Pular para o conteúdo principal

Nenhum comerciante é autuado em 30 dias de Lei das Sacolas

Ontem completou 30 dias da vigência da Lei 11.089/2010, que proíbe o uso das sacolas plásticas comuns pelo comércio de Uberaba. 

Neste período, a Prefeitura não autuou nenhum comerciante. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Semat), isso mostra o quanto os responsáveis pelos estabelecimentos comerciais estão conscientes. 

Segundo o assessor jurídico da Semat, Bernardo Cecílio, a fiscalização é diária e sintonizada com a rota dos agentes de fiscalização da Posturas. “Até o momento não tivemos nenhuma autuação. 

Caso algum estabelecimento seja autuado, o procedimento será o previsto no decreto 2636, que estabelece desde multa até cassação de alvará. Além disso, adequação está bastante satisfatória e vários comerciantes apoiam a iniciativa da Prefeitura”, observa. A multa para os infratores será de uma UFM (Unidade Fiscal do Município), fixada em R$150. 

Segundo Bernardo, ao reincidir, a penalidade poderá ser de cinco UFMs, dez UFMs, interdição do estabelecimento e cassação do alvará.

Cerca de 50 comerciantes assinaram o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para o aproveitamento de estoques adquiridos antes da entrada em vigência da nova legislação. 

Eles terão mais prazo para “se livrar” do material plástico e adotar as embalagens retornáveis ou as biodegradáveis. O assessor destaca que a Semat estuda um projeto para a distribuição de sacolas retornáveis, o que poderá ser executado dentro de algum tempo.


Veja o video: 



Isso mostra que as empresas estão sendo consciente com seu dever e ajudando o meio-ambiente. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEXTA DO TEATRO APRESENTA FESTIVAL DE ESQUETES ONLINE

  O coletivo  Sexta do Teatro promove  Festival de Esquetes Online , com a participação dos sete grupos integrantes do coletivo: Circolando Iniciativas Artísticas, Grupo Todo Um de Teatro, Cor de Yabá, Trupe Doom, Clownqueruma Cia, Grupo Tramoya de Teatro e AnaArty.  Cada grupo apresentará uma esquete teatral com a temática “distanciamento social” com duração entre 7 a 15 minutos. Os episódios serão lançados diariamente pelo Instagram. Todos os vídeos contarão com uma versão com intérprete de Libras e audiodescrição. Será promovida também uma live, com o grupo responsável pela esquete do dia, para um bate-papo com o público.  O projeto é idealizado e produzido por Luana Rodrigues e conta com uma equipe de multiprofissionais da cidade, além dos 7 grupos participantes.  Esse projeto foi aprovado na Lei Aldir Blanc, edital 003 da cidade de Uberaba.  Mais informações acesse  www.instagram.com/sextadoteatro.uberaba/ PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL: 16/04/2021 - "As Luzes do Palhaço” – Circola

O PRIMEIRO FINAL DE SEMANA DO DRIVE IN FESTIVAL FOI UM SUCESSO DE PÚBLICO E ARRECADAÇÃO

A estreia do Drive in Festival 2021 , no ultimo final de semana no estacionamento superior do Praça Shopping, proporcionou um evento seguro para a família uberabense e da região, além de ser uma ação filantropia que arrecadou quase MEIA TONELADA de alimentos segundo os organizadores. Os mesmos foram transformados em cestas básicas para os profissionais dos setor de eventos impactados pela covid-19 e entidades filantrópicas da nossa cidade.  O evento segue de sexta a domingo com bingos e filmes. Esta semana os filmes selecionados são: Yesterday, Titanic e Bob Esponja. A abertura dos portões é sempre às 19h, e a entrada é de 2 itens de alimentação por pessoa (doe agasalho se puder).   O projeto é uma idealização de Pablo Carvalho, com organização de Tota Jairo e estrutura de Websom Mais informações com Pablo Carvalho pelo número 997918781.