Pular para o conteúdo principal

Desmatamento na Amazônia cai 11%

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) anunciou nesta segunda-feira uma redução de 11% do desmatamento da Amazônia Legal. Os dados são do Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes). Entre agosto de 2010 e julho de 2011, foram desmatados 6.238 km² da Amazônia Legal. É o menor índice desde que o monitoramento por satélite é registrado. A estimativa do Inpe tem uma margem de incerteza de 10% para mais ou para menos. A pesquisa é baseada em 96 imagens, que cobrem 90% da Amazônia.

No ano passado o índice já havia apresentado uma redução recorde, registrando 7 mil km² desde 1988, quando começou o monitoramento por satélite. Neste ano, os Estados campeões em desmatamento são Pará (responsável por 2.870 km² de desmatamento), Mato Grosso (1.126km²) e Rondônia (869 km²). O Estado de Rondônia registrou um aumento de 100% de desmatamento em relação ao ano passado. 
Foto: naturedaniel.blogspot.com

A divulgação dos dados se dá às vésperas da Cúpula sobre a Mudança dos Clima (COP17), que acontece em Durban (África do Sul) nesta semana. 

Bom, de um lado houve uma proteção de outro não, será que com esse novo código florestal que estão em discussão no senado esse índice pode aumentar novamente?

É necessário um investimento em educação ambiental nessas regiões que são as campeãs em desmatamento, além de uma rigorosa fiscalização. Sem esquecer de promover alternativas para que a população local, que em sua maioria fica limitada apenas na derrubada de matas como fonte de renda.

Foto: blogmail.com.br



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ZEBUNAREDE ENTREVISTA - TUYO

Por: André Montandon Um dos principais nomes da música independente da atualidade, retornou à Uberaba no dia 15 de abril, a convite do Laboratório 96, para um show super especial em comemoração ao 6 anos deste importante espaço cultural, no Teatro Sesi Minas. Mesmo em meio a "turbulência" provocada pela pandemia da Covid-19, Jean Machado e as irmãs Lilian (Lio) e Layane Soares (Lay) , apresentaram ao público em 2021, o seu terceiro álbum  - "Chegamos Sozinhos em Casa", que foi recebido com muito carinho pelos fãs e pela crítica especializada. O reconhecimento deste novo trabalho foi confirmado com indicações ao Prêmio Multishow na categoria “Canção do Ano” com a música “Sonho da Lay” e ao Grammy Latino na categoria "Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa". Única banda brasileira a integrar o show de abertura do Festival South by Southwest 2022 (SXSW), realizado em março, a Tuyo agora apresenta um novo registro de sua ida a Austin, no Texa

CONQUISTAS UBERABENSES NA PETECA, KARATÊ E HANDEBOL

  Neste sábado (04), o grande  Reginaldo Damião  sagrou-se campeão na categoria Kumite - classe Master (41 a 50 anos) 75 kg+, da etapa final do Campeonato Mineiro de Karatê , realizado em Araguari/MG. Um título de superação do atleta, após passar por uma grave lesão no braço. Com a conquista da medalha de ouro, Damião classificou-se para o Campeonato Brasileiro que será realizado em dezembro, em Caucaia/CE.  Foto:  facebook.com/reginaldodamiao Já no domingo (05) em Rio Verde/GO, a fera  Douglas Silva conquistou ao lado Delgado e Rafael, a categoria adulto (1ª classe) da  Copa do Brasil de Peteca , superando por 2 sets a 0 (25/22, 25/16) a jovem dupla Fernandinho e Luan. Em seguida, foi a vez de seu pai José Adolfo  que baixo de categoria (atleta 60+), garantir ao lado de Ricardo Moído e Adalto, o título da categoria 50+.  Pódio  da categoria adulto (1ª classe) à esquerda. Douglas e seu pai José Adolfo à direita.  Foto:  facebook.com/douglassilva Ainda no domingo, Uberaba foi palco da L