Pular para o conteúdo principal

Desmatamento na Amazônia cai 11%

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) anunciou nesta segunda-feira uma redução de 11% do desmatamento da Amazônia Legal. Os dados são do Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes). Entre agosto de 2010 e julho de 2011, foram desmatados 6.238 km² da Amazônia Legal. É o menor índice desde que o monitoramento por satélite é registrado. A estimativa do Inpe tem uma margem de incerteza de 10% para mais ou para menos. A pesquisa é baseada em 96 imagens, que cobrem 90% da Amazônia.

No ano passado o índice já havia apresentado uma redução recorde, registrando 7 mil km² desde 1988, quando começou o monitoramento por satélite. Neste ano, os Estados campeões em desmatamento são Pará (responsável por 2.870 km² de desmatamento), Mato Grosso (1.126km²) e Rondônia (869 km²). O Estado de Rondônia registrou um aumento de 100% de desmatamento em relação ao ano passado. 
Foto: naturedaniel.blogspot.com

A divulgação dos dados se dá às vésperas da Cúpula sobre a Mudança dos Clima (COP17), que acontece em Durban (África do Sul) nesta semana. 

Bom, de um lado houve uma proteção de outro não, será que com esse novo código florestal que estão em discussão no senado esse índice pode aumentar novamente?

É necessário um investimento em educação ambiental nessas regiões que são as campeãs em desmatamento, além de uma rigorosa fiscalização. Sem esquecer de promover alternativas para que a população local, que em sua maioria fica limitada apenas na derrubada de matas como fonte de renda.

Foto: blogmail.com.br



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONHEÇA BEN HEINE

Ben Heine. Foto: Reprodução internet Ben Heine  é um talentoso artista belga, que cria surpreendentes desenhos tridimensionais. Depois de finalizar o trabalho, Ben Heine tira fotos de si mesmo interagindo com sua obra e o resultado é surpreendente. Ele descreve a si mesmo como um artista visual multidisciplinar que é inspirado pelas pessoas e pela natureza.  Heine cresceu em Abidjan, Costa do Marfim, onde viveu por sete anos com seus pais e três irmãs antes de volta para Bruxelas em 1990. Ele é conhecido internacionalmente por seus trabalhos muito criativos projetos  “Pencil Vs Camera“  e "Circlism Digital" .   O primeiro, envolve a mistura de desenho e fotografia, a imaginação e a realidade, através da ilusão e do surrealismo. No segundo projeto, Heine geralmente faz retratos de celebridades / ícones culturais com ferramentas digitais usando círculos planos sobre um fundo preto. Cada círculo tem uma única cor e um único tom. At...

FIQUE LIGADO NA AGENDA CULTURAL 🎭

  Siga o zebunarede também pelas redes sociais: Facebook:  zebunarede.com Instagram:  @zebunarede Youtube:  zebunarede Twitter :  @zebunarede