Pular para o conteúdo principal

Adequação do trânsito para o BRT terá mudanças radicais

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Planejamento, apresentou ontem o Projeto de Alteração no Trânsito em Função da Implantação do Corredor de Ônibus - Vetor/BRT (Bus Rapid Transit) a representantes de entidades de classe, vereadores, grupo do G9, universidades e imprensa. No dia 26 o plano será exibido à população durante reunião aberta. Se for aprovado sem grandes mudanças, a previsão é de que as alterações sejam implantadas em março de 2014.
 
De acordo com o diretor da Transzum, Alexandre Zum, engenheiro especialista em tráfego da empresa contratada pela Prefeitura para realizar o estudo, trata-se de amplo projeto de mobilidade urbana. “A primeira coisa com que nós nos preocupamos muito foi a segurança dos pedestres, dos veículos, dos ônibus e de todo o corredor. Como consequência, veio o aspecto da fluidez, sendo que para isto detectamos problemas graves. As conversões para avenida Doutor Fidélis Reis e avenida Santos Dumont são impraticáveis dentro do município hoje. Por isto, estamos propondo a retirada dessas conversões à esquerda, que são os dois pontos-chave do projeto para fazermos a volta nos quarteirões”, destaca.
 
Conforme levantamento de dados sobre o trânsito, Zum destacou o que ele chamou de “cruzamento crítico”, que é o da avenida Leopoldino de Oliveira com rua Major Eustáquio e avenida Fidélis Reis. Naquele local, transitam por hora cerca de 3.500 veículos. Porém, somente 10% deste fluxo, ou seja, 350 veículos convergem à esquerda, sentido Fidélis Reis. Por isso, a conversão será retirada e o fluxo de sentido na avenida Fidélis Reis será único, servindo de via centro-bairro. A rua João Pinheiro servirá para o retorno, mantendo o sentido bairro-centro. Com a mudança, em parte da avenida será permitido estacionamento em 45º.
 
No cruzamento das avenidas Leopoldino de Oliveira e Santos Dumont foi identificado problema semelhante. Somente 20% do fluxo de carros da Leopoldino convergem para a Santos Dumont, prejudicando os outros 80% que desejam seguir. A rotatória no local seria retirada e o motorista que estivesse na Leopoldino querendo seguir para a Santos Dumont teria que subir a Randolfo Borges, pegar a Governador Valadares, descer na Antônio Pedro Naves e voltar à Leopoldino para entrar na Santos Dumont.
 
Para dar apoio ao fluxo das avenidas será implantado um sistema trinário. A rua Governador Valadares voltará ao antigo sentido, assim como a rua Alaor Prata, em direção à avenida Gabriela Castro Cunha. Do outro lado da avenida Leopoldino, as ruas Afonso Rato, Coronel Manoel Borges e Vigário Silva também terão a mão invertida, ficando no sentido Mercês-centro-Mercado Municipal. A rua Afonso Rato receberá o fluxo da Leopoldino através das ruas Jaime Bilharinho e Antônio Pedro Naves.
 
Outra mudança apresentada é a abertura do canteiro central para quem desce do estádio Uberabão. Os motoristas poderão cruzar a Leopoldino de Oliveira e subir pela rua Bento Ferreira, ao invés de utilizar a rotatória para o retorno. Pela proposta, a rua Santo Antônio também teria o fluxo invertido, seguindo da Guilherme Ferreira até a avenida Alexandre Barbosa, inclusive com proposta de segurança para entrada de alunos do Colégio Marista. Na praça Dom Eduardo cria-se mão inglesa para quem desce a Alexandre Barbosa.
 
Na praça Rui Barbosa será implantado um retorno, próximo à confluência com a Manoel Borges e Vigário Silva, permitindo o acesso à rua Tristão de Castro, sentido São Benedito.
 
A rotatória da UPA do Parque do Mirante também será modificada, sendo cortada ao meio, garantindo estacionamento para o transporte coletivo, enquanto os outros veículos permanecem obrigados ao contorno. Os dois terminais do transporte coletivo também terão sinalizações específicas para garantir a segurança dos pedestres.
 
 
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"QUASE SEIS" - LOBOS DE ALABAMA

  🎬 Com produção do Quasque Filmes, "Quase Seis" é o vídeo clipe de lançamento do primeiro EP do Lobos do Alabama 🤟 🎶 O single faz parte do álbum "Quase Seis",  composto por 05 faixas 💿, disponíveis em todas as plataformas digitais ▶️ Capa do EP "Quase Seis". Foto:  @lobosdoalabama A arte da capa foi inspirada na obra "A Persistência da Memória" do pintor surrealista espanhol Salvador Dalí. Os ponteiros marcando 6h00 mostram que o relógio está confuso, por isso ainda não são 6h00, mas "Quase Seis'. O disco é o primeiro lançamento da trilogia que terá continuidade com o 'Seis Horas' e o 'Depois das Seis'.  Siga o zebunarede também pelas redes sociais: Facebook:  zebunarede.com Instagram:  @zebunarede Youtube:  zebunarede Twitter:  @zebunarede

FIQUE LIGADO NA AGENDA CULTURAL

  Confira os principais eventos desse final de semana em Uberaba. Tentaremos manter a lista o mais atualizada possível, adicionando novos eventos à medida que eles forem sendo confirmados. Não se esqueça que ainda estamos em uma pandemia. Siga as orientações estabelecidas e curta com segurança Siga o zebunarede também pelas redes sociais: Facebook:  zebunarede.com Instagram:  @zebunarede Youtube:  zebunarede Twitter:  @zebunarede