Pular para o conteúdo principal

TRANSPORTE COLETIVO

A população usuaria do transporte coletivo de uberaba, questionam a qualidade no atendimento do serviço e a atuação de duas empresas de ônibus.

Falta de abrigos nos pontos de ônibus e demora na implantação dos terminais na avenida Leopoldino de Oliveira, demora de atendimento das linhas durante os fins de semana, bairro que possuem apenas uma linha para atendimento e com horarios que não atendem a demanda, são algumas reclmações.

Diretor de Operações do Transporte Coletivo de Uberaba, Claudinei Nunes, explica que as queixas sobre o itinerário no fim de semana são constantes, mas todas as cidades têm redução de frota, já que o número de passageiros nesse período cai em torno de 80%.

Quanto aos abrigos, Claudinei Nunes afirma que o grande problema enfrentado hoje é a falta de mão-de-obra para realizar a manutenção das estruturas. Por isso, é pensamento da administração pública transferir o serviço de manutenção permanente de abrigos do transporte coletivo para a iniciativa privada, adotando um processo de terceirização.

A gestão do processo de manutenção atualmente é feita pela Prefeitura, porém, há uma verba de 3% da arrecadação das empresas de transporte que vão para a Gestão Operacional. “Não são apenas os abrigos, tem o monitoramento, e outras ações”, completa o diretor de Operações.

Claudinei Nunes ressalta, no entanto, que somente no ano passado 100 novas guaritas foram implantadas e quase 200 recuperadas em diversos bairros. Mesmo assim, novas etapas para instalação de abrigos estão previstas também nos bairros Guanabara e Frei Eugênio. A Secretaria de Planejamento enfrenta dificuldades porque os moradores não querem instalação de abrigos por questões de segurança. Mais 80 estruturas devem passar por manutenção, inclusive na área central.

Questionado sobre a implantação de terminais e estações de ônibus do projeto Jaime Lerner, Claudinei reforçou que tudo está incluso no cronograma e o prefeito Anderson Adauto deve anunciar dentro de 60 dias, as implantações de duas ou três estações para que os uberabenses possam assimilar a situação de embarque.

O transporte coletivo da cidade de Uberaba nunca atendeu a população por completo. Mudança de empresas prestadoras de serviço pela administração municipal, não mudou o panorama. Onibus super lotados, com porta de desembarque no meio do veiculo provocando um transtorno, falta de cobradores em algumas linhas, sobrecarregam os motoristas, os abrigos não protegem nem do sol e muito menos da chuva, mas a passagem ja aumento duas vezes. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FIQUE LIGADO NA AGENDA CULTURAL 🎭

  Confira os principais eventos desse final de semana em Uberaba. Tentaremos manter a lista o mais atualizada possível, adicionando novos eventos à medida que eles forem sendo confirmados. Siga o zebunarede também pelas redes sociais: Facebook:  zebunarede.com Instagram:  @zebunarede Youtube:  zebunarede Twitter :  @zebunarede

DJ VIVI SEIXAS NO ZEBUNAREDE

  📽 Confira a nossa entrevista exclusiva com a incrível DJ Vivi Seixas 🎧, gravada em 25 de janeiro de 2025, no Laboratório 96 , durante o retorno da festa Deeper no espaço cultural mais vibrante de Uberaba 🔥 ℹ️ DJ e produtora musical apaixonada por House Music 🎶, Vivi Seixas é conhecida por explorar as diversas nuances do universo sonoro. Com uma carreira premiada, seus hits acumulam milhões de streams nas plataformas digitais, e ela já brilhou em festivais renomados como Rock in Rio, Universo Paralelo, entre outros pelo mundo 🌎 Siga o zebunarede também pelas redes sociais: Facebook:  zebunarede.com Instagram:  @zebunarede Youtube:  zebunarede Twitter :  @zebunarede