Um prato tipico da cidade de Dongyang, no leste da China, atrai muitos adeptos. São os famosos "ovos de meninos virgens", com é chamada a iguaria. A sua preparação consiste em cozinhar os ovos de galinha na urina dos meninos, mais não é de qualquer idade, de preferencia dos menores de 10 anos.
Não existe nenhum fundamento para o fato de precisar ser a urina de meninos, apenas que esse "ritual" na preparação vem sendo realizado a vários séculos. A popularidade do produto foi tanto que o governo local instituiu como sendo patrimônio cultural intangível.
Foto: Aly Song/Reuters |
Foto: Aly Song/Reuters |
A preparação é feita da seguinte maneira, as urina são coletados dos sanitários das escolas primárias. Em seguida os ovos crus são fervidos em um pote da urina coletada. Depois disso, as cascas dos ovos cozidos são rachadas e eles continuam borbulhando nos potes por horas. É necessário durante o cozimento que se coloque mais urina no recipiente, controlando o fogo para evitar que os ovos fiquem superaquecidos, passando do ponto ideal. A preparação pode levar quase o dia inteiro. Casa ovo preparado é vendido por 1,50 iuan (0,24 centavos de dólar).
Os ovos são comprados somente em barracas de rua. Mas, muitas pessoas fazem essa preparação em casa. Os moradores acreditam que o consumo desse ovos reduzem o calor corporal, colabora na circulação sanguínea.
Foto: Aly Song/Reuters |
A classe medica chinesa, já informou que são contrários a essa pratica, alertando que não existe nenhuma comprovação no benefício dos "ovos especiais" para a nossa saúde, além das questões sanitárias que envolvem a preparação do produto.
Comentários
Postar um comentário