A cada ano, a frota de veículos aumenta consideravelmente em Uberaba. Os últimos levantamentos mostram que, no mês julho, o número de veículos na cidade era de mais de 160 mil. Segundo o subsecretário de Trânsito e Transporte, coronel Antônio Souza Filho, a estimativa de crescimento da frota é de 800 veículos por mês. As proporções mostram que o município tem a segunda maior frota de veículos por habitante de Minas Gerais.
Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em julho de 2011 a frota de veículos da cidade era de 163.610, sendo 90.560 automóveis e 37.434 motocicletas. Também merece destaque a quantidade de caminhonetes. No mesmo período foram adquiridas 10.610 unidades.
Para efeito de comparação, no mês de julho de 2010, a frota de veículos da cidade era de 149.473 veículos, sendo 83.079 automóveis e 34.396 motocicletas. Nota-se um aumento de 9,45% no tamanho da frota local. Em todo o Estado, a frota de veículos no mês anterior era de 68 milhões. Em 2010, eram 6 milhões de veículos a menos.
O subsecretário explica que o crescimento da frota está relacionado a uma política econômica que visa fomentar a economia, desenvolvida pelo governo na forma de incentivos para compra de veículos.
Entretanto, o coronel explica que as vias públicas não foram preparadas para receber um número significativo de veículos. “Esse problema de crescimento [desordenado] da frota não é privilégio de Uberaba. Todas as cidades acima de 50 mil habitantes enfrentam esta situação”, explica, ressaltando que Uberaba tem uma frota maior do que dois Estados, Roraima e Amapá, e maior do que seis capitais do país.
Para evitar transtornos por conta do aumento de veículos circulando na cidade, principalmente no centro, a prefeitura já está com projetos que visam acomodar essa frota crescente. De acordo com o coronel Antonio, ao longo de 2011 e 2012 a cidade receberá um investimento muito grande para redução de conflitos, com mudanças estruturais, implantação de sistemas binários, revitalização na cidade e melhoria na sinalização.
Para realizar as mudanças, a secretaria já conta com o recurso de R$ 2,3 milhões em caixa.
Outra solução é a implantação do sistema de rodízio, já usado em várias capitais do país. Segundo o subsecretário, caso a frota de veículos em Uberaba continue aumentando, o rodízio é uma das opções, mas a intenção é evitar que se chegue a este ponto.
O négocio ta ficando sinistro, meus amigos..............................
Comentários
Postar um comentário