Pular para o conteúdo principal

Adequação do trânsito para o BRT terá mudanças radicais

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Planejamento, apresentou ontem o Projeto de Alteração no Trânsito em Função da Implantação do Corredor de Ônibus - Vetor/BRT (Bus Rapid Transit) a representantes de entidades de classe, vereadores, grupo do G9, universidades e imprensa. No dia 26 o plano será exibido à população durante reunião aberta. Se for aprovado sem grandes mudanças, a previsão é de que as alterações sejam implantadas em março de 2014.
 
De acordo com o diretor da Transzum, Alexandre Zum, engenheiro especialista em tráfego da empresa contratada pela Prefeitura para realizar o estudo, trata-se de amplo projeto de mobilidade urbana. “A primeira coisa com que nós nos preocupamos muito foi a segurança dos pedestres, dos veículos, dos ônibus e de todo o corredor. Como consequência, veio o aspecto da fluidez, sendo que para isto detectamos problemas graves. As conversões para avenida Doutor Fidélis Reis e avenida Santos Dumont são impraticáveis dentro do município hoje. Por isto, estamos propondo a retirada dessas conversões à esquerda, que são os dois pontos-chave do projeto para fazermos a volta nos quarteirões”, destaca.
 
Conforme levantamento de dados sobre o trânsito, Zum destacou o que ele chamou de “cruzamento crítico”, que é o da avenida Leopoldino de Oliveira com rua Major Eustáquio e avenida Fidélis Reis. Naquele local, transitam por hora cerca de 3.500 veículos. Porém, somente 10% deste fluxo, ou seja, 350 veículos convergem à esquerda, sentido Fidélis Reis. Por isso, a conversão será retirada e o fluxo de sentido na avenida Fidélis Reis será único, servindo de via centro-bairro. A rua João Pinheiro servirá para o retorno, mantendo o sentido bairro-centro. Com a mudança, em parte da avenida será permitido estacionamento em 45º.
 
No cruzamento das avenidas Leopoldino de Oliveira e Santos Dumont foi identificado problema semelhante. Somente 20% do fluxo de carros da Leopoldino convergem para a Santos Dumont, prejudicando os outros 80% que desejam seguir. A rotatória no local seria retirada e o motorista que estivesse na Leopoldino querendo seguir para a Santos Dumont teria que subir a Randolfo Borges, pegar a Governador Valadares, descer na Antônio Pedro Naves e voltar à Leopoldino para entrar na Santos Dumont.
 
Para dar apoio ao fluxo das avenidas será implantado um sistema trinário. A rua Governador Valadares voltará ao antigo sentido, assim como a rua Alaor Prata, em direção à avenida Gabriela Castro Cunha. Do outro lado da avenida Leopoldino, as ruas Afonso Rato, Coronel Manoel Borges e Vigário Silva também terão a mão invertida, ficando no sentido Mercês-centro-Mercado Municipal. A rua Afonso Rato receberá o fluxo da Leopoldino através das ruas Jaime Bilharinho e Antônio Pedro Naves.
 
Outra mudança apresentada é a abertura do canteiro central para quem desce do estádio Uberabão. Os motoristas poderão cruzar a Leopoldino de Oliveira e subir pela rua Bento Ferreira, ao invés de utilizar a rotatória para o retorno. Pela proposta, a rua Santo Antônio também teria o fluxo invertido, seguindo da Guilherme Ferreira até a avenida Alexandre Barbosa, inclusive com proposta de segurança para entrada de alunos do Colégio Marista. Na praça Dom Eduardo cria-se mão inglesa para quem desce a Alexandre Barbosa.
 
Na praça Rui Barbosa será implantado um retorno, próximo à confluência com a Manoel Borges e Vigário Silva, permitindo o acesso à rua Tristão de Castro, sentido São Benedito.
 
A rotatória da UPA do Parque do Mirante também será modificada, sendo cortada ao meio, garantindo estacionamento para o transporte coletivo, enquanto os outros veículos permanecem obrigados ao contorno. Os dois terminais do transporte coletivo também terão sinalizações específicas para garantir a segurança dos pedestres.
 
 
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONHEÇA BEN HEINE

Ben Heine. Foto: Reprodução internet Ben Heine  é um talentoso artista belga, que cria surpreendentes desenhos tridimensionais. Depois de finalizar o trabalho, Ben Heine tira fotos de si mesmo interagindo com sua obra e o resultado é surpreendente. Ele descreve a si mesmo como um artista visual multidisciplinar que é inspirado pelas pessoas e pela natureza.  Heine cresceu em Abidjan, Costa do Marfim, onde viveu por sete anos com seus pais e três irmãs antes de volta para Bruxelas em 1990. Ele é conhecido internacionalmente por seus trabalhos muito criativos projetos  “Pencil Vs Camera“  e "Circlism Digital" .   O primeiro, envolve a mistura de desenho e fotografia, a imaginação e a realidade, através da ilusão e do surrealismo. No segundo projeto, Heine geralmente faz retratos de celebridades / ícones culturais com ferramentas digitais usando círculos planos sobre um fundo preto. Cada círculo tem uma única cor e um único tom. Através do uso de softwares gráficos

CONHEÇA ALEX SENNA

Alex Senna é ilustrador e grafiteiro brasileiro que busca transportar suas emoções para arte de uma forma rebuscada e tocante. Sua paixão de infância pelos quadrinhos influencia suas obras a ponto de torná-las originais por meio de riscos simples e preto e branco. Seus trabalhos estão espalhados por diversas cidades pelo mundo como São Paulo, Londres, Paris e Barcelona . Formado em Comunicação Social, ele teve o primeiro contato com o graffiti em 2002. Desde 2006 ele produz o sua arte de diversas formas: telas, murais, objetos, gravuras. Suas principais influências são nomes consagrados como Maurício de Sousa, Ziraldo, Speto, Vitché, Will Eisner e Walt Disney . O elemento que mais aparece nas obras é o passarinho.  Confira um pouco do seu trabalho: Conheça mais sobre o trabalho desse grande artistas:  https://www.facebook.com/senna.alex/timeline