Serviço de Coleta de lixo recolhe 280 toneladas por dia de resíduos em Uberaba. O número é 3% maior que o mesmo volume registrado no primeiro semestre do ano passado. Segundo levantamento feito pela empresa Uberaba Ambiental, a quantidade de lixo aumentou um pouco mais neste primeiro semestre de 2011.
Segundo o superintendente de Serviços Urbanos, João Ricardo Pessoa Vicente, a variação do ano passado para este ano é mínima, aumentou apenas 3% neste primeiro semestre. A coleta de lixo é feita três vezes por semana nos bairros e diariamente no centro da cidade, todo lixo é depositado em aterro sanitário, licenciado pela prefeitura até 2016. “Os números de arrecadação são satisfatórios, principalmente por conta da coleta seletiva que hoje é feita em alguns bairros da cidade. A conscientização das pessoas para o lixo reciclável tem ajudado muito para manter reduzir o volume encaminhado para o aterro sanitário”, explica João Ricardo, acrescentando que desta forma o crescimento de 3% no volume coletado pela empresa Uberaba Ambiental pode significar quantidade bem maior na geração de resíduos pela população.
A proposta do prefeito Anderson Adauto, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, é triplicar a coleta seletiva. Entretanto, segundo João Ricardo, ainda existe problemas quanto à coleta de lixo, os moradores não estão atentos ao horário. Quando isto acontece, deve ser acionado o Departamento de Posturas, e se for confirmado que o lixo foi colocado na hora errada, pode ser gerada uma multa ao morador. Já quanto à coleta seletiva, João explica que as pessoas estão cada vez mais conscientizadas sobre a importância do serviço.
Falando em valores, a prefeitura recolhe hoje uma taxa do contribuinte, a Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos, cobrada junto ao Imposto Predial e Territorial Urbano. O valor arrecadado de janeiro a julho de 2011 foi de R$9.445.352,58.
Comentários
Postar um comentário