Pular para o conteúdo principal

EMPRESA SUÍÇA INVENTA "CANUDO" QUE FILTRA ÁGUA CONTAMINADA


Desenvolvido pela Vestergaard Frandsen, o LifeStraw (em português, “Canudo da Vida”), é um tubo de plástico contendo filtros que tornam potável a água contaminada com micro organismos que provocam cólera, febre tifóide e diarréia. Além disso, o “Canudo da Vida” , elimina 99% dos vírus que circulam no sistema de filtragem, elaborado a partir de fibra halógena.

Foto: Reprodução internet

Após uma série de testes, a Universidade da Carolina do Norte comprovou que o LifeStraw consegue filtrar totalmente as amostras de água contaminada com as bactérias Escherichia coli B e Enterococcus faecalis, além do vírus MS2 colifago, iodo e prata, a níveis em que não representam mais um risco à saúde de quem ingere a água. 

Por outro lado, o aparelho não consegue eliminar metais pesados da água, como ferro e flúor, e também não está apto a remover parasitas, como a giárdia e o criptosporídio. 

Cada canudo, que tem menos de 25 cm de comprimento, e pode filtrar até 700 litros de água (estimativa média do consumo anual de água por pessoa). O LifeStraw deve ser descartado, quando seus filtros ficarem entupidos demais para permitir a passagem de água, o que acontece geralmente após um ano de uso.

A empresa de relações públicas Saatchi & Saatchi indicou o “Canudo da Vida” como a principal ideia que mudará o mundo nos próximos anos, em uma competição recente entre inovações tecnológicas com impacto na ajuda humanitária, na educação e na medicina.  Informações retiradas na Scientific American.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FIQUE LIGADO NA AGENDA CULTURAL 🎭

  Confira os principais eventos desse final de semana em Uberaba. Tentaremos manter a lista o mais atualizada possível, adicionando novos eventos à medida que eles forem sendo confirmados. Siga o zebunarede também pelas redes sociais: Facebook:  zebunarede.com Instagram:  @zebunarede Youtube:  zebunarede Twitter :  @zebunarede

UMA BREVE HISTÓRIA DE UBERABA

O povoamento da região de Uberaba teve início, no final do século XVIII, com sesmarias concedidas pela Capitania de Goiás, entre elas, a Fazenda das Toldas, ainda existente, concedida a Tristão de Castro Guimarães , e as Fazendas Santo Inácio, Ponte Alta e Bebedouro, concedidas, em 1799, ao Tenente Joaquim da Silva e Oliveira , irmão do Sargento-Mor Antônio Eustáquio da Silva e Oliveira, todas estas fazendas situadas ao sul da atual Uberaba. O povoado de Uberaba, foi fundada, em 1809, pelo sargento-mor comandante da Companhia de Ordenanças do Distrito do Julgado do Desemboque da Capitania de Goiás, Antônio Eustáquio da Silva e Oliveira . A primeira casa de Uberaba, construída pelo Sargento-Mor Antônio Eustáquio, localizava-se na atual esquina da Praça Rui Barbosa com a Rua Artur Machado, do lado esquerdo de quem desce a rua Artur Machado. Uberaba surgiu pela migração de familias que deixaram as já esgotadas regiões produtoras de ouro, porém fracas para agricultura, da C