Pular para o conteúdo principal

TRANSPORTE COLETIVO

A população usuaria do transporte coletivo de uberaba, questionam a qualidade no atendimento do serviço e a atuação de duas empresas de ônibus.

Falta de abrigos nos pontos de ônibus e demora na implantação dos terminais na avenida Leopoldino de Oliveira, demora de atendimento das linhas durante os fins de semana, bairro que possuem apenas uma linha para atendimento e com horarios que não atendem a demanda, são algumas reclmações.

Diretor de Operações do Transporte Coletivo de Uberaba, Claudinei Nunes, explica que as queixas sobre o itinerário no fim de semana são constantes, mas todas as cidades têm redução de frota, já que o número de passageiros nesse período cai em torno de 80%.

Quanto aos abrigos, Claudinei Nunes afirma que o grande problema enfrentado hoje é a falta de mão-de-obra para realizar a manutenção das estruturas. Por isso, é pensamento da administração pública transferir o serviço de manutenção permanente de abrigos do transporte coletivo para a iniciativa privada, adotando um processo de terceirização.

A gestão do processo de manutenção atualmente é feita pela Prefeitura, porém, há uma verba de 3% da arrecadação das empresas de transporte que vão para a Gestão Operacional. “Não são apenas os abrigos, tem o monitoramento, e outras ações”, completa o diretor de Operações.

Claudinei Nunes ressalta, no entanto, que somente no ano passado 100 novas guaritas foram implantadas e quase 200 recuperadas em diversos bairros. Mesmo assim, novas etapas para instalação de abrigos estão previstas também nos bairros Guanabara e Frei Eugênio. A Secretaria de Planejamento enfrenta dificuldades porque os moradores não querem instalação de abrigos por questões de segurança. Mais 80 estruturas devem passar por manutenção, inclusive na área central.

Questionado sobre a implantação de terminais e estações de ônibus do projeto Jaime Lerner, Claudinei reforçou que tudo está incluso no cronograma e o prefeito Anderson Adauto deve anunciar dentro de 60 dias, as implantações de duas ou três estações para que os uberabenses possam assimilar a situação de embarque.

O transporte coletivo da cidade de Uberaba nunca atendeu a população por completo. Mudança de empresas prestadoras de serviço pela administração municipal, não mudou o panorama. Onibus super lotados, com porta de desembarque no meio do veiculo provocando um transtorno, falta de cobradores em algumas linhas, sobrecarregam os motoristas, os abrigos não protegem nem do sol e muito menos da chuva, mas a passagem ja aumento duas vezes. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BATE-PAPO COM JOÃO CARLOS NOGUEIRA

Por: André Montandon João Carlos Paranhos Nogueira  é um dos grandes nomes do esporte uberabense. Seu currículo é inspirador, abrange prêmios de destaque do ano, participações e títulos em importantes competições do país. Fera na natação, no triatlo e na maratona aquática, João começou a praticar esporte bem cedo, aos seis anos de idade.  Nas piscinas, são vários pódios, destaque para os títulos no Circuito Brasil e Circuito Paraolímpico. Em 2011, iniciou no Paratriathlon, também conseguindo bons resultados, como a Copa Brasil de 2018. Em 2014, começou na maratona aquática, com diversos títulos na categoria PCD  e sempre estando entre os melhores também contra nadadores sem deficiência, na categoria master. Medalhas em eventos importantes como no Desafio Aquaman, no Circuito de Maratona Aquática do Estado de São Paulo, na Travessia dos Fortes e o Circuito Rei e Rainha do Mar. No ano passado, mais um feito marcante em sua carreira, foi campeão na 52ª edição da Maratona Aquátic

ZEBUNAREDE ENTREVISTA - YSAAC & K.OLIVER

  Por: André Montandon Parceiros de longa data, Ysaac e K.Oliver seguem como eles mesmos dizem: "contrariando as estatísticas". Com muita luta, força, foco e fé, a dupla desenvolve o seu trabalho. E podemos dizer que já são referências em Uberaba e região. Além da carreira solo, eles participam de outros projetos ao lado de feras da cena local, com a Família BMX. Sempre em constante movimento, eles lançaram no mês de maio, o álbum que carrega em seu título o lema da dupla  "Contrariando as Estatísticas", produzido e gravado em São Paulo, conta com vídeo clipe em todas as faixas. Aproveitando o lançamento, batemos um papo com eles. Confira a seguir: - Para começar a nossa entrevista, gostaríamos de saber um pouco mais sobre o processo de produção/gravação do novo álbum? Ysaac/K.Oliver -  Salve família. Máximo Respeito. O processo de produção e gravação do nosso álbum ele veio com muita luta e muita história porque algumas músicas deste álbum duas ou três músicas eu