Pular para o conteúdo principal

Uberaba realiza estudos para se adequar à Lei da Mobilidade Urbana

Municípios com população acima de 20 mil habitantes têm de elaborar, até janeiro de 2015, um plano de mobilidade urbana atrelado ao plano diretor, sob pena de perderem recursos federais destinados à área. A determinação está estabelecida na Lei Federal 12.587, de 2012, que instituiu a Política Nacional de Mobilidade Urbana.
A lei tem como objetivos melhorar a acessibilidade e a mobilidade das pessoas e cargas nos municípios. A matéria dá prioridade a meios de transporte não motorizados e ao serviço público coletivo, além de prever a integração entre os modos e serviços de transporte urbano. Prevê, ainda, a aplicação de tributos para utilização da infraestrutura urbana, visando a desestimular o uso de “determinados modos e serviços de mobilidade”. Mas garante que os recursos obtidos por esse meio serão aplicados exclusivamente em infraestrutura urbana “destinada ao transporte público coletivo e ao transporte não motorizado”, e no financiamento do subsídio público da tarifa de transporte público.

Em Minas, existem 178 municípios nessa condição, segundo estimativas de 2010 do IBGE, dentre elas Uberaba, que tem 302,623 mil habitantes. Antes, a obrigação era imposta somente às cidades com mais de 500 mil habitantes.

Segundo informações do Departamento de Comunicações da Prefeitura de Uberaba, reuniões neste sentido estão sendo feitas para discutir o plano diretor e o plano de mobilidade urbana, para formatar e revisar o plano para o município. 

Entretanto, mesmo antes da aprovação do plano, pelo menos um item já está em fase de implantação, que é o sistema de Transporte Rápido por Ônibus (BRT), cujas obras dos terminais de transporte coletivo leste e oeste estão em andamento. 

“Uberaba tem realizado reuniões e trabalhado no planejamento urbano. Temos o planejamento urbanístico que foi feito pelo urbanista Jaime Lerner, mas é bem genérico e dá uma dica para este setor. Fizemos uma avaliação no projeto e será aproveitado até como orientação. Nele tem planejamento, por exemplo, para a rotatória da ABCZ, de calçadas, mas precisamos de um projeto com mais mobilidade e paisagístico, porque Uberaba é mal organizada, não tem calçadas, a acessibilidade é um desastre, não tem uniformidade”, dia o prefeito Paulo Piau.

Uma das ideias a ser implantadas no município, de acordo com o prefeito, será colocar nas avenidas principais dos futuros conjuntos habitacionais da faixa de zero a três salários mínimos, a iluminação subterrânea para que a arborização seja livre. “Atualmente é uma competição entre árvore e as redes elétrica e telefônica, o que acaba atrapalhando. Estamos caminhando nesta direção”, observa Piau.

Fonte: www.jornaldeuberaba.com.br


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Adesivos em Carros, uma mania........

Os Adesivos de Menininhos, Menininhas, Animais e etc..., nos carros viram uma mania para donos de carros, mas, algumas coisas sairam do controle foi visualizando e tirando algumas fotos que vi toda pessoa que coloca no carro quer mostrar que....
Veja e aprenda,.....


Uma familia feliz d+ e seus animais......
Estes são a Familia Havianas "Todo mundo usa"


Estes são exagerados d+ vai gostar de filhos e animais para lá, quase não coube na traseira do carro.
Esta família bem diferente gosta de animais, mas ter um cavalo de estimação é d+, não é verdade......

Família Esportista gosta de andar de Bike.........


Familia separada, a Mãe ficou filhos e com os animais, um inferno.......


 Esta uma família equilibrada, tem filho e animal......... Legal

Uma família deprimida........Coitados

Opá, isso não é uma família......... sem comentários



Uma familia automobilistica, até o desenho deles é em formado do emblema do seu carro


Este aqui para mostrar que "Macho Man " olha ai.............
Ent…

UBERABA ZEBUS FECHA 2016 COM CHAVE DE OURO

Em partida realizada na manhã desse domingo, o Uberaba Zebus recebeu o Araxá Red Wolves em sua ultima partida em 2016. No primeiro tempo de jogo, a equipe uberabense demostrou a sua força, abrindo grande vantagem no placar, deixando o  Araxá perdido em campo. Fechando a primeira etapa com impressionantes 33 a 0. 


Na volta do intervalo, o Zebus promoveram a estreia dos novos atletas da equipe, e o Red Wolves voltou mais concentrado pro jogo. Com grande jogadas que resultaram em Touchdown, encostaram no placar, criando apreensão na torcida e criando uma tensão na equipe de Uberaba. Mas a reação adversaria não foi o suficiente, e o Uberaba Zebus conquistou a vitória pelo placar de 33 a 24.












Comissão da Fifa visita Uberlândia

Integrantes do Comitê Organizador da Copa do Mundo da Fifa devem visitar a cidade de Uberlândia hoje. Eles realizarão a primeira inspeção da entidade no Complexo Virgílio Galassi, que compreende o estádio João Havelange e o Parque do Sabiá, para a escolha dos Centros de Treinamentos de Seleções (CTS) do Mundial de 2014. A informação foi divulgada pelo jornal Correio de Uberlândia.
 Segundo o site da Fifa, os técnicos da Arena, empresa que presta serviços técnicos ao Comitê, começaram na última semana as vistorias prévias nos 145 potenciais candidatos a receber treinamentos de seleções na Copa do Mundo do Brasil, daqui a três anos.
De acordo com o Comitê Organizador, a inspeção será do mesmo tipo da que foi feita no início deste ano nos potenciais Campos Oficiais de Treinamento (COT), que são os campos nas cidades que sediarão partidas e que podem ser utilizados para treinamentos das seleções, nas vésperas dos jogos. A primeira relação de Centro de Treinamentos de Seleções (C…