Pular para o conteúdo principal

Desmatamento na Amazônia cai 11%

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) anunciou nesta segunda-feira uma redução de 11% do desmatamento da Amazônia Legal. Os dados são do Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes). Entre agosto de 2010 e julho de 2011, foram desmatados 6.238 km² da Amazônia Legal. É o menor índice desde que o monitoramento por satélite é registrado. A estimativa do Inpe tem uma margem de incerteza de 10% para mais ou para menos. A pesquisa é baseada em 96 imagens, que cobrem 90% da Amazônia.

No ano passado o índice já havia apresentado uma redução recorde, registrando 7 mil km² desde 1988, quando começou o monitoramento por satélite. Neste ano, os Estados campeões em desmatamento são Pará (responsável por 2.870 km² de desmatamento), Mato Grosso (1.126km²) e Rondônia (869 km²). O Estado de Rondônia registrou um aumento de 100% de desmatamento em relação ao ano passado. 
Foto: naturedaniel.blogspot.com

A divulgação dos dados se dá às vésperas da Cúpula sobre a Mudança dos Clima (COP17), que acontece em Durban (África do Sul) nesta semana. 

Bom, de um lado houve uma proteção de outro não, será que com esse novo código florestal que estão em discussão no senado esse índice pode aumentar novamente?

É necessário um investimento em educação ambiental nessas regiões que são as campeãs em desmatamento, além de uma rigorosa fiscalização. Sem esquecer de promover alternativas para que a população local, que em sua maioria fica limitada apenas na derrubada de matas como fonte de renda.

Foto: blogmail.com.br



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BATE-PAPO COM JOÃO CARLOS NOGUEIRA

Por: André Montandon João Carlos Paranhos Nogueira  é um dos grandes nomes do esporte uberabense. Seu currículo é inspirador, abrange prêmios de destaque do ano, participações e títulos em importantes competições do país. Fera na natação, no triatlo e na maratona aquática, João começou a praticar esporte bem cedo, aos seis anos de idade.  Nas piscinas, são vários pódios, destaque para os títulos no Circuito Brasil e Circuito Paraolímpico. Em 2011, iniciou no Paratriathlon, também conseguindo bons resultados, como a Copa Brasil de 2018. Em 2014, começou na maratona aquática, com diversos títulos na categoria PCD  e sempre estando entre os melhores também contra nadadores sem deficiência, na categoria master. Medalhas em eventos importantes como no Desafio Aquaman, no Circuito de Maratona Aquática do Estado de São Paulo, na Travessia dos Fortes e o Circuito Rei e Rainha do Mar. No ano passado, mais um feito marcante em sua carreira, foi campeão na 52ª edição da Maratona Aquátic

ZEBUNAREDE ENTREVISTA - YSAAC & K.OLIVER

  Por: André Montandon Parceiros de longa data, Ysaac e K.Oliver seguem como eles mesmos dizem: "contrariando as estatísticas". Com muita luta, força, foco e fé, a dupla desenvolve o seu trabalho. E podemos dizer que já são referências em Uberaba e região. Além da carreira solo, eles participam de outros projetos ao lado de feras da cena local, com a Família BMX. Sempre em constante movimento, eles lançaram no mês de maio, o álbum que carrega em seu título o lema da dupla  "Contrariando as Estatísticas", produzido e gravado em São Paulo, conta com vídeo clipe em todas as faixas. Aproveitando o lançamento, batemos um papo com eles. Confira a seguir: - Para começar a nossa entrevista, gostaríamos de saber um pouco mais sobre o processo de produção/gravação do novo álbum? Ysaac/K.Oliver -  Salve família. Máximo Respeito. O processo de produção e gravação do nosso álbum ele veio com muita luta e muita história porque algumas músicas deste álbum duas ou três músicas eu