Pular para o conteúdo principal

ZEBUNAREDE ENTREVISTA - BOOGARINS


Por: André Montandon

Da esq. para a dir.: Raphael, Benke, Dinho, Ynaiã. Foto: Reprodução internet
Tudo começou na amizade entre Fernando "Dinho" Almeida (vocal e guitarra) e Benke Ferraz (guitarra solo), colegas da escola técnica de Goiânia que decidiram se reunir aos domingos para gravar as suas composições de forma totalmente despretensiosa, mas que, em meados de 2013, já tinham em mãos o seu primeiro EP “As plantas que curam”. Em seguida, a dupla convidou os músicos Hans Castro (bateria) e Raphael Vaz (baixo) para fazerem parte da banda. O EP, chamou atenção da gravadora norte americana Other Music que assinou um contrato com o quarteto, que em março de 2013, iniciou uma turnê mundial por 11 países, fazendo 60 shows ao todo, passando por festivais como o South by Southwest, no Texas, e o Primavera Sound, em Barcelona. Em meados de 2014, Ynaiã Benthroldo assumiu as baquetas no lugar de Hans.

Eles já participaram do Lollapalooza e da Virada Cultural de São Paulo,  Rock in Rio Lisboa, já tocaram na influente rádio de música alternativa KEXP de Seattle. Em 2015 a banda lançou o álbum "Manual" indicado ao prêmio de Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa no Grammy Latino.

Em 2017, a banda lança um álbum ao vivo "Desvio Onírico" gravado durante a turnê deles nos EUA e na Europa. Eles estivaram na terra do zebu semana passada, sendo uma das atrações do Stereo Lab Festival. Aproveitamos a visita e descolamos essa entrevista. Confira:

- Vocês já tocaram em diversos lugares do Brasil e no exterior. Quais shows foram os mais marcantes? A recepção do som aqui é diferente de lá fora?

Boogarins - É impossivel definir os shows mais marcantes, depois de tocar quase 3 anos sem parar. Geralmente a recepção é boa em qualquer parte do mundo, quem se dispõe a ir no show é porque já gosta da música. A diferença é que as pessoas no Brasil fiquem mais na expectativa de ouvir as canções e la fora, por causa do idioma ser um mistério, eles levam o show todo na mesma maneira - jams e canções.

- Fico sempre garimpando novas musicas no youtube para colocar no meu setlist. Um dia me deparei com "Lucifernandis" e resolvi escutar; valeu muito a pena, achei o som muito massa, principalmente a introdução, e a partir daí, não parei de escutar o som de vocês. Falando no som do Boogarins, como vocês o define?

Boogarins - Fazemos um rock com canções bem pop, mas que podem ir pra qualquer lugar - tanto por causa do que fazemos pirando nas gravações, quanto por toda experimentação no palco! 



- Vocês percebem alguma mudança no trabalho da banda desde a produção do primeiro disco "As Plantas que Curam" em 2013, até o atual trabalho, o EP "Desvio Onírico", lançando em fevereiro desse ano?

Boogarins - Claro. Quando produzimos o "As Plantas" nem eramos banda mesmo. Depois de virarmos e começarmos a tocar por toda a parte nosso estilo foi se desenvolvendo e acho que o ápice dessa sintonia que construimos nos palcos esta ai no "Desvio Onírico" que logo chega em Vinil também!

- O que é mais importante, sucesso ou reconhecimento?

Boogarins - Pra gente ambos são a mesma coisa. Até pq o "grande sucesso" hoje em dia é uma coisa muito distante para artistas do meio independente. 

- A musica possui um papel transformador na sociedade?

Boogarins - Claro que sim, não que o "rockinho alternativo" seja uma dessas armas transformação, já que o publico que consome esse tipo de música é predominante branco, classe média e universitário. Os sons que mudam e transformar a sociedade de modo relevante tem outras bandeiras, mas claro que nos nossos discos e shows buscamos fazer o som mais acessível, positivo e pirado possível para atingir mais gente e "abrir" a cabeça de mais gente ao mesmo tempo.


Apresentação no Stereo Lab Festival. Foto: Equipes zebunarede


- Ser uma banda independente no Brasil é um grande desafio? A internet é uma aliada ou um empecilho nessa jornada?

Boogarins - Claro que a internet é uma aliada. Ela destruiu um formato antigo e centralizador de se fazer e divulgar música. E não estariamos nessa posição sem ela. 




Curtiu a entrevista? Quer saber mais sobre o Boogarins?  Então, acesse:



Official WebSite: http://www.boogarins.com/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONHEÇA BEN HEINE

Ben Heine. Foto: Reprodução internet Ben Heine  é um talentoso artista belga, que cria surpreendentes desenhos tridimensionais. Depois de finalizar o trabalho, Ben Heine tira fotos de si mesmo interagindo com sua obra e o resultado é surpreendente. Ele descreve a si mesmo como um artista visual multidisciplinar que é inspirado pelas pessoas e pela natureza.  Heine cresceu em Abidjan, Costa do Marfim, onde viveu por sete anos com seus pais e três irmãs antes de volta para Bruxelas em 1990. Ele é conhecido internacionalmente por seus trabalhos muito criativos projetos  “Pencil Vs Camera“  e "Circlism Digital" .   O primeiro, envolve a mistura de desenho e fotografia, a imaginação e a realidade, através da ilusão e do surrealismo. No segundo projeto, Heine geralmente faz retratos de celebridades / ícones culturais com ferramentas digitais usando círculos planos sobre um fundo preto. Cada círculo tem uma única cor e um único tom. Através do uso de softwares gráficos

ZEBUNAREDE ENTREVISTA - YSAAC & K.OLIVER

  Por: André Montandon Parceiros de longa data, Ysaac e K.Oliver seguem como eles mesmos dizem: "contrariando as estatísticas". Com muita luta, força, foco e fé, a dupla desenvolve o seu trabalho. E podemos dizer que já são referências em Uberaba e região. Além da carreira solo, eles participam de outros projetos ao lado de feras da cena local, com a Família BMX. Sempre em constante movimento, eles lançaram no mês de maio, o álbum que carrega em seu título o lema da dupla  "Contrariando as Estatísticas", produzido e gravado em São Paulo, conta com vídeo clipe em todas as faixas. Aproveitando o lançamento, batemos um papo com eles. Confira a seguir: - Para começar a nossa entrevista, gostaríamos de saber um pouco mais sobre o processo de produção/gravação do novo álbum? Ysaac/K.Oliver -  Salve família. Máximo Respeito. O processo de produção e gravação do nosso álbum ele veio com muita luta e muita história porque algumas músicas deste álbum duas ou três músicas eu