Pular para o conteúdo principal

TRANSPORTE COLETIVO

A população usuaria do transporte coletivo de uberaba, questionam a qualidade no atendimento do serviço e a atuação de duas empresas de ônibus.

Falta de abrigos nos pontos de ônibus e demora na implantação dos terminais na avenida Leopoldino de Oliveira, demora de atendimento das linhas durante os fins de semana, bairro que possuem apenas uma linha para atendimento e com horarios que não atendem a demanda, são algumas reclmações.

Diretor de Operações do Transporte Coletivo de Uberaba, Claudinei Nunes, explica que as queixas sobre o itinerário no fim de semana são constantes, mas todas as cidades têm redução de frota, já que o número de passageiros nesse período cai em torno de 80%.

Quanto aos abrigos, Claudinei Nunes afirma que o grande problema enfrentado hoje é a falta de mão-de-obra para realizar a manutenção das estruturas. Por isso, é pensamento da administração pública transferir o serviço de manutenção permanente de abrigos do transporte coletivo para a iniciativa privada, adotando um processo de terceirização.

A gestão do processo de manutenção atualmente é feita pela Prefeitura, porém, há uma verba de 3% da arrecadação das empresas de transporte que vão para a Gestão Operacional. “Não são apenas os abrigos, tem o monitoramento, e outras ações”, completa o diretor de Operações.

Claudinei Nunes ressalta, no entanto, que somente no ano passado 100 novas guaritas foram implantadas e quase 200 recuperadas em diversos bairros. Mesmo assim, novas etapas para instalação de abrigos estão previstas também nos bairros Guanabara e Frei Eugênio. A Secretaria de Planejamento enfrenta dificuldades porque os moradores não querem instalação de abrigos por questões de segurança. Mais 80 estruturas devem passar por manutenção, inclusive na área central.

Questionado sobre a implantação de terminais e estações de ônibus do projeto Jaime Lerner, Claudinei reforçou que tudo está incluso no cronograma e o prefeito Anderson Adauto deve anunciar dentro de 60 dias, as implantações de duas ou três estações para que os uberabenses possam assimilar a situação de embarque.

O transporte coletivo da cidade de Uberaba nunca atendeu a população por completo. Mudança de empresas prestadoras de serviço pela administração municipal, não mudou o panorama. Onibus super lotados, com porta de desembarque no meio do veiculo provocando um transtorno, falta de cobradores em algumas linhas, sobrecarregam os motoristas, os abrigos não protegem nem do sol e muito menos da chuva, mas a passagem ja aumento duas vezes. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#ORGULHODEUBERABA: NOSSOS ATLETAS BRILHAM NO CENÁRIO ESPORTIVO

  A equipe  Adulto Masculino UTC/Funel Uberaba conquistou a classificação para a fase final do Campeonato Mineiro de Voleibol Série B . O feito foi alcançado na cidade de Vazante, onde disputou  de 07 a 10 de setembro a etapa Regional Triângulo. O time uberabense garantiu a vaga ao terminar entre os quatro melhores da competição. A etapa final está agendada para outubro, em Pará de Minas. O campeão garante acesso à Série A do Mineiro. No Centro de Formação Olímpica de Fortaleza, no Ceará,  José Carlos Chagas  e  Ercileide Laurinda  da Adefu conquistaram o título da divisão principal do Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica ,  nas categorias BC1 e BC4, respectivamente. O ótimo resultado das nossas feras garantiu a Adefu o troféu de vice-campeão brasileiro por equipes. O torneio realizado de 09 a 15 de setembro, contou com a participação de mais 120 atletas representado 15 estados e do Distrito Federal. Foto:  @andenarede Em Uberlândia/MG,  Ana Laura Soares  faturou na  5ª etapa do

FIQUE LIGADO NA AGENDA CULTURAL

  Confira os principais eventos desse final de semana em Uberaba. Tentaremos manter a lista o mais atualizada possível, adicionando novos eventos à medida que eles forem sendo confirmados. Siga também o zebunarede pelas redes sociais: Facebook:  zebunarede.com Instagram:  @zebunarede Youtube:  zebunarede Twitter:  @zebunarede