Pular para o conteúdo principal

Uso de sacolas plásticas nos estabelecimentos comerciais

Reunião realizada ontem entre empresários, funcionários da indústria e comércio de Uberaba e representantes da secretaria municipal de Meio Ambiente, esclareceu aspectos referentes à Lei Municipal nº 11.089, de 31 de dezembro de 2010, que proíbe o uso de sacolas plásticas. A partir de julho, as sacolas plásticas não poderão mais ser usadas nos estabelecimentos comerciais. A meta é implementar  a substituição das sacolas até o final deste mês.

O objetivo do encontro foi conscientizar e orientar o público-alvo quanto à lei e à questão ambiental. “A prefeitura municipal tem a intenção de colocar em prática a sustentabilidade da cidade e para isso tem como 1ª ação, com relação à conscientização ambiental, a reunião com esses que serão os multiplicadores para a intensificação da campanha”, explica Daniela Fuchs, assessora da secretaria de Meio Ambiente para assuntos de sustentabilidade.

Durante a explanação, a assessora comentou que o uso das sacolas plásticas pode agravar, entre outros, o aquecimento global e ainda o entupimento de bueiros, ocasionando enchentes, fato comum na cidade.

O assessor jurídico da secretaria, Bernardo Cecílio, comentou que os empresários têm como dever, divulgar diversas ações para incentivar o uso de sacolas biodegradáveis pela população. “São deveres dos estabelecimentos: a realização de campanhas educativas, evitar o descarte inadequado através de campanhas publicitárias e manter pontos de entrega das sacolas de plástico”, ressalta.   

A secretária municipal de Meio Ambiente e Turismo, Renata Mesquita, ficou muita satisfeita com a participação dos representantes da indústria e comércio de Uberaba. “A reunião foi muito produtiva em relação à informação e orientação. A participação de todos atendeu minha expectativa e pude perceber o interesse dos presentes”, conclui.

Até o dia 30 de março, os estabelecimentos comerciais deverão ter reduzido em pelo menos 50% o uso de sacolas plásticas. Até o dia 28 de junho, 100% das sacolas plásticas deverão estar fora de circulação. A alternativa aprovada para substituição são sacolas biodegradáveis, retornáveis e oxibiodegradáveis. “Após esse período de adequação, a secretaria de Meio Ambiente estará atuante na fiscalização e no cumprimento da lei”, afirma a secretária.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONHEÇA BEN HEINE

Ben Heine. Foto: Reprodução internet Ben Heine  é um talentoso artista belga, que cria surpreendentes desenhos tridimensionais. Depois de finalizar o trabalho, Ben Heine tira fotos de si mesmo interagindo com sua obra e o resultado é surpreendente. Ele descreve a si mesmo como um artista visual multidisciplinar que é inspirado pelas pessoas e pela natureza.  Heine cresceu em Abidjan, Costa do Marfim, onde viveu por sete anos com seus pais e três irmãs antes de volta para Bruxelas em 1990. Ele é conhecido internacionalmente por seus trabalhos muito criativos projetos  “Pencil Vs Camera“  e "Circlism Digital" .   O primeiro, envolve a mistura de desenho e fotografia, a imaginação e a realidade, através da ilusão e do surrealismo. No segundo projeto, Heine geralmente faz retratos de celebridades / ícones culturais com ferramentas digitais usando círculos planos sobre um fundo preto. Cada círculo tem uma única cor e um único tom. Através do uso de softwares gráficos

ZEBUNAREDE ENTREVISTA - YSAAC & K.OLIVER

  Por: André Montandon Parceiros de longa data, Ysaac e K.Oliver seguem como eles mesmos dizem: "contrariando as estatísticas". Com muita luta, força, foco e fé, a dupla desenvolve o seu trabalho. E podemos dizer que já são referências em Uberaba e região. Além da carreira solo, eles participam de outros projetos ao lado de feras da cena local, com a Família BMX. Sempre em constante movimento, eles lançaram no mês de maio, o álbum que carrega em seu título o lema da dupla  "Contrariando as Estatísticas", produzido e gravado em São Paulo, conta com vídeo clipe em todas as faixas. Aproveitando o lançamento, batemos um papo com eles. Confira a seguir: - Para começar a nossa entrevista, gostaríamos de saber um pouco mais sobre o processo de produção/gravação do novo álbum? Ysaac/K.Oliver -  Salve família. Máximo Respeito. O processo de produção e gravação do nosso álbum ele veio com muita luta e muita história porque algumas músicas deste álbum duas ou três músicas eu