Pular para o conteúdo principal

MORRE RALPH BAER, "O PAI DO VIDEOGAME"


Morreu nesse ultimo sábado, aos 92 anos no estado de New Hampshire, EUA, "o pai dos videogames", o engenheiro alemã Ralph Henry Baer, criador do primeiro videogame do mundo, o Odyssey

Ralph Baer. Foto: Reprodução internet


Baer, nasceu na Alemanha em 1922 e se mudou com a família para os Estados Unidos em 1938, fugindo do regime nazista. Em seu novo país, ele desenvolveu, o primeiro console doméstico, originalmente batizado de "Brown Box", entre 1967 e 1969. O aparelho foi licenciado e comprado pela Magnavox, que a partir de 1972 passou a vendê-lo com o nome de Odyssey (o console era acompanhado do jogo de tênis Pong). Chegando em um ano a marca de 130 mil unidades vendidas. No Brasil, este console chegou no final da década com o nome de Telejogo e foi fabricado pela Philco e Ford.

Foto: Reprodução internet


Confira abaixo um vídeo de Ralph Baer and Bill Harrison realizando testes com o Brown Box em 1969:


Três anos depois, um game com o mesmo nome e mesma jogabilidade foi lançado pela Atari, e foi responsável por popularizar a marca mundialmente. Devido a semelhança entre os jogos, a Magnavox processou a Atari por violação de patente.

Além de criar o primeiro videogame, Baer também inventou o jogo de memória interativo Simon, popular no Brasil com o nome de Genius, marcou a infância dos anos 1980. E o responsável por criar uma pistola de luz, primeiro periférico lançado para videogames.

Foto: Reprodução internet



Em 2006, o cientista foi premiado pelo presidente norte-americano Geoge W. Bush com a Medalha Nacional de Tecnologia e indicado para o "National Inventors Hall of Fame". Dois anos depois, foi considerado o "Pai do Videogame" e ganhou o prêmio "Game Developers Choice Pioneer Award".  

Só temos a agradecer a esse grande gênio, a esse revolucionário do universo eletrônico. Tive a oportunidade de jogar a segunda versão o Odyssey 2 na minha infância, videogame que meu pai comprou quando eu tinha apenas 2 anos. Jogos como Come Come, Frogger, Formula 1 e Conquist of the World eram os meus preferidos.

Odyssey 2. Foto: Reprodução internet



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRIÂNGULO BLUES LEVA O CLIMA DE NEW ORLEANS AO PARQUE DAS BARRIGUDAS NOS DIAS 07 E 08 DE JUNHO

  Se prepara, Uberaba! O groove, o swing e a alma do sul dos Estados Unidos vão invadir a cidade com a edição New Orleans do Triângulo Blues Festival , que rola nos dias 07 e 08 de junho, no já tradicional e charmoso Parque das Barrigudas , com entrada gratuita e clima de festival de rua! Foto:  https://www.trianguloblues.com.br/ ATRAÇÕES DE PESO E SONZERA NA VEIA Inspirado na cidade berço do jazz e do blues, o festival promete dois dias de muita música de qualidade com atrações nacionais e internacionais, gastronomia, cervejas artesanais, aquele público que sabe curtir um som com alma e claro, sem esquecer da solidariedade e inclusão social. Confira a programação completa: Sábado (07/06): 15h30 - Mayra Aveliz (SP) 17h - Ale Ravanello (RS) 18h30 - Elvis Rock Legacy (BH) 20h - Fred Sunwalk (SP) 21h30 - Nil Guimarães (SP) 23h - JJ Thames (EUA) Domingo (08/06): 14h45 - Blues Haze (MG) 16h15 - Luciano Leães (RS) 17h45 - Totem (BH) 19h15 - Nanda Moura (RJ) 20h45 - Wilson Sideral...

IGREJA SÃO DOMINGOS SE TRANSFORMA EM UM ESPETÁCULO INÉDITO DE LUZ E EMOÇÃO NO NATAL 2025 DE UBERABA

  Uberaba vai brilhar como nunca neste Natal. Nesta quinta-feira, 30 de outubro, às 19h30, a cidade acende oficialmente o espírito natalino com a inauguração da iluminação da Igreja São Domingos, dentro da programação “Natal 2025 – Contando a Nossa História” , promovida pela Prefeitura Municipal, que na semana passada inaugurou a decoração natalina na Praça Rui Barbosa. E não é qualquer decoração: o público vai assistir a um show inédito de luzes inspirado na famosa Catedral de Pedra de Canela (RS). Em um espetáculo de 15 minutos, mais de 100 lâmpadas sincronizadas ganham vida na fachada neogótica da igreja, embaladas por cinco músicas cuidadosamente programadas pelo jovem uberabense Guilherme Neves Marra de Zilmar, de 18 anos, e seu pai Zilmar Ribeiro de Lima, responsáveis pela automação do espetáculo. Durante a exibição, o ballet infantil da Academia Beth Dorça fará uma apresentação especial, somando ainda mais emoção à experiência. Antes do show, a Orquestra Municipal de Uberaba...