Pular para o conteúdo principal

Ciclofaixa começa a funcionar dia 15 com campanha educativa

Prefeito Paulo Piau e secretários anunciaram ontem o lançamento do projeto “Ciclovida Uberaba – Lazer na faixa”. Trata-se da implantação de ciclofaixas sinalizadas para uso exclusivo de ciclistas aos domingos e feriados. As ciclofaixas começam a funcionar após o asfaltamento de todo o percurso de 6km com pedalada inaugural no dia 15, a partir de 9h, tendo a Praça de Esportes, na rotatória Murilo Pacheco de Menezes, próximo à Medalha Milagrosa, como ponto de partida.
 
De acordo com o chefe de gabinete Fernando Hueb, a ciclofaixa será um circuito fechado que terá 6km e com um trajeto que se inicia na rotatória Professor Murilo Pacheco de Menezes, subindo pela avenida Santos Dumont, sempre pelo lado esquerdo da via, até o aeroporto, seguindo pela avenida Nenê Sabino até a rua Antônio Rios, descendo na rua Maranhão até o Fórum, passando pela avenida dos Advogados e pela avenida Pedro Salomão até retornar à rotatória da Medalha Milagrosa. O funcionamento será das 7h às 17h30.
 
O chefe de gabinete destaca que no primeiro mês a segurança no local será intensificada, até que a população se habitue à ciclofaixa na parte central das avenidas. “Então vamos ter cones de 25 em 25 metros, vamos ter apoio da Guarda Municipal e faremos a distribuição de panfletos educativos tanto para os motoristas quanto para os praticantes do ciclismo. Vamos ter a presença de uma ambulância e também apoio do Corpo de Bombeiros. Ou seja, estamos solicitando todo o aparato para que a população e principalmente os praticantes de ciclismo e outros esportes estejam protegidos”, afirma Hueb. Além disso, a cada mil metros haverá placas com informações sobre o percurso e 12 modelos de orientações sobre uso de equipamentos de segurança e saúde.
 
Para ele, essa é a essência do projeto, pois só funcionará bem se a população estiver segura. “Em relação ao trânsito, como são dias de baixo fluxo de veículos, nós acreditamos que não haja tanto problema pelo fato de ser domingo ou feriado e em horário limitado. É claro que os motoristas terão de ter paciência, afinal, estamos trazendo um benefício para a comunidade”, completa o chefe de gabinete.
 
Hueb informa que não estava contemplado na ideia inicial, mas foi incluída ao projeto a criação do primeiro Cicloparque de Uberaba a ser implantado na praça próximo ao novo Fórum. “Ele foi inaugurado, mas não foi entregue à comunidade. Hoje está abandonado e é frequentado por usuários de drogas. Vendo o circuito, observamos que a ciclofaixa passa em frente da praça, então veio a ideia do prefeito de incluir a praça no projeto. Temos pronta somente a parte de via que serve tanto para caminhada quanto para ciclismo e a mata. Ou seja, o Cicloparque está integrado ao projeto e as famílias terão a opção de entrar e passear lá dentro”, frisa.
 
Para isto, o chefe de gabinete aponta que o espaço será totalmente revitalizado. “Estamos cercando com gradil para dar segurança, vamos melhorar o asfalto, a pintura e o aspecto da jardinagem e, às vezes, levar também academia e quiosques com água de coco. Vamos urbanizar o local para fazer a comunidade utilizar o espaço”, completa.
 
 
 
ATÉ QUE FIM, CICLO FAIXA EM UBERABA , É POUCO MAS, AJUDA O PESSOAL .....


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BATE-PAPO COM JOÃO CARLOS NOGUEIRA

Por: André Montandon João Carlos Paranhos Nogueira  é um dos grandes nomes do esporte uberabense. Seu currículo é inspirador, abrange prêmios de destaque do ano, participações e títulos em importantes competições do país. Fera na natação, no triatlo e na maratona aquática, João começou a praticar esporte bem cedo, aos seis anos de idade.  Nas piscinas, são vários pódios, destaque para os títulos no Circuito Brasil e Circuito Paraolímpico. Em 2011, iniciou no Paratriathlon, também conseguindo bons resultados, como a Copa Brasil de 2018. Em 2014, começou na maratona aquática, com diversos títulos na categoria PCD  e sempre estando entre os melhores também contra nadadores sem deficiência, na categoria master. Medalhas em eventos importantes como no Desafio Aquaman, no Circuito de Maratona Aquática do Estado de São Paulo, na Travessia dos Fortes e o Circuito Rei e Rainha do Mar. No ano passado, mais um feito marcante em sua carreira, foi campeão na 52ª edição da Maratona Aquátic

CONHEÇA BEN HEINE

Ben Heine. Foto: Reprodução internet Ben Heine  é um talentoso artista belga, que cria surpreendentes desenhos tridimensionais. Depois de finalizar o trabalho, Ben Heine tira fotos de si mesmo interagindo com sua obra e o resultado é surpreendente. Ele descreve a si mesmo como um artista visual multidisciplinar que é inspirado pelas pessoas e pela natureza.  Heine cresceu em Abidjan, Costa do Marfim, onde viveu por sete anos com seus pais e três irmãs antes de volta para Bruxelas em 1990. Ele é conhecido internacionalmente por seus trabalhos muito criativos projetos  “Pencil Vs Camera“  e "Circlism Digital" .   O primeiro, envolve a mistura de desenho e fotografia, a imaginação e a realidade, através da ilusão e do surrealismo. No segundo projeto, Heine geralmente faz retratos de celebridades / ícones culturais com ferramentas digitais usando círculos planos sobre um fundo preto. Cada círculo tem uma única cor e um único tom. Através do uso de softwares gráficos