Pular para o conteúdo principal

Consumo de energia aumenta no inverno

Com a chegada do inverno, os consumidores devem prestar atenção aos gastos com energia elétrica. Nesta época do ano, o uso de aquecedores, secadoras de roupas ou chuveiros tem aumento considerável. Este último é considerado um dos principais vilões da conta de luz.
 
De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o consumo do chuveiro por hora varia de acordo com a posição da chave. Na posição inverno fica entre 4,5 e seis quilowatts-hora (kWh) e na posição verão cai para 3,5kWh. A sugestão é diminuir o tempo do banho e fechar o registro na hora de se ensaboar. Os secadores de cabelo também gastam bastante energia: o uso do aparelho por cinco minutos todos os dias gera um consumo mensal de 2,5kWh a 3,75kWh.

O uso da secadora de roupas aumenta no tempo frio, mas o aparelho consome entre 120kWh e 150kWh por mês, quando é utilizado uma hora por dia. O consumidor também deve ficar atento ao uso de ferro de passar e da lavadora de roupas, procurando acumular as roupas para lavar, secar e passar em uma única vez, reduzindo o uso dos aparelhos e o consumo de energia.

A orientação da Cemig é para o consumidor dar preferência a alguns tipos de eletrodomésticos na hora da compra. Segundo o engenheiro de Comercialização de Energia, Hamilton Rodrigues Ribeiro, a dica é olhar os selos do Inmetro/Procel, que mostram o consumo em kWh. O adesivo é encontrado nos aparelhos mais novos vendidos no mercado. Mesmo se o produto for mais barato, é importante observar quanto ele consome de energia. “Qualidade e preço baixo resumem a compra perfeita”, completa.

Confira dicas de economia da Cemig 

Chuveiro
- Este é um dos aparelhos que mais consomem energia na residência.
- O ideal é evitar o seu uso no horário de ponta, entre 17h e 22h.
- Mantenha o chuveiro na temperatura verão. A economia pode chegar a 30%.
- Controle seu tempo debaixo da água quente.
- Não aproveite ou emende resistências.
- Feche a torneira quando estiver se ensaboando.

Iluminação
- Evite acender lâmpadas durante o dia e use mais a iluminação natural.
- Apague as lâmpadas dos ambientes desocupados.
- Prefira as lâmpadas fluorescentes, pois elas duram mais e gastam menos energia.
- Pinte paredes e tetos com cores claras, que refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de iluminação artificial.
- Utilize iluminação dirigida para leitura e trabalhos manuais.

Geladeira
- Evite abrir a geladeira frequentemente.
- Retire de uma só vez os alimentos de que precisa.
- Não armazene alimentos ainda quentes.
- Mantenha a borracha de vedação sempre em bom estado.
- Não utilize a grade traseira para secar roupas ou calçados.
- Quando for comprar geladeira ou freezer, observe se o produto tem o Selo Procel de Economia de Energia.

Ferro elétrico
- Evite ligar o ferro elétrico no mesmo horário que muitos outros aparelhos estiverem ligados. Ele sobrecarrega a instalação elétrica.
- Habitue-se a juntar a maior quantidade possível de roupas e passá-las de uma só vez.
- Siga as instruções de temperatura para cada tipo de tecido.
- Passe primeiro as roupas delicadas, que precisam de menos calor.
- Não deixe o ferro ligado sem necessidade.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEXTA DO TEATRO APRESENTA FESTIVAL DE ESQUETES ONLINE

  O coletivo  Sexta do Teatro promove  Festival de Esquetes Online , com a participação dos sete grupos integrantes do coletivo: Circolando Iniciativas Artísticas, Grupo Todo Um de Teatro, Cor de Yabá, Trupe Doom, Clownqueruma Cia, Grupo Tramoya de Teatro e AnaArty.  Cada grupo apresentará uma esquete teatral com a temática “distanciamento social” com duração entre 7 a 15 minutos. Os episódios serão lançados diariamente pelo Instagram. Todos os vídeos contarão com uma versão com intérprete de Libras e audiodescrição. Será promovida também uma live, com o grupo responsável pela esquete do dia, para um bate-papo com o público.  O projeto é idealizado e produzido por Luana Rodrigues e conta com uma equipe de multiprofissionais da cidade, além dos 7 grupos participantes.  Esse projeto foi aprovado na Lei Aldir Blanc, edital 003 da cidade de Uberaba.  Mais informações acesse  www.instagram.com/sextadoteatro.uberaba/ PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL: 16/04/2021 - "As Luzes do Palhaço” – Circola

LAB 96 APRESENTA PROJETO CASA DE SHOWS

Entre os dias 16 e 24 de abril, o Laboratório 96 , apresenta em seu canal no Youtube , o projeto Casa de Shows,   viabilizado através da Lei de Emergência Cultural, Aldir Blanc. Foram selecionados cinco atrações dos mais diversos gêneros musicais, em sua maioria mulheres. A equipe conta com o coletivo audiovisual Moviola, também formado por mulheres com o objetivo de fortalecer cada vez mais o espaço das mulheres que atuam no mercado da música. A estreia do projeto fica por conta de Salma e Mac, casal fundador do Carne Doce, uma das principais bandas da cena independente brasileira, que apresentará nesta sexta-feira às 20 horas, um show em formato acústico e intimista, com as canções mais sensíveis da banda, além de composições inédita diretamente da sala da casa deles em Goiânia. O Laboratório 96 é um espaço cultural dedicado à música independente brasileira, e em seus cinco anos de história promoveu mais de 200 shows de artistas locais e do mundo. Mais informações com Letícia Rezende