Pular para o conteúdo principal

MORRE RALPH BAER, "O PAI DO VIDEOGAME"


Morreu nesse ultimo sábado, aos 92 anos no estado de New Hampshire, EUA, "o pai dos videogames", o engenheiro alemã Ralph Henry Baer, criador do primeiro videogame do mundo, o Odyssey

Ralph Baer. Foto: Reprodução internet


Baer, nasceu na Alemanha em 1922 e se mudou com a família para os Estados Unidos em 1938, fugindo do regime nazista. Em seu novo país, ele desenvolveu, o primeiro console doméstico, originalmente batizado de "Brown Box", entre 1967 e 1969. O aparelho foi licenciado e comprado pela Magnavox, que a partir de 1972 passou a vendê-lo com o nome de Odyssey (o console era acompanhado do jogo de tênis Pong). Chegando em um ano a marca de 130 mil unidades vendidas. No Brasil, este console chegou no final da década com o nome de Telejogo e foi fabricado pela Philco e Ford.

Foto: Reprodução internet


Confira abaixo um vídeo de Ralph Baer and Bill Harrison realizando testes com o Brown Box em 1969:


Três anos depois, um game com o mesmo nome e mesma jogabilidade foi lançado pela Atari, e foi responsável por popularizar a marca mundialmente. Devido a semelhança entre os jogos, a Magnavox processou a Atari por violação de patente.

Além de criar o primeiro videogame, Baer também inventou o jogo de memória interativo Simon, popular no Brasil com o nome de Genius, marcou a infância dos anos 1980. E o responsável por criar uma pistola de luz, primeiro periférico lançado para videogames.

Foto: Reprodução internet



Em 2006, o cientista foi premiado pelo presidente norte-americano Geoge W. Bush com a Medalha Nacional de Tecnologia e indicado para o "National Inventors Hall of Fame". Dois anos depois, foi considerado o "Pai do Videogame" e ganhou o prêmio "Game Developers Choice Pioneer Award".  

Só temos a agradecer a esse grande gênio, a esse revolucionário do universo eletrônico. Tive a oportunidade de jogar a segunda versão o Odyssey 2 na minha infância, videogame que meu pai comprou quando eu tinha apenas 2 anos. Jogos como Come Come, Frogger, Formula 1 e Conquist of the World eram os meus preferidos.

Odyssey 2. Foto: Reprodução internet



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONFIRMADO MAIS UM GRANDE EVENTO ESPORTIVO EM UBERABA

Nossa cidade será palco do Desafio Internacional de Vôlei Feminino entre Brasil e Estados Unidos, no dia 14 (19h) e 16 (20h) de agosto no ginásio Centro Olímpico, na Univerdecidade. A informação foi divulgada pelo presidente da FUNEL, Luiz Alberto Medina, após reunião com os representantes da Confederação Brasileira de Voleibol - CBV e da Federação Mineira de Voleibol.
As partidas será transmitida ao vivo pela Sportv. Os ingressos serão cobrados pela CBV a R$50 a inteira e R$25 a meia-entrada. Segundo o presidente da Funel, está sendo negociada a venda de passaporte com um valor acessível para os interessados em assistir os dois confrontos. A previsão é que os ingressos estejam disponíveis já próxima semana. 
O amistoso fecha o ciclo de preparação das duas seleções para o Mundial do Japão, que acontece em setembro.

ZEBUNAREDE ENTREVISTA - LUCIANA MELLO

Por: André Montandon e Verônica Furtado

Luciana Mello Rodrigues de Oliveira, tem a música gravada em seu DNA. Começou a cantar aos seis anos, gravando com pai Jair Rodrigues, a canção "O Filho do Seu Menino". No ano seguinte, integrou a última formação da Turma do Balão Mágico, junto com o seu irmão Jair de Oliveira. Em 2000, gravou seu primeiro disco solo "É assim que se Faz". O álbum foi puxado pela faixa-título e o sucesso de Simples Desejo. Com mais de 30 anos de carreira, Luciana transita por vários estilos musicais como samba, MPB, pop e soul music. Em 2017, foi indicado ao Grammy Latino na categoria de Melhor disco de Samba/Pagode com o álbum "Na Luz do Samba".
Nessa sábado, ela desembarca em Uberaba para apresentar no Teatro Sesi Minas, o seu novo show "Comemorando a Bossa Nova", onde interpreta clássicos da época, proporcionando ao público uma imersão nos ‘anos dourados’ da musica brasileira. Mas, sem deixar de lado os seus grandes sucess…