Pular para o conteúdo principal

Aumento da frota causa transtornos

A cada ano, a frota de veículos aumenta consideravelmente em Uberaba. Os últimos levantamentos mostram que, no mês julho, o número de veículos na cidade era de mais de 160 mil. Segundo o subsecretário de Trânsito e Transporte, coronel Antônio Souza Filho, a estimativa de crescimento da frota é de 800 veículos por mês. As proporções mostram que o município tem a segunda maior frota de veículos por habitante de Minas Gerais.

Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em julho de 2011 a frota de veículos da cidade era de 163.610, sendo 90.560 automóveis e 37.434 motocicletas. Também merece destaque a quantidade de caminhonetes. No mesmo período foram adquiridas 10.610 unidades. 

Para efeito de comparação, no mês de julho de 2010, a frota de veículos da cidade era de 149.473 veículos, sendo 83.079 automóveis e 34.396 motocicletas. Nota-se um aumento de 9,45% no tamanho da frota local.  Em todo o Estado, a frota de veículos no mês anterior era de 68 milhões. Em 2010, eram 6 milhões de veículos a menos.  

O subsecretário explica que o crescimento da frota está relacionado a uma política econômica que visa fomentar a economia, desenvolvida pelo governo na forma de incentivos para compra de veículos. 
Entretanto, o coronel explica que as vias públicas não foram preparadas para receber um número significativo de veículos. “Esse problema de crescimento [desordenado] da frota não é privilégio de Uberaba. Todas as cidades acima de 50 mil habitantes enfrentam esta situação”, explica, ressaltando que Uberaba tem uma frota maior do que dois Estados, Roraima e Amapá, e maior do que seis capitais do país. 

Para evitar transtornos por conta do aumento de veículos circulando na cidade, principalmente no centro, a prefeitura já está com projetos que visam acomodar essa frota crescente. De acordo com o coronel Antonio, ao longo de 2011 e 2012 a cidade receberá um investimento muito grande para redução de conflitos, com mudanças estruturais, implantação de sistemas binários, revitalização na cidade e melhoria na sinalização.

Para realizar as mudanças, a secretaria já conta com o recurso de R$ 2,3 milhões em caixa.

Outra solução é a implantação do sistema de rodízio, já usado em várias capitais do país. Segundo o subsecretário, caso a frota de veículos em Uberaba continue aumentando, o rodízio é uma das opções, mas a intenção é evitar que se chegue a este ponto. 


O négocio ta ficando sinistro, meus amigos..............................



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CIRCUITO DE CORRIDAS DE UBERABA AGITA O DOMINGÃO

A  5ª Etapa do Circuito de Corridas de Rua de Uberaba , realizada na manhã desse domingão (19), pela Associação dos Corredores de Rua de Uberaba - ACRU, com apoio da Fundação Municipal de Esporte e Lazer - FUNEL, reuniu cerca de 150 atletas de Uberaba e região divididos em seis categorias no masculino e no feminino (sub-20, sub-30, sub-40, sub-50, sub-60, over 60 e PNE), com largada e chegada no Complexo Esportivo Parque das Acácias (Piscinão), localizado no Bairro Jardim do Lago, em um percurso de 5km. Foto: zebunarede.com Confira a seguir o pódio da classificação geral desta etapa: No f eminino:  Grazielle Pedroso (Personal Run)  em primeiro lugar, Jacqueline Pereira   em segundo, Barbara de Oliveira  (Rodrigo Santos Run)  em terceiro,   Cintia Moreira  (Rodrigo Santos Run)   em quarto e  Roseli Pereira  (Pace Runners) em quinto .  Foto: zebunarede.com No masculino:    Marco Tulio Silva  em primeiro lugar , seguido por João Carlos Calixto (Pace Runners), Leandro Rosa (Rodrigo Santos

DA SÉRIE: MELHORES CAMPANHAS DA VACINAÇÃO DA COVID (PARTE IV) 💉😅

#melhorescampanhas #vacinasim #vacinaparatodos #vivaosus #xocovid #covid19 #uberaba #uberabamg #zebunarede   Siga o zebunarede também pelas redes sociais: Facebook:  zebunarede.com Instagram:  @zebunarede Youtube:  zebunarede Twitter:  @zebunarede