Pular para o conteúdo principal

Consumo de energia aumenta no inverno

Com a chegada do inverno, os consumidores devem prestar atenção aos gastos com energia elétrica. Nesta época do ano, o uso de aquecedores, secadoras de roupas ou chuveiros tem aumento considerável. Este último é considerado um dos principais vilões da conta de luz.
 
De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o consumo do chuveiro por hora varia de acordo com a posição da chave. Na posição inverno fica entre 4,5 e seis quilowatts-hora (kWh) e na posição verão cai para 3,5kWh. A sugestão é diminuir o tempo do banho e fechar o registro na hora de se ensaboar. Os secadores de cabelo também gastam bastante energia: o uso do aparelho por cinco minutos todos os dias gera um consumo mensal de 2,5kWh a 3,75kWh.

O uso da secadora de roupas aumenta no tempo frio, mas o aparelho consome entre 120kWh e 150kWh por mês, quando é utilizado uma hora por dia. O consumidor também deve ficar atento ao uso de ferro de passar e da lavadora de roupas, procurando acumular as roupas para lavar, secar e passar em uma única vez, reduzindo o uso dos aparelhos e o consumo de energia.

A orientação da Cemig é para o consumidor dar preferência a alguns tipos de eletrodomésticos na hora da compra. Segundo o engenheiro de Comercialização de Energia, Hamilton Rodrigues Ribeiro, a dica é olhar os selos do Inmetro/Procel, que mostram o consumo em kWh. O adesivo é encontrado nos aparelhos mais novos vendidos no mercado. Mesmo se o produto for mais barato, é importante observar quanto ele consome de energia. “Qualidade e preço baixo resumem a compra perfeita”, completa.

Confira dicas de economia da Cemig 

Chuveiro
- Este é um dos aparelhos que mais consomem energia na residência.
- O ideal é evitar o seu uso no horário de ponta, entre 17h e 22h.
- Mantenha o chuveiro na temperatura verão. A economia pode chegar a 30%.
- Controle seu tempo debaixo da água quente.
- Não aproveite ou emende resistências.
- Feche a torneira quando estiver se ensaboando.

Iluminação
- Evite acender lâmpadas durante o dia e use mais a iluminação natural.
- Apague as lâmpadas dos ambientes desocupados.
- Prefira as lâmpadas fluorescentes, pois elas duram mais e gastam menos energia.
- Pinte paredes e tetos com cores claras, que refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de iluminação artificial.
- Utilize iluminação dirigida para leitura e trabalhos manuais.

Geladeira
- Evite abrir a geladeira frequentemente.
- Retire de uma só vez os alimentos de que precisa.
- Não armazene alimentos ainda quentes.
- Mantenha a borracha de vedação sempre em bom estado.
- Não utilize a grade traseira para secar roupas ou calçados.
- Quando for comprar geladeira ou freezer, observe se o produto tem o Selo Procel de Economia de Energia.

Ferro elétrico
- Evite ligar o ferro elétrico no mesmo horário que muitos outros aparelhos estiverem ligados. Ele sobrecarrega a instalação elétrica.
- Habitue-se a juntar a maior quantidade possível de roupas e passá-las de uma só vez.
- Siga as instruções de temperatura para cada tipo de tecido.
- Passe primeiro as roupas delicadas, que precisam de menos calor.
- Não deixe o ferro ligado sem necessidade.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BLACK PANTERA ANUNCIA EP EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Sempre envolvidos com o movimento negro, os integrantes da   Black Pantera aproveitaram uma pausa nas gravações do novo álbum para lançar o EP “Capítulo Negro” , em comemoração ao Dia da Consciência Negra . Eles escolheram três músicas com discurso forte sobre empoderamento e fizeram novas versões; “Identidade” (Jorge Aragão), “Todo Camburão Tem Um Pouco de Navio Negreiro” (Alexandre Meneses/ Marcelo Lobato/ Marcelo Yuka/ Nelson Meirelles), sucesso do álbum de estreia d'O Rappa e “A Carne” (Marcelo Yuka/ Seu Jorge/ Ulisses Cappelletti), conhecida na voz de Elza Soares. Banda faz releituras para clássicos de Elza Soares, O Rappa e Jorge Aragão. Foto: Divulgação Como as músicas estão ligadas pelo mesmo tema, racismo e luta contra o preconceito, o power trio  uberabense também produziu um curta de 12 minutos dirigido por Leonardo Ramalho da Pajé Filmes, que já fez anteriormente os clipes de “Punk Rock Nigga Roll” e “I Can’t Breathe”, lançado como um protesto inflamado pelo assassinat

ELEIÇÕES 2020: COMO ESCOLHER O MEU CANDIDATO?

As eleições estão chegando!!! É hora de escolher os nossos representantes municipais. Neste momento importante nas nossas vidas é fundamental pesquisar e conhecer melhor quem está concorrendo aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em nossa cidade.  Para escolher seu representante, é de suma importância identificar os valores relevantes para você e o que você deseja que o político defenda. Vale lembrar que o bem comum é tão importante quanto os seus próprios interesses.  Apresentamos a seguir, algumas ferramentas gratuitas disponíveis na rede para te ajudar a escolher os seus candidatos: ➤ Justiça Eleitoral – www.justicaeleitoral.jus.br   ( Apresenta dados detalhados sobre todos os candidatos que pediram registro à Justiça Eleitoral, suas propostas de governo,  patrimônio declarado,  site do candidato, entre outras  informações) ; ➤ Tem meu voto -  www.temmeuvoto.org    (C onsiderada uma espécie de “Tinder das eleições”, a plataforma a juda o eleitor a escolher candidatos most