Pular para o conteúdo principal

Moradores do Recreio protestam contra mudanças no transporte

Moradores dos bairros Recreio dos Bandeirantes e Jardim Maracanã realizaram ontem manifestação contra mudanças no transporte coletivo. A equipe do transporte coletivo da prefeitura fez reuniões nos bairros para anunciar algumas medidas, entre elas a supressão da linha 53 – Jardim Maracanã/Abadia, que não vai mais passar pelos bairros em questão. Entretanto, os moradores não aceitaram a determinação, que passa a vigorar a partir desta sexta-feira, e ontem realizaram manifestação pacífica no bairro. Com cartazes, o grupo impediu a passagem do ônibus, com o intuito de chamar a atenção das autoridades.

De acordo com Adriane Aparecida, moradora do bairro Recreio dos Bandeirantes, todos pedem para que a prefeitura não retire a linha Jardim Maracanã, pois atende os moradores até o bairro Abadia, em locais importantes, como o Hospital de Clínicas e a Escola Estadual Nossa Senhora da Abadia. Segundo ela, várias crianças do bairro estudam nesta escola. “Estão querendo tirar esta linha e deixar apenas uma que vai ter de atender três bairros: além do Jardim Maracanã, o Recreio dos Bandeirantes e o Jardim Alvorada. Com certeza, será pouco para atender à demanda”, explica Adriane Aparecida.

A moradora ressalta, ainda, que, ao contrário do que muitos pensam, a Prefeitura iria ampliar atendimento aos bairros, mas na verdade está diminuindo a quantidade de veículos. “Participei da reunião em que a equipe da prefeitura apresentou o projeto pronto, e não pediu a opinião de ninguém. Tentamos conversar, mas foi em vão, foram grossos e disseram que a medida seria implantada mesmo assim. Por isso a nossa revolta. Com essa manifestação, queremos chamar a atenção das autoridades para que não retirem esta linha de ônibus, pois é essencial para nós”, afirma.

O Departamento de Operação e Fiscalização do Transporte Coletivo realizou um estudo de origem, destino, embarque e desembarque das linhas de ônibus que atendem os bairros. Na linha 55 – Recreio dos Bandeirantes foi constatado que a frequência é de 50 minutos, isto é, o tempo de espera pelo ônibus, mas esta linha não atende o Alvorada. Já na linha 53 – Jardim Maracanã/Abadia, que atende os bairros em questão, a frequência é de 100 minutos e a demanda é pouca, já que grande parte dos usuários é de moradores do bairro Abadia, o que mostra que não estava atendendo os usuários dos bairros citados.

Diante disso, em entrevista ao Jornal da Manhã, assim que os moradores procuraram a reportagem, Claudinei Nunes, diretor do departamento, disse que chegou à conclusão de que a linha 53 deveria ser suprimida e a linha 55 vai passar a atender o bairro Alvorada. E, ainda, com uma frequência menor, de apenas 30 minutos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MIRANTE E PARQUE LINEAR SÃO INAUGURADOS EM UBERABA

Um novo parque planejado para marcar o bicentenário da cidade foi inaugurado neste último sábado (19). O Mirante Uberaba 200 anos - Parque Netinho Guaritá é um novo espaço público para toda a família, com opções para atividades ao ar livre, esportes e lazer, espaços para food trucks e praça de alimentação e contemplação do horizonte. Integrado ao Mirante, também foi inaugurado o Parque Linear João Gilberto Ripposati, com trilha ecológica, que foi batizado com o nome do vice-prefeito como uma forma de homenageá-lo (Ripposati foi uma das vitimas da Covid-19).O complexo do Mirante e Parque ocupa uma área de quase 76 mil m², localizada no Parque Tecnológico, no mesmo ponto onde foi o marco da inauguração da Univerdecidade em 1996. O acesso ao complexo é pela Av. Randolfo Borges Júnior, próximo ao Parque das Barrigudas.Somente o Mirante ocupa uma área de 12 mil m² em piso de concreto, e também há uma outra arena menor, onde é possível apresentação de pocket shows, com possibilidade do públ…

FIQUE LIGADO NA AGENDA CULTURAL

Confira as principais lives e eventos dessa semana em Uberaba. Tentaremos manter a lista o mais atualizada possível, adicionando novos eventos à medida que eles forem sendo confirmados.
29 DE SETEMBRO(TERÇA-FEIRA)
youtube.com/culturauberaba
- Carlos Giovanny - 19h30 - Choperia Colorado

30 DE SETEMBRO(QUARTA-FEIRA)
youtube.com/culturauberaba

 01 DE SETEMBRO(QUINTA-FEIRA)
youtube.com/culturauberaba
- Lemes & Petrucci - 19h - Choperia Colorado
- Projeto ao Cubo - 20h - Choperia Arquimedes 
- Thais Fraga & Elias Jr. - 21h - Cuba Jazz Club
02 DE SETEMBRO(SEXTA-FEIRA)
- Hamid Mauad - 19h - Choperia Colorado
- Funk & Soul das Gringas (Playlist) - 19h - Laboratório 96
- Denilson & Tiago - 19h - Recanto da Praça 
- Emerson Dibadá - 20h - Bão de Prosa Buteco
- Pfizer Trio - 20h - Choperia Arquimedes
- Charles Jr. - 20h - Soho Pub
- Igor e Caio - 21h - Getúlio Choperia 
- Roggs - 21h - Cuba Jazz Club
03 DE SETEMBRO(SÁBADO)

- Denilson & Tiago - 18h - Choperia Colorado
- Laboratoriando (Playlist) - …