Pular para o conteúdo principal

Uberara fica em 8º Lugar no ranking

Uberaba ficou em oitavo lugar no ranking de saneamento básico divulgado nesta quinta-feira (16) pelo Instituto Trata Brasil. O estudo foi realizado nas cem maiores cidades do País com base nos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico (SNISB), publicado pelo Ministério das Cidades, tendo como referência o ano de 2010. A cidade alcançou 7,89 pontos, ficando atrás de Santos (SP), Maringá (PR), Franca (SP), Uberlândia (MG), Jundiaí (SP), Sorocaba (SP) e Limeira (SP). O pior desempenho ficou com Macapá (AP) com nota total de 0,79.

O levantamento contou com a aferição de vários indicadores como parcela da população atendida com água tratada e coleta de esgotos, perdas de água, investimentos, avanços na cobertura e o que é feito com o esgoto gerado. 

A cidade alcançou destaque nos níveis de perdas de água de 12,74% - bem inferior à média nacional de 40,46%. No indicador de esgoto tratado por água consumida, Uberaba obteve 53,91%.

O presidente do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau), José Luiz Alves, comemora o resultado do estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil. “Este resultado é fruto do trabalho que vem sendo feito. Nosso esforço está sendo reconhecido e, tenho certeza, que irá melhorar ainda mais no levantamento do ano que vem”, diz o presidente lembrando que estudo tem como referência o ano de 2010. 

Ele garante que com o fechamento do SNISB, referente ao ano de 2011, a cidade irá subir no ranking, visto que existe uma programação de investimento na área de saneamento de água e esgoto sendo desenvolvido pelo município. “A cada ano, implementamos melhorias com novas obras que traduzem em aumentar a condição de saneamento ambiental de Uberaba”, conclui.
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ESQUADRÃO UBERABENSE EM TÓQUIO: RAISSA MACHADO

Neste quinto e último episódio da série sobre os nossos representantes nos  Jogos de Tóquio 2020 ,  apresentamos um pouco sobre a trajetória do fenômeno  Raissa Machado . Foto: Gui Christ/CPB Incentivada pela mãe, aos 11 anos, começou a fazer ginástica e balé no Centro Municipal de Educação Avançada em Uberaba. A pós um teste na  ADEFU -  Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba, i niciou no paradesporto  e logo se destacou. C onquistando no início da carreira, pódio em diversas modalidades: lançamento de dardo, lançamento de disco e  corrida. Mas foi com o Dardo, que se tornou  referência  mundial. Dona de várias medalhas nas disputas por clube e pela Seleção em competições nacionais e internacionais na classe F56. Em 2014 no Chile, foi medalha de bronze no Sul-Americano. No ano seguinte, conquistou o bronze no Parapan de Toronto, e a prata no Mundial de Atletismo em Doha, no Catar. Aos 20 anos, chegou a tão sonhada Paralimpíada,  na edição Rio 2016 , mas o resultado não foi o qu

COPA TRIÂNGULO REUNIU GRANDES ATLETAS EM UBERABA

  Realizada no  último domingo (29), em Peirópolis, a  Copa Triângulo Mineiro MTB ,  reuniu mais de 400  atletas,  marcando o retorno das grandes competições em Uberaba, suspensas devido a pandemia do Covid-19. Promovida pela RR Eventos, com apoio da Funel, o  evento que é uma das maiores provas de Mountain Bike do Triângulo Mineiro, contou com disputas em percurso completo de 47 km, nas categorias Masculina e Feminina Elite, Júnior, Sub 23 ao Sub 55 e Dupla Maculina. Já no percurso reduzido com 34 km, nas categorias Juvenil, Over 55, Dupla Mista, Turismo Masculino e Feminina e Peso Pesado. Confira a seguir o pódio da categoria elite: - Masculino : 1º - Nicolas Rafhael Machado (Trinx Brasil Racing Team); 2º - Frederico N. Mariano (Sodbike/Lelin Bikes/Vinculo Imoveis); 3º - Pedro Hillo De Almeida Bertallo (Sodbike/Sabia Digital/Aroeira/Phteam/Racer); 4º - Raphael Mesquita Mendes (Jc Bikes); 5º - Jeovane Junior de Oliveira (Ivan Start Ciclobikeshop);     Foto: Reprodução da internet - F