Pular para o conteúdo principal

Uberaba produz quase 30% a mais de lixo que a média nacional

De acordo com o superintendente de Serviços Urbanos da Prefeitura, João Ricardo Pessoa Vicente, diariamente são recolhidas na cidade 260 toneladas de lixo, o que equivale a quase 1 quilo por habitante.

Esse numero  indicam que o uberabense produz quase 30% a mais de lixo que a média nacional.  A justificativa, segundo ele, são os bons indicadores econômicos, onde a população tem, também, uma renda per capita 33% superior à nacional, conforme dados de 2007. Além das 260 toneladas do lixo recolhido nas casas, há aquele proveniente da varrição das ruas.

Uma alternativa para diminuição desse montante é a coleta seletiva, que em Uberaba é feita em 26 de 312 bairros. Mais esse sistema precisa atingir pelo menos 90% dos bairros da cidade. A população pode cooperar para que a cidade fique mai limpa, jogando lixo do local correto e separando o lixo domestico de forma que os "catadores", possam recolher.

De acordo com dados da Secretaria de Meio Ambiente, Uberaba tem 300 catadores autônomos e cerca de 70 trabalhando em cooperativa ou associação. A cidade movimenta mensalmente 1.650 toneladas desse tipo de material, incluindo o que vem da região. Sendo que a Cooperu e a Cáritas são responsáveis por 6,6% desse total.  Para potencializar o serviço, a Prefeitura prevê a contratação de uma empresa para fazer o recolhimento, que hoje só é feito em 26 bairros em um total de 312.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BATE-PAPO COM JOÃO CARLOS NOGUEIRA

Por: André Montandon João Carlos Paranhos Nogueira  é um dos grandes nomes do esporte uberabense. Seu currículo é inspirador, abrange prêmios de destaque do ano, participações e títulos em importantes competições do país. Fera na natação, no triatlo e na maratona aquática, João começou a praticar esporte bem cedo, aos seis anos de idade.  Nas piscinas, são vários pódios, destaque para os títulos no Circuito Brasil e Circuito Paraolímpico. Em 2011, iniciou no Paratriathlon, também conseguindo bons resultados, como a Copa Brasil de 2018. Em 2014, começou na maratona aquática, com diversos títulos na categoria PCD  e sempre estando entre os melhores também contra nadadores sem deficiência, na categoria master. Medalhas em eventos importantes como no Desafio Aquaman, no Circuito de Maratona Aquática do Estado de São Paulo, na Travessia dos Fortes e o Circuito Rei e Rainha do Mar. No ano passado, mais um feito marcante em sua carreira, foi campeão na 52ª edição da Maratona Aquátic

ZEBUNAREDE ENTREVISTA - YSAAC & K.OLIVER

  Por: André Montandon Parceiros de longa data, Ysaac e K.Oliver seguem como eles mesmos dizem: "contrariando as estatísticas". Com muita luta, força, foco e fé, a dupla desenvolve o seu trabalho. E podemos dizer que já são referências em Uberaba e região. Além da carreira solo, eles participam de outros projetos ao lado de feras da cena local, com a Família BMX. Sempre em constante movimento, eles lançaram no mês de maio, o álbum que carrega em seu título o lema da dupla  "Contrariando as Estatísticas", produzido e gravado em São Paulo, conta com vídeo clipe em todas as faixas. Aproveitando o lançamento, batemos um papo com eles. Confira a seguir: - Para começar a nossa entrevista, gostaríamos de saber um pouco mais sobre o processo de produção/gravação do novo álbum? Ysaac/K.Oliver -  Salve família. Máximo Respeito. O processo de produção e gravação do nosso álbum ele veio com muita luta e muita história porque algumas músicas deste álbum duas ou três músicas eu