Pular para o conteúdo principal

EMPRESA SUÍÇA INVENTA "CANUDO" QUE FILTRA ÁGUA CONTAMINADA


Desenvolvido pela Vestergaard Frandsen, o LifeStraw (em português, “Canudo da Vida”), é um tubo de plástico contendo filtros que tornam potável a água contaminada com micro organismos que provocam cólera, febre tifóide e diarréia. Além disso, o “Canudo da Vida” , elimina 99% dos vírus que circulam no sistema de filtragem, elaborado a partir de fibra halógena.

Foto: Reprodução internet

Após uma série de testes, a Universidade da Carolina do Norte comprovou que o LifeStraw consegue filtrar totalmente as amostras de água contaminada com as bactérias Escherichia coli B e Enterococcus faecalis, além do vírus MS2 colifago, iodo e prata, a níveis em que não representam mais um risco à saúde de quem ingere a água. 

Por outro lado, o aparelho não consegue eliminar metais pesados da água, como ferro e flúor, e também não está apto a remover parasitas, como a giárdia e o criptosporídio. 

Cada canudo, que tem menos de 25 cm de comprimento, e pode filtrar até 700 litros de água (estimativa média do consumo anual de água por pessoa). O LifeStraw deve ser descartado, quando seus filtros ficarem entupidos demais para permitir a passagem de água, o que acontece geralmente após um ano de uso.

A empresa de relações públicas Saatchi & Saatchi indicou o “Canudo da Vida” como a principal ideia que mudará o mundo nos próximos anos, em uma competição recente entre inovações tecnológicas com impacto na ajuda humanitária, na educação e na medicina.  Informações retiradas na Scientific American.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ZEBUNAREDE ENTREVISTA - ERVA MATT

Por: André Montandon

Uma das mais tradicionais bandas de rock independente de Uberaba, iniciou suas atividades em 1996, tendo como influência os grandes nomes do rock dos anos 80, além do fortalecimento da cena nacional.
Após 10 anos de estrada e mesmo com o grande sucesso da musica "Romeu e Julieta", decidiram "dar um tempo" na carreira após algumas frustrações.

Mas o amor pela musica falo mais alto e em 2015 eles voltaram com toda energia, com Fábio Parré na guitarra, Giovanni Dumdum na batera, Rogério Possati no baixo e Well Nandes nos vocais. Lançaram em 2017 o vídeo clipe de "Romeu e Julieta"; Esse ano,  o segundo EP em formato digital com o selo da Tratore e o vídeo clipe da musica "E vem".

Batemos um papo com baixista Rogério Possati que nos contou um pouco mais dessa história e muito mais!! Confiram:

- Do inicio em 1996 pra cá, muita coisa rolou não só com a banda, mas com a cena musical. Conte-nos um pouco da trajetória da banda? 
Rogéri…

FIQUE LIGADO NA AGENDA CULTURAL