Pular para o conteúdo principal

CONHEÇA O PROJETO GELADEIRA SOLIDÁRIA


Vem da Bélgica essa iniciativa bacana de uma espécie de geladeira solidária, instalada pela ONG Corvia, em Bruxelas. O projeto "FREE GO" funciona assim: as pessoas que têm sobras em casa vão até o local e depositam a comida na geladeira, que fica destrancada, à disposição de moradores de rua e das pessoas que não dispõem de recursos para uma refeição ou lanche. A geladeira é movida a energia solar.

Projeto pioneiro em Bruxelas/Bélgica. Foto: Reproduçaõ Internet

A ideia está se espelhando ao redor do Mundo. Na Espanha, a iniciativa foi tomada por Álvaro Saiz, da associação de voluntários da cidade de Galdakao, que se preocupavam com o grande número de alimentos descartados próximos a data de seu vencimento que poderiam ser aproveitados por outras pessoas ao invés de parar nas lixeiras. Eles instalaram uma geladeira, que tem sido abastecida com alimentos não utilizados por supermercados e restaurantes. Os idealizados espanhóis, são encarregados de inspecionar o que é colocado na geladeira solidária, que possui critérios como etiquetar o alimento informando quando foi preparado, além de não permitir o depósito de ovos, carnes e peixe cru.

Álvaro Saiz - Galdakao/Espanha  Foto: Reprodução Internet

No Brasil, uma geladeira foi instalada na Rua 7, no Centro de Goiânia, pelo empresário Fernando Barcelos, que viu a ideia na internet.

Fernando Barcelos - Goiania/Brasil.  Foto: Reprodução Internet

São ideias com essa que contribuem para um mundo melhor. Tomará que mais geladeiras sejam instaladas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO CODAU CULTURAL JÁ TEM DATA MARCADA

Será realizado no próximo final de semana, mais uma edição do programa Codau Cultural emparceria da Fundação Cultural de Uberaba, no Parque das Barrigudas, do Centro de Educação e Tecnologia Ambiental (Ceta/Codau) na Univerdecidade. Com atividades de férias para a criançada e homenagem ao Dia do Rock, comemorado na última sexta-feira (13). A programação está recheada de muita música, teatro, dança, food trucks, Turma da Clarinha e Codalino, artes circenses, recreação infantil, intervenções artísticas e ações de educação ambiental. 

No sábado dia 21, terá como uma das atrações principais a peça teatral "O Mágico de OZ", além das apresentações de DJ Renato Carneiro e a Leslye de Paula e banda com músicas voltadas para a criançada. Já no domingo dia 22, será o dia do rock solidário, com arrecadação de um litro de leite longa vida ou um quilo de açúcar, que serão doados ao Sanatório Espírita de Uberaba. Logo pela manhã, a partir das 11h diversas ações de educação ambiental e br…

É melhor prevenir do que remediar

"Dona de casa é indenizada em R$ 10 mil após achar preservativo em extrato de tomate"

não acredita, confira em extra.globo.com