Pular para o conteúdo principal

Uso de sacolas plásticas nos estabelecimentos comerciais

Reunião realizada ontem entre empresários, funcionários da indústria e comércio de Uberaba e representantes da secretaria municipal de Meio Ambiente, esclareceu aspectos referentes à Lei Municipal nº 11.089, de 31 de dezembro de 2010, que proíbe o uso de sacolas plásticas. A partir de julho, as sacolas plásticas não poderão mais ser usadas nos estabelecimentos comerciais. A meta é implementar  a substituição das sacolas até o final deste mês.

O objetivo do encontro foi conscientizar e orientar o público-alvo quanto à lei e à questão ambiental. “A prefeitura municipal tem a intenção de colocar em prática a sustentabilidade da cidade e para isso tem como 1ª ação, com relação à conscientização ambiental, a reunião com esses que serão os multiplicadores para a intensificação da campanha”, explica Daniela Fuchs, assessora da secretaria de Meio Ambiente para assuntos de sustentabilidade.

Durante a explanação, a assessora comentou que o uso das sacolas plásticas pode agravar, entre outros, o aquecimento global e ainda o entupimento de bueiros, ocasionando enchentes, fato comum na cidade.

O assessor jurídico da secretaria, Bernardo Cecílio, comentou que os empresários têm como dever, divulgar diversas ações para incentivar o uso de sacolas biodegradáveis pela população. “São deveres dos estabelecimentos: a realização de campanhas educativas, evitar o descarte inadequado através de campanhas publicitárias e manter pontos de entrega das sacolas de plástico”, ressalta.   

A secretária municipal de Meio Ambiente e Turismo, Renata Mesquita, ficou muita satisfeita com a participação dos representantes da indústria e comércio de Uberaba. “A reunião foi muito produtiva em relação à informação e orientação. A participação de todos atendeu minha expectativa e pude perceber o interesse dos presentes”, conclui.

Até o dia 30 de março, os estabelecimentos comerciais deverão ter reduzido em pelo menos 50% o uso de sacolas plásticas. Até o dia 28 de junho, 100% das sacolas plásticas deverão estar fora de circulação. A alternativa aprovada para substituição são sacolas biodegradáveis, retornáveis e oxibiodegradáveis. “Após esse período de adequação, a secretaria de Meio Ambiente estará atuante na fiscalização e no cumprimento da lei”, afirma a secretária.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BATE-PAPO COM JOÃO CARLOS NOGUEIRA

Por: André Montandon João Carlos Paranhos Nogueira  é um dos grandes nomes do esporte uberabense. Seu currículo é inspirador, abrange prêmios de destaque do ano, participações e títulos em importantes competições do país. Fera na natação, no triatlo e na maratona aquática, João começou a praticar esporte bem cedo, aos seis anos de idade.  Nas piscinas, são vários pódios, destaque para os títulos no Circuito Brasil e Circuito Paraolímpico. Em 2011, iniciou no Paratriathlon, também conseguindo bons resultados, como a Copa Brasil de 2018. Em 2014, começou na maratona aquática, com diversos títulos na categoria PCD  e sempre estando entre os melhores também contra nadadores sem deficiência, na categoria master. Medalhas em eventos importantes como no Desafio Aquaman, no Circuito de Maratona Aquática do Estado de São Paulo, na Travessia dos Fortes e o Circuito Rei e Rainha do Mar. No ano passado, mais um feito marcante em sua carreira, foi campeão na 52ª edição da Maratona Aquátic

ZEBUNAREDE ENTREVISTA - YSAAC & K.OLIVER

  Por: André Montandon Parceiros de longa data, Ysaac e K.Oliver seguem como eles mesmos dizem: "contrariando as estatísticas". Com muita luta, força, foco e fé, a dupla desenvolve o seu trabalho. E podemos dizer que já são referências em Uberaba e região. Além da carreira solo, eles participam de outros projetos ao lado de feras da cena local, com a Família BMX. Sempre em constante movimento, eles lançaram no mês de maio, o álbum que carrega em seu título o lema da dupla  "Contrariando as Estatísticas", produzido e gravado em São Paulo, conta com vídeo clipe em todas as faixas. Aproveitando o lançamento, batemos um papo com eles. Confira a seguir: - Para começar a nossa entrevista, gostaríamos de saber um pouco mais sobre o processo de produção/gravação do novo álbum? Ysaac/K.Oliver -  Salve família. Máximo Respeito. O processo de produção e gravação do nosso álbum ele veio com muita luta e muita história porque algumas músicas deste álbum duas ou três músicas eu