Pular para o conteúdo principal

Nenhum comerciante é autuado em 30 dias de Lei das Sacolas

Ontem completou 30 dias da vigência da Lei 11.089/2010, que proíbe o uso das sacolas plásticas comuns pelo comércio de Uberaba. 

Neste período, a Prefeitura não autuou nenhum comerciante. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Semat), isso mostra o quanto os responsáveis pelos estabelecimentos comerciais estão conscientes. 

Segundo o assessor jurídico da Semat, Bernardo Cecílio, a fiscalização é diária e sintonizada com a rota dos agentes de fiscalização da Posturas. “Até o momento não tivemos nenhuma autuação. 

Caso algum estabelecimento seja autuado, o procedimento será o previsto no decreto 2636, que estabelece desde multa até cassação de alvará. Além disso, adequação está bastante satisfatória e vários comerciantes apoiam a iniciativa da Prefeitura”, observa. A multa para os infratores será de uma UFM (Unidade Fiscal do Município), fixada em R$150. 

Segundo Bernardo, ao reincidir, a penalidade poderá ser de cinco UFMs, dez UFMs, interdição do estabelecimento e cassação do alvará.

Cerca de 50 comerciantes assinaram o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para o aproveitamento de estoques adquiridos antes da entrada em vigência da nova legislação. 

Eles terão mais prazo para “se livrar” do material plástico e adotar as embalagens retornáveis ou as biodegradáveis. O assessor destaca que a Semat estuda um projeto para a distribuição de sacolas retornáveis, o que poderá ser executado dentro de algum tempo.


Veja o video: 



Isso mostra que as empresas estão sendo consciente com seu dever e ajudando o meio-ambiente. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ZEBUNAREDE ENTREVISTA - YSAAC & K.OLIVER

  Por: André Montandon Parceiros de longa data, Ysaac e K.Oliver seguem como eles mesmos dizem: "contrariando as estatísticas". Com muita luta, força, foco e fé, a dupla desenvolve o seu trabalho. E podemos dizer que já são referências em Uberaba e região. Além da carreira solo, eles participam de outros projetos ao lado de feras da cena local, com a Família BMX. Sempre em constante movimento, eles lançaram no mês de maio, o álbum que carrega em seu título o lema da dupla  "Contrariando as Estatísticas", produzido e gravado em São Paulo, conta com vídeo clipe em todas as faixas. Aproveitando o lançamento, batemos um papo com eles. Confira a seguir: - Para começar a nossa entrevista, gostaríamos de saber um pouco mais sobre o processo de produção/gravação do novo álbum? Ysaac/K.Oliver -  Salve família. Máximo Respeito. O processo de produção e gravação do nosso álbum ele veio com muita luta e muita história porque algumas músicas deste álbum duas ou três músicas eu

LALAZINHO CONQUISTA DOIS PÓDIOS NO MINEIRO DE FUTEVÔLEI

O uberabense Lalazinho e o carioca Rafael Longo conquistaram no último sábado, na Arena P9 Pampulha em Belo Horizonte, a  1ª etapa do Campeonato Mineiro Frontbalsbet de Futevôlei 2021 .  O título na Categoria Open do maior evento de Futevôlei de Minas Gerais, veio após uma final emocionante contra a dupla Victor Real e Tavinho.  Lalazinho e Rafael Longo. Foto:  @lalazinhoneto Mas não parou por aí! Lalazinho subiu ao pódio mais uma vez. Agora para comemorar ao lado de Fred Lucena, o vice-campeonato na  Categoria Ouro . O título ficou com a dupla Barcellos e  Mauricio Blaublau.  O Campeonato Mineiro Frontbalsbet de Futevôlei e uma realização da Federação Mineira de Futevôlei - FMFV. Siga o zebunarede também pelas redes sociais: Facebook:  zebunarede.com Instagram:  @zebunarede Youtube:  zebunarede Twitter:  @zebunarede