Pular para o conteúdo principal

Desmatamento na Amazônia cai 11%

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) anunciou nesta segunda-feira uma redução de 11% do desmatamento da Amazônia Legal. Os dados são do Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes). Entre agosto de 2010 e julho de 2011, foram desmatados 6.238 km² da Amazônia Legal. É o menor índice desde que o monitoramento por satélite é registrado. A estimativa do Inpe tem uma margem de incerteza de 10% para mais ou para menos. A pesquisa é baseada em 96 imagens, que cobrem 90% da Amazônia.

No ano passado o índice já havia apresentado uma redução recorde, registrando 7 mil km² desde 1988, quando começou o monitoramento por satélite. Neste ano, os Estados campeões em desmatamento são Pará (responsável por 2.870 km² de desmatamento), Mato Grosso (1.126km²) e Rondônia (869 km²). O Estado de Rondônia registrou um aumento de 100% de desmatamento em relação ao ano passado. 
Foto: naturedaniel.blogspot.com

A divulgação dos dados se dá às vésperas da Cúpula sobre a Mudança dos Clima (COP17), que acontece em Durban (África do Sul) nesta semana. 

Bom, de um lado houve uma proteção de outro não, será que com esse novo código florestal que estão em discussão no senado esse índice pode aumentar novamente?

É necessário um investimento em educação ambiental nessas regiões que são as campeãs em desmatamento, além de uma rigorosa fiscalização. Sem esquecer de promover alternativas para que a população local, que em sua maioria fica limitada apenas na derrubada de matas como fonte de renda.

Foto: blogmail.com.br



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MIRANTE E PARQUE LINEAR SÃO INAUGURADOS EM UBERABA

Um novo parque planejado para marcar o bicentenário da cidade foi inaugurado neste último sábado (19). O Mirante Uberaba 200 anos - Parque Netinho Guaritá é um novo espaço público para toda a família, com opções para atividades ao ar livre, esportes e lazer, espaços para food trucks e praça de alimentação e contemplação do horizonte. Integrado ao Mirante, também foi inaugurado o Parque Linear João Gilberto Ripposati, com trilha ecológica, que foi batizado com o nome do vice-prefeito como uma forma de homenageá-lo (Ripposati foi uma das vitimas da Covid-19).O complexo do Mirante e Parque ocupa uma área de quase 76 mil m², localizada no Parque Tecnológico, no mesmo ponto onde foi o marco da inauguração da Univerdecidade em 1996. O acesso ao complexo é pela Av. Randolfo Borges Júnior, próximo ao Parque das Barrigudas.Somente o Mirante ocupa uma área de 12 mil m² em piso de concreto, e também há uma outra arena menor, onde é possível apresentação de pocket shows, com possibilidade do públ…

FIQUE LIGADO NA AGENDA CULTURAL

Confira as principais lives e eventos dessa semana em Uberaba. Tentaremos manter a lista o mais atualizada possível, adicionando novos eventos à medida que eles forem sendo confirmados.
29 DE SETEMBRO(TERÇA-FEIRA)
youtube.com/culturauberaba
- Carlos Giovanny - 19h30 - Choperia Colorado

30 DE SETEMBRO(QUARTA-FEIRA)
youtube.com/culturauberaba

 01 DE SETEMBRO(QUINTA-FEIRA)
youtube.com/culturauberaba
- Lemes & Petrucci - 19h - Choperia Colorado
- Projeto ao Cubo - 20h - Choperia Arquimedes 
- Thais Fraga & Elias Jr. - 21h - Cuba Jazz Club
02 DE SETEMBRO(SEXTA-FEIRA)
- Hamid Mauad - 19h - Choperia Colorado
- Funk & Soul das Gringas (Playlist) - 19h - Laboratório 96
- Denilson & Tiago - 19h - Recanto da Praça 
- Emerson Dibadá - 20h - Bão de Prosa Buteco
- Pfizer Trio - 20h - Choperia Arquimedes
- Charles Jr. - 20h - Soho Pub
- Igor e Caio - 21h - Getúlio Choperia 
- Roggs - 21h - Cuba Jazz Club
03 DE SETEMBRO(SÁBADO)

- Denilson & Tiago - 18h - Choperia Colorado
- Laboratoriando (Playlist) - …