Pular para o conteúdo principal

Adequação do trânsito para o BRT terá mudanças radicais

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Planejamento, apresentou ontem o Projeto de Alteração no Trânsito em Função da Implantação do Corredor de Ônibus - Vetor/BRT (Bus Rapid Transit) a representantes de entidades de classe, vereadores, grupo do G9, universidades e imprensa. No dia 26 o plano será exibido à população durante reunião aberta. Se for aprovado sem grandes mudanças, a previsão é de que as alterações sejam implantadas em março de 2014.
 
De acordo com o diretor da Transzum, Alexandre Zum, engenheiro especialista em tráfego da empresa contratada pela Prefeitura para realizar o estudo, trata-se de amplo projeto de mobilidade urbana. “A primeira coisa com que nós nos preocupamos muito foi a segurança dos pedestres, dos veículos, dos ônibus e de todo o corredor. Como consequência, veio o aspecto da fluidez, sendo que para isto detectamos problemas graves. As conversões para avenida Doutor Fidélis Reis e avenida Santos Dumont são impraticáveis dentro do município hoje. Por isto, estamos propondo a retirada dessas conversões à esquerda, que são os dois pontos-chave do projeto para fazermos a volta nos quarteirões”, destaca.
 
Conforme levantamento de dados sobre o trânsito, Zum destacou o que ele chamou de “cruzamento crítico”, que é o da avenida Leopoldino de Oliveira com rua Major Eustáquio e avenida Fidélis Reis. Naquele local, transitam por hora cerca de 3.500 veículos. Porém, somente 10% deste fluxo, ou seja, 350 veículos convergem à esquerda, sentido Fidélis Reis. Por isso, a conversão será retirada e o fluxo de sentido na avenida Fidélis Reis será único, servindo de via centro-bairro. A rua João Pinheiro servirá para o retorno, mantendo o sentido bairro-centro. Com a mudança, em parte da avenida será permitido estacionamento em 45º.
 
No cruzamento das avenidas Leopoldino de Oliveira e Santos Dumont foi identificado problema semelhante. Somente 20% do fluxo de carros da Leopoldino convergem para a Santos Dumont, prejudicando os outros 80% que desejam seguir. A rotatória no local seria retirada e o motorista que estivesse na Leopoldino querendo seguir para a Santos Dumont teria que subir a Randolfo Borges, pegar a Governador Valadares, descer na Antônio Pedro Naves e voltar à Leopoldino para entrar na Santos Dumont.
 
Para dar apoio ao fluxo das avenidas será implantado um sistema trinário. A rua Governador Valadares voltará ao antigo sentido, assim como a rua Alaor Prata, em direção à avenida Gabriela Castro Cunha. Do outro lado da avenida Leopoldino, as ruas Afonso Rato, Coronel Manoel Borges e Vigário Silva também terão a mão invertida, ficando no sentido Mercês-centro-Mercado Municipal. A rua Afonso Rato receberá o fluxo da Leopoldino através das ruas Jaime Bilharinho e Antônio Pedro Naves.
 
Outra mudança apresentada é a abertura do canteiro central para quem desce do estádio Uberabão. Os motoristas poderão cruzar a Leopoldino de Oliveira e subir pela rua Bento Ferreira, ao invés de utilizar a rotatória para o retorno. Pela proposta, a rua Santo Antônio também teria o fluxo invertido, seguindo da Guilherme Ferreira até a avenida Alexandre Barbosa, inclusive com proposta de segurança para entrada de alunos do Colégio Marista. Na praça Dom Eduardo cria-se mão inglesa para quem desce a Alexandre Barbosa.
 
Na praça Rui Barbosa será implantado um retorno, próximo à confluência com a Manoel Borges e Vigário Silva, permitindo o acesso à rua Tristão de Castro, sentido São Benedito.
 
A rotatória da UPA do Parque do Mirante também será modificada, sendo cortada ao meio, garantindo estacionamento para o transporte coletivo, enquanto os outros veículos permanecem obrigados ao contorno. Os dois terminais do transporte coletivo também terão sinalizações específicas para garantir a segurança dos pedestres.
 
 
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RAFAEL MINEIRO CONQUISTA SEU TERCEIRO NBB

O craque uberabense Rafael Mineiro , chegou ao seu terceiro título no Novo Basquete Brasil - NBB , após a vitória do Flamengo sobre o São Paulo por 93 a 85, nesta quinta-feira (27), no Maracanãzinho. Aplicando a primeira varrida na história das finais, fechando a série em 3 a 0.  Rafa Mineiro comemorando mais um NBB. Foto:  Fanpage Time Flamengo O Flamengo encerrou com chave de ouro uma temporada histórica. Com a incrível marca de 34 vitórias consecutivas e invencibilidade total no ano. Além do heptacampeão do NBB, o Rubro-Negro faturou todas as competições que disputou. Foi campeão do Campeonato Carioca, da Copa Super 8 e do Basketball Champions League Américas. Mineiro e demais atletas na comemoração da Champions Américas. Foto:  @rafaelmineiro7 Mas, não para por aí!!! Conforme já noticiamos, o uberabense concorre ainda a três prêmios individuais da temporada  2020/2021  do NBB.  Nas categorias de Defensor,  Pivô  e Sexto Homem do Ano. A festa dos Melhores do Ano será realizada de fo

ZEBUNAREDE ENTREVISTA - MANÉ GALINHA

  Por: André Montandon Em uma mistura perfeita de ritmos baseada na herança afro ao redor do mundo, que une pop, axé, funk, samba, rock, disco, soul, R&B e groove, o  Mané Galinha (nome em referência ao famoso personagem do filme Cidade de Deus), criou um estilo próprio e um repertório vasto, com a identidade e diversidade exata, proporcionando ao público um clima envolvente de festa, alegria e celebração. Além das canções, hits e clássicos da cultura Black Music. A versatilidade também é uma marca do grupo. Que desenvolveu diversos formatos para atender a todos os gostos e os mais diversos eventos. Em comemoração aos 4 anos de estrada, estão lançando nesta sexta-feira (19), o seu primeiro EP - intitulado de "Pra Elas". Aproveitando esse momento especial da banda, batemos um papo com eles para saber um pouco mais da trajetória, do EP e das novidades. Confira 😉 - Para iniciar, vamos falar sobre a trajetória do grupo. Sua formação, principais referências músicas, como tud