Pular para o conteúdo principal

Bin Laden de aliado a vilão

Em qualquer pesquisa realizada pela internet, é possivel se informação sobre, quem é ou foi Osama Bin Laden. Mas nós, estamos aqui para trazer outros fatos que aconteceram do recorer dos anos, em tempos atrás que são esquecidos de forma facil, conveniente no momento.

O principal "inimigo" americano, por ser um dos acussados de ter planejado e executado o ataque de 11 de setembro de 2001, Osama conhecido tambem no mundo islã como The Prince ("O Príncipe"), The Director ("O Diretor")., fundador da al-Qaeda, organização terrorista famosa no mundo. Foi em tempos atás não um vilão para o governo dos Estados Unidos, mais sim um aliado, como mostrado na revista “Aventuras na História”, publicada pela Editora Abril.

Na reportagem intitulada “De aliado a inimigo nº 1: Bin Laden”, Carolina Pulici lembra que o “perigoso terrorista” – “um abastado jovem muçulmano, educado junto à realeza da Arábia Saudita” –, foi uma criação dos EUA no sombrio período da “guerra fria”. A sinistra relação teve início no final dos anos 1970, no Afeganistão. Para derrubar o governo nacionalista deste país estratégico, que contava com o apoio da União Soviética, os EUA financiaram e treinaram um grupo de rebeldes. “Sob a justificativa de que era preciso conter a expansão soviética no Terceiro Mundo, o presidente Ronald Reagan propôs armar os rebeldes afegãos, que chamou de freedom fighters (ou guerreiros da liberdade)”. Bin Laden passou a ser o principal amigo dos EUA no conflito. Feitiço contra o feiticeiro Com a derrubada do governo afegão e a derrota dos soviéticos, porém, a sua guerra santa, “jihad”, voltou-se contra as ambições do imperialismo estadunidense na região. A invasão do Iraque em 1990 e a instalação de uma base militar na Arábia Saudita, em 1991, agravam os conflitos entre os antigos aliados. Bin Laden “passou a financiar e dar apoio logístico aos mais variados movimentos de insurgência islâmica e declarou que expulsaria os americanos com as próprias mãos do território sagrado do Islã”. É desta fase a organização da Al Qaeda (“a base”), uma rede de seguidores espalhados pelo mundo dispostos à “guerra santa” contra os EUA. Em fevereiro de 1993, o grupo explode um carro-bomba no subsolo do World Trade Center, em Nova York, matando seis pessoas. Em outubro, ataca a embaixada ianque na Somália, matando 18. Após uma série de atentados, a Al Qaeda promove sua ação mais audaciosa, com os ataques às torres gêmeas de Nova York e ao Pentágono, em 11 de setembro de 2001.

Isso mostra que o feitiço voltou contra o feiticeiro, pois não é a primeira vez que a EUA apoio lideres para ataques contra inimigos, como no caso do ex-ditador iraquiano Saddam Hussein, que foi apoiado pelos Estados Unidos em ataque ao Irã a muitos anos atrás. Observamos que mais um Presidente que foi exaltado pelo mundo todo, que seria diferentes dos outros como Bush que deixou um divida enorme aos cofres publicos americados para bincar de "batalha naval" pelo mundo, desmostra ser igual aos demais, não estamos aqui defendo fanaticos religioso como Osama, mas sim apresentando que intervenções e alianças duvidosas podem no futuro trazer uma consequencia drastica. A demostração de imposição de cultura, forma de governo e costume em uma sociedade diferente não é a melhor forma de trazer a paz. Até hoje não vemos resultado no Afeganistão, Iraque, mas sim um aumento do odio entre as nações mundias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ZEBUNAREDE ENTREVISTA - YSAAC & K.OLIVER

  Por: André Montandon Parceiros de longa data, Ysaac e K.Oliver seguem como eles mesmos dizem: "contrariando as estatísticas". Com muita luta, força, foco e fé, a dupla desenvolve o seu trabalho. E podemos dizer que já são referências em Uberaba e região. Além da carreira solo, eles participam de outros projetos ao lado de feras da cena local, com a Família BMX. Sempre em constante movimento, eles lançaram no mês de maio, o álbum que carrega em seu título o lema da dupla  "Contrariando as Estatísticas", produzido e gravado em São Paulo, conta com vídeo clipe em todas as faixas. Aproveitando o lançamento, batemos um papo com eles. Confira a seguir: - Para começar a nossa entrevista, gostaríamos de saber um pouco mais sobre o processo de produção/gravação do novo álbum? Ysaac/K.Oliver -  Salve família. Máximo Respeito. O processo de produção e gravação do nosso álbum ele veio com muita luta e muita história porque algumas músicas deste álbum duas ou três músicas eu

BATE-PAPO COM JOÃO CARLOS NOGUEIRA

Por: André Montandon João Carlos Paranhos Nogueira  é um dos grandes nomes do esporte uberabense. Seu currículo é inspirador, abrange prêmios de destaque do ano, participações e títulos em importantes competições do país. Fera na natação, no triatlo e na maratona aquática, João começou a praticar esporte bem cedo, aos seis anos de idade.  Nas piscinas, são vários pódios, destaque para os títulos no Circuito Brasil e Circuito Paraolímpico. Em 2011, iniciou no Paratriathlon, também conseguindo bons resultados, como a Copa Brasil de 2018. Em 2014, começou na maratona aquática, com diversos títulos na categoria PCD  e sempre estando entre os melhores também contra nadadores sem deficiência, na categoria master. Medalhas em eventos importantes como no Desafio Aquaman, no Circuito de Maratona Aquática do Estado de São Paulo, na Travessia dos Fortes e o Circuito Rei e Rainha do Mar. No ano passado, mais um feito marcante em sua carreira, foi campeão na 52ª edição da Maratona Aquátic