Pular para o conteúdo principal

Consumo de energia aumenta no inverno

Com a chegada do inverno, os consumidores devem prestar atenção aos gastos com energia elétrica. Nesta época do ano, o uso de aquecedores, secadoras de roupas ou chuveiros tem aumento considerável. Este último é considerado um dos principais vilões da conta de luz.
 
De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o consumo do chuveiro por hora varia de acordo com a posição da chave. Na posição inverno fica entre 4,5 e seis quilowatts-hora (kWh) e na posição verão cai para 3,5kWh. A sugestão é diminuir o tempo do banho e fechar o registro na hora de se ensaboar. Os secadores de cabelo também gastam bastante energia: o uso do aparelho por cinco minutos todos os dias gera um consumo mensal de 2,5kWh a 3,75kWh.

O uso da secadora de roupas aumenta no tempo frio, mas o aparelho consome entre 120kWh e 150kWh por mês, quando é utilizado uma hora por dia. O consumidor também deve ficar atento ao uso de ferro de passar e da lavadora de roupas, procurando acumular as roupas para lavar, secar e passar em uma única vez, reduzindo o uso dos aparelhos e o consumo de energia.

A orientação da Cemig é para o consumidor dar preferência a alguns tipos de eletrodomésticos na hora da compra. Segundo o engenheiro de Comercialização de Energia, Hamilton Rodrigues Ribeiro, a dica é olhar os selos do Inmetro/Procel, que mostram o consumo em kWh. O adesivo é encontrado nos aparelhos mais novos vendidos no mercado. Mesmo se o produto for mais barato, é importante observar quanto ele consome de energia. “Qualidade e preço baixo resumem a compra perfeita”, completa.

Confira dicas de economia da Cemig 

Chuveiro
- Este é um dos aparelhos que mais consomem energia na residência.
- O ideal é evitar o seu uso no horário de ponta, entre 17h e 22h.
- Mantenha o chuveiro na temperatura verão. A economia pode chegar a 30%.
- Controle seu tempo debaixo da água quente.
- Não aproveite ou emende resistências.
- Feche a torneira quando estiver se ensaboando.

Iluminação
- Evite acender lâmpadas durante o dia e use mais a iluminação natural.
- Apague as lâmpadas dos ambientes desocupados.
- Prefira as lâmpadas fluorescentes, pois elas duram mais e gastam menos energia.
- Pinte paredes e tetos com cores claras, que refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de iluminação artificial.
- Utilize iluminação dirigida para leitura e trabalhos manuais.

Geladeira
- Evite abrir a geladeira frequentemente.
- Retire de uma só vez os alimentos de que precisa.
- Não armazene alimentos ainda quentes.
- Mantenha a borracha de vedação sempre em bom estado.
- Não utilize a grade traseira para secar roupas ou calçados.
- Quando for comprar geladeira ou freezer, observe se o produto tem o Selo Procel de Economia de Energia.

Ferro elétrico
- Evite ligar o ferro elétrico no mesmo horário que muitos outros aparelhos estiverem ligados. Ele sobrecarrega a instalação elétrica.
- Habitue-se a juntar a maior quantidade possível de roupas e passá-las de uma só vez.
- Siga as instruções de temperatura para cada tipo de tecido.
- Passe primeiro as roupas delicadas, que precisam de menos calor.
- Não deixe o ferro ligado sem necessidade.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONHEÇA BEN HEINE

Ben Heine. Foto: Reprodução internet Ben Heine  é um talentoso artista belga, que cria surpreendentes desenhos tridimensionais. Depois de finalizar o trabalho, Ben Heine tira fotos de si mesmo interagindo com sua obra e o resultado é surpreendente. Ele descreve a si mesmo como um artista visual multidisciplinar que é inspirado pelas pessoas e pela natureza.  Heine cresceu em Abidjan, Costa do Marfim, onde viveu por sete anos com seus pais e três irmãs antes de volta para Bruxelas em 1990. Ele é conhecido internacionalmente por seus trabalhos muito criativos projetos  “Pencil Vs Camera“  e "Circlism Digital" .   O primeiro, envolve a mistura de desenho e fotografia, a imaginação e a realidade, através da ilusão e do surrealismo. No segundo projeto, Heine geralmente faz retratos de celebridades / ícones culturais com ferramentas digitais usando círculos planos sobre um fundo preto. Cada círculo tem uma única cor e um único tom. Através do uso de softwares gráficos

CONHEÇA ALEX SENNA

Alex Senna é ilustrador e grafiteiro brasileiro que busca transportar suas emoções para arte de uma forma rebuscada e tocante. Sua paixão de infância pelos quadrinhos influencia suas obras a ponto de torná-las originais por meio de riscos simples e preto e branco. Seus trabalhos estão espalhados por diversas cidades pelo mundo como São Paulo, Londres, Paris e Barcelona . Formado em Comunicação Social, ele teve o primeiro contato com o graffiti em 2002. Desde 2006 ele produz o sua arte de diversas formas: telas, murais, objetos, gravuras. Suas principais influências são nomes consagrados como Maurício de Sousa, Ziraldo, Speto, Vitché, Will Eisner e Walt Disney . O elemento que mais aparece nas obras é o passarinho.  Confira um pouco do seu trabalho: Conheça mais sobre o trabalho desse grande artistas:  https://www.facebook.com/senna.alex/timeline