sejam instaladas.
Comentários
Postar um comentário