Pular para o conteúdo principal

CIDADE NEGRA EM UBERABA

O Cidade Negra possui um som original, que vai do reggae passando por outro estilos como soul e o pop rock, Formado inicialmente por Da Gama (guitarra), Bino Farias (baixo), Lazão (bateria) e Ras Bernardo (vocal), o grupo surgiu na cidade de Belford Roxo, na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro em 1986. Suas letras falam de amor e problemas sociais.  

Primeira Formação da banda. Foto: Reprodução internet

Os integrantes do grupo eram apaixonados pelo ritmo jamaicano, Bob Marley, em especial, pela música brasileira como Tim Maia e pelo funk e soul dos anos 1970, além de grandes clássicos do rock como Led Zeppelin. Foi dessa junção de estilos, que nasceu o som único e inconfundível do Cidade Negra.

Em 1990, a Sony music, ainda CBS, resolveu apostar nesse grupo que já contava com um bom currículo de shows, com direito a excursões para salvador e são Paulo e até participação em um documentário da BBC de Londres sobre o Rio. No ano seguintes o grupo lançou o seu primeiro álbum, Lute Para Viver, com letras politizadas e sobre a vida e seus ensinamentos.

Em 1992 veio o álbum, Negro no Poder, ainda mais pesado e politizado. Esse foi o último disco de Bernardo com a banda, pois o mesmo saíra para seguir carreira solo.

Em 1994, aconteceram as reformulações que colocariam o grupo em uma nova fase. Toni garrido, ex-vocalista da banda Bel, entra no lugar de Ras Bernardo e já imprime seu toque às novas composições. 

Foto: Reprodução internet

O terceiro álbum: Sobre Todas as Forças (2004), coroou a banda, consagrando-a para o sucesso, com grandes sucessos como "A Sombra da Maldade", "Pensamento" e "Onde Você Mora?"

Em seguida foram lançados os albuns:

  • O Erê - 1996 
  • Quanto Mais Curtido Melhor  - 1998
  • Enquanto o Mundo Gira - 2000 
  • Perto de Deus - 2000 
  • Acústico MTV - 2002
  • Direto - Ao Vivo - 2006
  • Diversão - Ao Vivo - 2007  
  • Que Assim Seja - 2010

Em abril de 2008, Toni Garrido anunciou sua saída do Cidade Negra, depois de quatorze anos na estrada, para seguir carreira com a superbanda Flecha Black e realizar trabalhos solo. 

Após quase dois anos e meio afastado, em janeiro de 2011, Toni Garrido retornou a fazer shows com a banda. No entanto, sua volta oficial só ocorreu no fim de 2012, quando se juntou à banda para gravar o álbum Hei, Afro!, lançado em março de 2013.

É com esse currículo que o Cidade Negra vem para Uberaba agitar a galera, no Domingo no Campus. Evento realizado pela Universidade de Uberaba - UNIUBE. 

E VOCÊ VAI FICAR FORA DESSA????


  E é claro que a nossa equipe estará na cobertura desse grande evento. É nesse DOMINGO, não perca!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEXTA DO TEATRO APRESENTA FESTIVAL DE ESQUETES ONLINE

  O coletivo  Sexta do Teatro promove  Festival de Esquetes Online , com a participação dos sete grupos integrantes do coletivo: Circolando Iniciativas Artísticas, Grupo Todo Um de Teatro, Cor de Yabá, Trupe Doom, Clownqueruma Cia, Grupo Tramoya de Teatro e AnaArty.  Cada grupo apresentará uma esquete teatral com a temática “distanciamento social” com duração entre 7 a 15 minutos. Os episódios serão lançados diariamente pelo Instagram. Todos os vídeos contarão com uma versão com intérprete de Libras e audiodescrição. Será promovida também uma live, com o grupo responsável pela esquete do dia, para um bate-papo com o público.  O projeto é idealizado e produzido por Luana Rodrigues e conta com uma equipe de multiprofissionais da cidade, além dos 7 grupos participantes.  Esse projeto foi aprovado na Lei Aldir Blanc, edital 003 da cidade de Uberaba.  Mais informações acesse  www.instagram.com/sextadoteatro.uberaba/ PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL: 16/04/2021 - "As Luzes do Palhaço” – Circola

LAB 96 APRESENTA PROJETO CASA DE SHOWS

Entre os dias 16 e 24 de abril, o Laboratório 96 , apresenta em seu canal no Youtube , o projeto Casa de Shows,   viabilizado através da Lei de Emergência Cultural, Aldir Blanc. Foram selecionados cinco atrações dos mais diversos gêneros musicais, em sua maioria mulheres. A equipe conta com o coletivo audiovisual Moviola, também formado por mulheres com o objetivo de fortalecer cada vez mais o espaço das mulheres que atuam no mercado da música. A estreia do projeto fica por conta de Salma e Mac, casal fundador do Carne Doce, uma das principais bandas da cena independente brasileira, que apresentará nesta sexta-feira às 20 horas, um show em formato acústico e intimista, com as canções mais sensíveis da banda, além de composições inédita diretamente da sala da casa deles em Goiânia. O Laboratório 96 é um espaço cultural dedicado à música independente brasileira, e em seus cinco anos de história promoveu mais de 200 shows de artistas locais e do mundo. Mais informações com Letícia Rezende