Pular para o conteúdo principal

Bin Laden de aliado a vilão

Em qualquer pesquisa realizada pela internet, é possivel se informação sobre, quem é ou foi Osama Bin Laden. Mas nós, estamos aqui para trazer outros fatos que aconteceram do recorer dos anos, em tempos atrás que são esquecidos de forma facil, conveniente no momento.

O principal "inimigo" americano, por ser um dos acussados de ter planejado e executado o ataque de 11 de setembro de 2001, Osama conhecido tambem no mundo islã como The Prince ("O Príncipe"), The Director ("O Diretor")., fundador da al-Qaeda, organização terrorista famosa no mundo. Foi em tempos atás não um vilão para o governo dos Estados Unidos, mais sim um aliado, como mostrado na revista “Aventuras na História”, publicada pela Editora Abril.

Na reportagem intitulada “De aliado a inimigo nº 1: Bin Laden”, Carolina Pulici lembra que o “perigoso terrorista” – “um abastado jovem muçulmano, educado junto à realeza da Arábia Saudita” –, foi uma criação dos EUA no sombrio período da “guerra fria”. A sinistra relação teve início no final dos anos 1970, no Afeganistão. Para derrubar o governo nacionalista deste país estratégico, que contava com o apoio da União Soviética, os EUA financiaram e treinaram um grupo de rebeldes. “Sob a justificativa de que era preciso conter a expansão soviética no Terceiro Mundo, o presidente Ronald Reagan propôs armar os rebeldes afegãos, que chamou de freedom fighters (ou guerreiros da liberdade)”. Bin Laden passou a ser o principal amigo dos EUA no conflito. Feitiço contra o feiticeiro Com a derrubada do governo afegão e a derrota dos soviéticos, porém, a sua guerra santa, “jihad”, voltou-se contra as ambições do imperialismo estadunidense na região. A invasão do Iraque em 1990 e a instalação de uma base militar na Arábia Saudita, em 1991, agravam os conflitos entre os antigos aliados. Bin Laden “passou a financiar e dar apoio logístico aos mais variados movimentos de insurgência islâmica e declarou que expulsaria os americanos com as próprias mãos do território sagrado do Islã”. É desta fase a organização da Al Qaeda (“a base”), uma rede de seguidores espalhados pelo mundo dispostos à “guerra santa” contra os EUA. Em fevereiro de 1993, o grupo explode um carro-bomba no subsolo do World Trade Center, em Nova York, matando seis pessoas. Em outubro, ataca a embaixada ianque na Somália, matando 18. Após uma série de atentados, a Al Qaeda promove sua ação mais audaciosa, com os ataques às torres gêmeas de Nova York e ao Pentágono, em 11 de setembro de 2001.

Isso mostra que o feitiço voltou contra o feiticeiro, pois não é a primeira vez que a EUA apoio lideres para ataques contra inimigos, como no caso do ex-ditador iraquiano Saddam Hussein, que foi apoiado pelos Estados Unidos em ataque ao Irã a muitos anos atrás. Observamos que mais um Presidente que foi exaltado pelo mundo todo, que seria diferentes dos outros como Bush que deixou um divida enorme aos cofres publicos americados para bincar de "batalha naval" pelo mundo, desmostra ser igual aos demais, não estamos aqui defendo fanaticos religioso como Osama, mas sim apresentando que intervenções e alianças duvidosas podem no futuro trazer uma consequencia drastica. A demostração de imposição de cultura, forma de governo e costume em uma sociedade diferente não é a melhor forma de trazer a paz. Até hoje não vemos resultado no Afeganistão, Iraque, mas sim um aumento do odio entre as nações mundias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FIQUE LIGADO NA AGENDA CULTURAL 🎭

  Confira os principais eventos desse final de semana em Uberaba. Tentaremos manter a lista o mais atualizada possível, adicionando novos eventos à medida que eles forem sendo confirmados. Siga o zebunarede também pelas redes sociais: Facebook:  zebunarede.com Instagram:  @zebunarede Youtube:  zebunarede Twitter:  @zebunarede

ETAPA DO CIRCUITO DE CORRIDA RÚSTICA FUNEL AGITA O DOMINGÃO

  Na manhã deste domingo (12), a Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Uberaba - Funel realizou a 4ª  Etapa do Circuito de Corrida Rústica Funel (Etapa Tremendão) , com a participação de mais de 200 atletas para disputa da prova de 05km com partida e chegada na Tremendão da Rua Ituiutaba, no bairro São Benedito.  Confira como ficou o pódio no geral Feminino,  Masculino, PCD e por Equipes: No f eminino:   Grazielle Pedroso  em primeiro lugar,  Roseli Pereira  (Pace Runners)   em segundo,  Maria Silva (Garimpo Runner)  em terceiro, Paola Gonçalves  (Garimpo Runners)  em quarto e  Vitoria Ferreira (Personal Run) em quinto .  Foto: zebunarede   No masculino:  Murilo Goulart (Acru Uberaba)   em primeiro lugar , seguido por Geraldo José Canedo (Acru),  José da Rocha  (Rw Runners),   Davidson Campos (Garimpo Runners) e  Iodamil Miranda  (Rw Runners)   fechando o pódio . Foto: zebunarede PCD:  Rhander Borges (Garimpo Runners) em primeiro, Fabricio dos Reis (Rw Runners) em segundo e  Melissa